Alergias também afetam os Cães, saiba quais são as mais comuns e os principais sintomas.
Cães, Saúde

Alergias comuns em Cães na Primavera

Alergias também podem afetar Cães, e na estação das flores eles ficam mais propensos à alguns tipos. Vem saber mais sobre o assunto

Alergias comuns da época das flores, assim como afetam os humanos, também podem afetar os cães. A estação pode desencadear comichão, irritação da pele e borbulhas.

É na Primavera que a natureza se renova: as flores desabrocham, a relva cresce e as plantas crescem. É realmente uma bela estação, mas para os alérgicos ela é sinônimo de espirros, congestão nasal, coceiras, etc. Os cães também podem ser alérgicos ao pólen, poeiras e até ao bolor. Enquanto pessoas alérgicas tendem a espirrar quando inalam um alérgeno, os cães tendem a ter coceiras e irritações na pele.

Diferente dos humanos, os cães tendem à reagir através da pele, com coceiras e comichões ao invés de espirros.

Diferente dos humanos, que geralmente espirram ao inalar alérgenos, os cães tendem à reagir através da pele, com coceiras e comichões.

Ao inalar pólen, por exemplo, o sistema imunológico dos cães reage desencadeando uma reação atópica, isto é, uma hipersensibilidade/irritação que se manifesta na pele. Isso ocorre mesmo que a pele do animal não tenha estado em contato direto com o alérgeno.

Sintomas comuns

  • Pele: vermelhidão, vergões, áreas quentes, manchinhas, descamação (caspa), excesso de oleosidade.

  • Pelagem: queda de pelo, manchas, falta de brilho.

  • Ouvidos: vermelhidão, odor forte, excesso de cera.

  • Rosto: focinho, queixo e áreas ao redor dos olhos vermelhas e com falha no pelo.

  • Patas: inflamação, vermelhidão, odor, manchas.

O cão geralmente lambe, mordisca e coça o local buscando o alívio da irritação. Essa reação dos cães é bastante comum, e também é perigosa, já que eles podem causar feridas que pode vir a infeccionar e se tornar um problema maior.

 As alergias se desenvolvem geralmente entre os 6 meses e os 4 anos de idade do cão, e tendem a piorar com a idade.

A prevenção das alergias pode ser feita com banhos regulares que minimizam o contato do cão com os alérgenos. Sempre que sair para passear em parques e áreas verdes, ao chegar em casa é bom escovar o pelo e limpar as patinhas do peludo.

Mesmo sem ter contato direto com a pele do animal, as alergias geralmente se manifestam através dela.

Mesmo sem ter contato direto com a pele do animal, as alergias geralmente se manifestam através dela.

De acordo com a intensidade da alergia, remédios, imunoterapia, banhos com produtos próprios serão recomendados pelo médico veterinário de confiança. Nunca medique o seu animal sem consentimento do médico veterinário.

Os sintomas das alergias da estação são comuns a outras causas, como por exemplo, presença de parasitas, tais como pulgas, infecções bacterianas, desequilíbrio hormonal ou doença de pele autoimune.

Vale lembrar que na Primavera também é temporada de pulgas (leia mais sobre o assunto aqui), então, ainda mais se o cão for alérgico a esses parasitas, a prevenção é extremamente importante. Comprimidos mastigáveis são práticos e super eficazes, protegem os cães por 3 meses, tomando banho regularmente e levando vida normal. Pipetas, coleiras e outros métodos também podem ser utilizados como preventivo.

FIQUE LIGADO!

Lançamos um E-book gratuito com conteúdos sobre a Primavera, para baixar clique aqui.

Comentários