Cães cegos precisam de alguns cuidados para viver bem e com segurança!
Cães, Saúde

Cães Cegos : Cuidados especiais

Muitos cães ficam cegos com o passar da idade, enquanto outros já nascem com essa condição. Saiba como cuidar

Cegueira é uma condição de saúde que pode afetar cães de todas as idades. Alguns cães são completamente cegos, enquanto outros têm perda parcial da visão; alguns nascem cegos e outros perdem a visão com o tempo ou até por acidentes.

Cuidar de cães cegos exige que os donos sejam pacientes e dedicados. Dessa forma, irão ajudar o pet a viver com conforto e segurança.

Como saber se seu cão está ficando cego

Na maioria dos casos, é fácil perceber que um cão é/está cego ou com alguma deficiência na visão. Nessa condição, o cão bate em paredes e outros objetos pela casa porque simplesmente não vê que eles estão ali. Também tem dificuldade em ver brinquedos ou comida e não faz contato visual com você.

Alguns cães já nascem cegos ou ficam cegos de forma aguda e rápida, nesses casos a adaptação é mais difícil e demanda maior atenção e paciencia do dono.

Cães cegos ou com visão deficiente muitas vezes relutam em pular nos lugares. Eles podem parecer desconfortáveis ​​em ambientes novos e agir de forma grosseira com seus donos. Também geralmente se sentem mais vulneráveis ​​e podem mostrar sinais de medo ou até de agressão para se protegerem.

Em alguns casos, especialmente quando o início da cegueira é mais gradual, os cães aprendem e se adaptam à perda de visão e mostram poucos sinais de um problema.

É por isso que é importante levar o seu cão ao veterinário regularmente para exames de rotina, para detectar pequenas alterações nos olhos do seu cão. Em alguns casos, o tratamento pode evitar que o seu cão perca completamente a visão.

Causas da cegueira em cães

Certas raças de cães estão predispostas a doenças que afetam a visão, mas qualquer cão pode desenvolver problemas de visão.

Existem várias condições médicas conhecidas por causar cegueira em cães.

  •     As cataratas causam perda gradual da visão à medida que a nebulosidade se desenvolve na lente do olho. A catarata pode às vezes ser removida cirurgicamente por um oftalmologista veterinário.
  •     O glaucoma provoca um aumento doloroso da pressão dentro de um ou ambos os olhos. O tratamento pode aliviar a pressão e a dor. Entretanto, o glaucoma pode progredir a um ponto em que a medicação não é eficaz e o olho deve ser removido cirurgicamente.
  •     Síndrome de degeneração da retina súbita adquirida causa cegueira aguda, mas não é dolorosa. Não há cura ou tratamento disponível para essa síndrome.
  •     A atrofia progressiva da retina é uma doença hereditária que causa uma perda gradual da visão. Desencadeia a degeneração da retina e não é dolorosa nem ameaça a vida do pet. Mas, infelizmente, ainda não há cura conhecida ou tratamento disponível.
  •     O descolamento de retina pode ser causado por pressão sanguínea elevada, tumor, trauma ou inflamação. A cirurgia pode ser uma opção em algumas situações, enquanto em alguns casos a cegueira é permanente.
Nessa foto o cãozinho cego tem o apoio do cão amigo com boa visão!
  •     As úlceras da córnea, se não forem tratadas, podem causar danos suficientes para causar perda de visão ou cegueira no olho afetado.
  •     A anoftalmia é uma doença congênita em que os cães nascem sem olhos.
  •     A microftalmia é uma doença congênita que faz com que um cão nasça com olhos pequenos e subdesenvolvidos que resultam em má visão ou sem visão.
  •     Doenças cerebrais podem afetar o nervo óptico e prejudicar a visão. Por exemplo: tumor no cérebro ou distúrbio convulsivo.
  •     O trauma que causa uma perfuração, abrasão ou inchaço do olho pode levar à cegueira, especialmente se não for tratado.
  •     A degeneração macular é uma causa comum de perda gradual da visão em cães idosos.

Vivendo com um cão cego

Cães com perda gradual da visão geralmente podem aprender a se adaptar com o tempo. Muitas vezes sem o envolvimento do dono. Por isso, algumas pessoas nem percebem que seus cães estão ficando cegos. Só notam quando mudam alguma mobília de lugar ou levam seus cães para um ambiente novo.

Quando o cão perde a visão de repente, os sinais são mais dramáticos e o pet precisa de mais apoio. Cães nessa condição esbarram em coisas e se assustam facilmente. Por isso, eles precisam de mais proteção e orientação de seus donos.

Se o seu cão tem cegueira aguda ou um início gradual de perda de visão, existem passos que você pode seguir para garantir que o período de adaptação seja o mais tranquilo possível.

Se o cão ficou cego gradativamente, a adaptação geralmente é mais fácil e quase nem precisa do apoio do dono.

Mantenha as coisas familiares em casa

  •     Verifique sua casa e quintal se atentando aos perigos. Remova todos os objetos pontiagudos, quebradiços e perigosos que seu cão possa encontrar.
  •     Mantenha as tigelas de água e comida do seu cão no mesmo local. Esta área pode funcionar como uma espécie de “base” para ajudar o seu cão a navegar pelo resto da casa.
  •     Evite mover móveis ou colocar novos objetos próximos a passagens no ambiente do seu cão.
  •     Mantenha as escadas e outras áreas perigosas bloqueadas ou com portões de bebê ou outras barreiras para evitar quedas.
  •     Coloque texturas diferentes de tapetes para sinalizar e alertar possíveis obstáculos para o seu cão. Como degraus, por exemplo.
  •     Pode demorar um pouco para que seu cão recém-cego se acostume com as escadas novamente. Você pode precisar colocar o seu cão na coleira e caminhar ao seu lado nas escadas, guiando-o com a sua voz.

Treine seu cão cego

  •     Treine seu cão a ter a cama/casinha/caixa como seu lugar seguro e confortável. Mantenha seu cão em um ambiente restrito e sem perigos quando ele ficar sozinho.
  •     Dê passeios em áreas familiares quando possível. Atenha-se a calçadas e trilhas uniformemente pavimentadas sem terrenos acidentados.
  •     Não deixe seu cão ficar à sua frente durante as caminhadas. Ensine-o a andar ao seu lado usando sons.
  •     Vá devagar em áreas desconhecidas, principalmente se houver subidas ou descidas.
  • O comando “espera” pode ser uma grande ajuda se o seu cão estiver se aproximando de um obstáculo. Além disso, considere ensinar as palavras como “soltar” e “parar”.
  •     O adestramento adequado é essencial para ajudar na comunicação com o cão cego. Para isso, recompensas de treinamento com cheiro atrativo e forte e o uso de clicker podem ser especialmente úteis.
  •     Use comandos verbais para guiar seu cão. E procure ensinar ao seu cão tantos comandos quanto possível.
  •     Socialize bem o seu cão. Mesmo que não possa ver, é muito importante expor o cão a muitos ambientes diferentes, pessoas e outros animais. Isso pode colaborar para que seu cão cego se sinta menos amedrontado e mais relaxado em situações novas.
O Muffin's Halo foi desenvolvido por uma dona de cãozinho cego que queria proteger e alertá-lo aos obstáculos pela casa.

Alertar os outros sobre o estado do seu cão

  •    Alerte pessoas desconhecidas que seu cão não enxerga e ensine a se aproximarem lentamente e cumprimentá-lo com a fala. Certifique-se também de que eles deixem seu cão cheirar bem e só o toquem se ele estiver receptivo. Além disso, considere ensinar o seu cão um comando como “diga oi”. Assim, ele terá como saber que há uma pessoa se aproximando.
  •     Considere adotar um equipamento especial para ajudar seu cão cego. Uma auréola que fica presa ao peitoral do cão funciona como um “amortecedor”. Assim, protege seu rosto e alerta para obstáculos.
  •     Alguns proprietários optam por colocar um aviso na coleira do cão que diz: “cão cego”.
  •     Não esqueça de brincar. Cães cegos também merecem e precisam desfrutar de jogos e brinquedos divertidos. Brincadeiras de buscar podem não ser a melhor opção, mas jogos como cabo de guerra são ótimos. Escolha brinquedos que façam barulho ou dispensem petiscos para diversão extra.

Antes de tudo, seja paciente e consistente. Além disso, mantenha treinamento com reforço positivo. Haverá um período de adaptação, mas cães cegos conseguem superar as dificuldades e viver bem. NUNCA abandone!

Comentários