Crianças e Cães - Saiba como evitar problemas
Cães, Comportamento

Cães e Crianças: Como evitar problemas

Cães e crianças são amigos inseparáveis, desde que sejam ensinados à respeitar um ao outro e os encontros sejam supervisionados.

Cães e Crianças são uma fofura juntos, mas exigem alguns cuidados e ensinamentos para que essa relação funcione de maneira segura. Famílias ficam aliviadas quando o cão aceita o novo bebê como parte da família. No entanto, as coisas mudam novamente quando o bebê começa a crescer e se movimentar sozinho. Crianças têm uma tendência a puxar caudas, brincar com brinquedos dos cães e agarrar punhados de pelo do cachorro. Alguns ajustes são necessários nessa fase para manter a paz entre eles.

Coloque portões de bebê/cachorro

Uma das melhores maneiras de proteger seu filho de seu cão e vice-versa é usar portões de bebê para mantê-los separados. Portões de bebê permitem que o cão e a criança se vejam, mas eles também permitem a ambos a liberdade de brincar e cochilar sem interferência do outro. Lembre-se de que nunca é bom deixar um cachorro sozinho com uma criança pequena.

Nunca deixe um cão e criança sem supervisão

Este é o passo mais importante para manter ambos seguros. Crianças são imprevisíveis e muitas vezes descoordenadas. Cães têm o potencial de ferir uma criança, involuntariamente ou não. Esta não é uma boa combinação. Para garantir a segurança de todos os membros da sua família, não deixe um cão sozinho com uma criança por um minuto.

Supervisione sempre! Por mais acostumados que eles estejam um com o outro é importante sempre ficar de olho.

Pratique o manuseio no corpo do seu Cão

Cães que estão acostumados a ter todas as partes de seus corpos manuseados ao longo de suas vidas são mais propensos a aceitar o manejo descoordenado de crianças pequenas. O mais cedo possível, comece a ensinar seu cão a conviver com a manipulação, isso irá ajudar em diversos aspectos. Manipule as orelhas, segure as patas, esfregue o pelo e puxe gentilmente o rabo dele. Fale com ele com calma, elogiando-o por aceitar todos os tipos de manuseio. É uma boa ideia dar-lhe alguns petiscos saborosos enquanto pratica o manuseio. Seu cão deve associar o manuseio com coisas boas, como elogios e petiscos gostosos.

Dê ao seu cão o seu próprio espaço

Verifique se o seu cão sempre tem um lugar para fugir fora dos limites da sua criança. Uma casinha é uma ótima maneira de fornecer um local confortável e seguro para o seu cão. Se você não tiver treinado seu cão antes, nunca é tarde demais para apresentá-lo. Se você decidir usar uma caixa, uma casinha , uma cama ou outro lugar favorito do seu cão, estabeleça limites claros com a criança para que ela saiba que o lugar não deve ser acessado por ela.

Cães e Crianças são grandes amigos, mas ambos precisam aprender a respeitar um ao outro

Ensine seu filho como tratar seu cão

Passe um tempo todos os dias ensinando seu filho a lidar com seu cão. Sente-se perto do seu cão com o seu filho no colo. Comece segurando sua mão sob o nariz do seu cão para que ele cheire. Em seguida, segure a mão da criança e faça-o fazer o mesmo. Em seguida, acaricie suavemente o seu cão e segure a mão dela enquanto ela repete suas ações. Use termos simples como “cheirar a mão” e “carinho” para que seu filho saiba o que você está fazendo. Se seu filho for muito bruto, diga-lhe que não e explique que ele pode machucar o cachorro. Afaste-o do cão se ele continuar e tente novamente quando seu filho estiver mais calmo. Ensinar seu filho esses exercícios também serve para mantê-lo seguro com cães estranhos.

Ensine sua criança a respeitar as coisas do cão

Enquanto muitos cães são tolerantes quando uma criança brinca com seus brinquedos, ossos ou tigelas de comida, alguns cães ficam agressivos. É importante que você ensine seu filho a não mexer nas coisas do cão. Afaste o seu filho da tigela de comida do seu cachorro, ou se ele tiver idade suficiente, peça que o ajude para alimentar o cachorro e mostre a ele que ele precisa se afastar para que seu cachorro possa comer. Se o seu filho pegar os brinquedos do cão, faça ele deixa-los dizendo que pertencem ao cão, e dê ao seu filho um dos seus próprios brinquedos.

Recompense o bom comportamento

O reforço positivo funciona bem tanto para cães como para crianças. Não se esqueça de demonstrar quando você gostar do comportamento deles. Se o seu filho está calmamente acariciando o seu cão, diga-lhe que ele está fazendo um bom trabalho. Se o seu cão está aceitando calmamente que a criança agarre grandes punhados de seu pelo, jogue-lhe um petisco (e então lembre ao seu filho sobre o jeito certo de lidar com o cachorro!). Consistentemente recompense o bom comportamento de ambos, para manter o melhor relacionamento entre eles.

Quando obter ajuda

Entretanto, se você não está seguro com a linguagem corporal do cão ao redor da criança, se o cão estiver rosnando, ameaçando morder, procure um adestrador de cães imediatamente. Seu veterinário pode recomendar alguém caso não conheça um. Mantenha o seu cão e a criança afastados um do outro até ter consultado um profissional.

Comentários