A importancia de ter uma Cama para o Cachorro
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Cama para Cachorro: a importância de ter um cantinho próprio para eles

Dar uma Cama para o seu Cachorro mesmo que ele durma com você e tenha acesso livre ao sofá da casa é um gesto de carinho e dá à ele um cantinho próprio que remete à segurança e tranquilidade.

Hoje em dia, muitos donos dividem a própria cama com os seus pets, e especialistas tem diversas opiniões com relação à esse assunto. Deixar o cão subir e ficar nos móveis (cama, sofá e poltronas) é uma decisão sua e de ninguém mais, mas independente de ele ter livre acesso ou não, é importante que o peludo tenha um canto só dele, com uma caminha própria, confortável e longe de onde ele come e faz suas necessidades.

A cama é o lugar que ele vai associar à segurança, descanso e aos momentos que quiser ficar tranquilo e sozinho. E é importante estabelecer esse “cantinho” desde que ele chegar na casa, ainda filhote. Cães não são muito exigentes com relação ao sono, mas o chão duro não é o lugar mais indicado, principalmente por conta das articulações.

Mesmo que eles durmam na sua cama, é legal disponibilizar uma cama só dele para os momentos que ele quiser ficar sozinho!

Mesmo que ele durma na sua cama, é legal disponibilizar uma cama só dele para os momentos que ele quiser ficar tranquilo e sozinho!

Tipos de Camas, Casas e Tocas

Existem diversos tipos de casinhas e caminhas no mercado, e existem cães com todo tipo de preferência. Casas e Tocas fazem sucesso por ser um cantinho protegido, em alguns casos os peludos precisam de um tempo para se adaptar. As camas suspensas, que possuem pezinhos e ficam longe do chão são bem democráticas e agradam a maior parte dos peludos, esse tipo de cama diminui o impacto do corpo do cão com a caminha e é super indicado para cães com problemas nas articulações e cães muito grandes e pesados que tendem a ter calos de apoio.

As camas suspensas são boa opção para os grandões e os que tem problema nas articulações!

As camas suspensas são boa opção para os grandões e os que tem problema nas articulações!

As camas convencionais de tecido e espuma aparecem em diversos formatos e acabamentos e também agradam à maior parte dos peludos. Os tapetes e colchonetes mais finos também são de fácil adaptação, mas devem ser evitados nos casos de problemas nas articulações por ter mais impacto.

Necessidades por fase da vida

Para os filhotes é necessário ficar atento quanto à Casinhas e Tocas para que sejam bem ventiladas e seguras caso eles consigam virar. Também é bom reparar na altura das bordas e notar se eles podem cair ou ter dificuldade de alcançar.

Para os idosos a indicação é evitar o impacto do corpo com chão, então preferir as camas suspensas ou convencionais que tenham uma boa camada de espuma para absorver o impacto. E prestar atenção no acesso à caminha, se o cão está com dificuldades ou desconfortável nela é melhor trocar.

Tamanho ideal e Curiosidades

O tamanho da cama não deve ser nem grande nem pequeno demais, e é normal que eles "preparem" a cama com as patinhas e deem voltas antes de deitar!

O tamanho da cama não deve ser nem grande nem pequeno demais, e é normal que eles “preparem” a cama com as patinhas e deem voltas antes de deitar!

O Tamanho ideal para a cama do seu peludo é que não seja nem muito grande nem pequena demais para o porte dele, de forma que eles se sintam aconchegados. Os cães geralmente arranham a cama ou onde quer forem deitar por instinto, se estivessem na natureza, tirariam a terra superficial, insetos e pedrinhas para ter maior conforto na hora do descanso. O fato de ficarem dando voltas na cama antes de deitar é porque estão procurando a posição certa da corrente de ar, também institivamente, para sentir antes o cheiro de predadores ou perigo por perto.

Curioso como eles já nascem com esse instinto não é?

Como fazer a Limpeza da Cama do seu Cão

Outro fator importante na hora de escolher a caminha ideal para o seu pet é pensar em como você vai fazer a limpeza dela. As caminhas acolchoadas geralmente possuem zíper para retirar o enchimento e lavar, as suspensas a parte de tecido é removível e também pode ser lavada. Casinhas de material plástico também são fáceis de limpar.

Cuidado com os cães alérgicos, evite sabão e amaciantes com muito cheiro, e se notar que o peludo está incomodado, lave novamente com detergente neutro.

É imprescindível que a caminha esteja sempre limpa para maior conforto do seu cão!

Comentários