Cães, Gatos, Saúde

Castração em Cães e Gatos: Tudo sobre o procedimento

Castração é muito importante para a saúde do seu pet, ajuda na prevenção de diversas doenças do sistema reprodutor e também é uma responsabilidade social. Saiba tudo sobre o procedimento.

A Castração é mais do que um questão de reprodução, é também muito importante para a saúde do seu pet. Ao castrar o seu cão ou gato você está prolongando a vida dele e prevenindo muitas doenças graves.
A principal doença reprodutiva em cadelas é o tumor de mama, é o 2º tumor mais frequente em cadelas e o 3º mais comum em gatas. Já foi comprovado que a sua incidência cai para 0,5% quando a cadela é castrada antes do primeiro cio, mas também tem ótimos resultados após o cio. Entre as gatas, a ocorrência de tumor de mama é 7 vezes maior em fêmeas não castradas em relação às castradas.

Gatas castradas apresentam 7 vezes menos chance de ter tumor de mama.

Gatas castradas apresentam 7 vezes menos chance de ter tumor de mama.

Além de ter ótimos resultados contra tumor de mama, a castração previne quase todos os tumores e doenças relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas. Uma doença muito comum em cadelas e gatas, é a Piometra, doença que se não for tratada a tempo – se não for realizada a retirada do útero – pode levar à morte.

Além da responsabilidade social envolvida, existem muitas boas razões para você castrar o seu animalzinho o quanto antes. Logo que adotar o seu pet, é importante se informar sobre o procedimento e sua preparação. Vamos falar sobre o pré, durante e pós procedimento para você ter uma boa ideia de como funciona:

Avaliação pré-cirurgia

O seu médico veterinário de confiança deve solicitar alguns exames de avaliação antes de submeter o pet à cirurgia. Os exames vão verificar uma série de doenças, como infecção, anemia, açúcar baixo, coagulação inadequada, doenças nos rins e fígado. Estando tudo bem, o cão ou gato será liberado para a castração. Se houver alguma coisa diferente, será avaliado para que tudo dê certo e o pet não corra nenhum risco.

Castração é uma forma eficaz de prevenir problemas de saúde e também ajuda no controle de cães abandonados.

Castração é uma forma eficaz de prevenir problemas de saúde e também ajuda no controle de cães abandonados.

Dia da cirurgia

Para evitar enjoo, geralmente é indicado que o pet vá de estômago vazio para a cirurgia. Alimentação e água devem ser cortadas na noite anterior. Caso o pet tenha consumido algo no dia da cirurgia é importante informar ao médico para que ele avalie a necessidade de reagendar o procedimento. Caso o animal tome alguma medicação regularmente, deve ser mencionado para saber como proceder no dia da castração.

O procedimento varia de acordo com o sexo do pet e avaliação do Veterinário, a anestesia também é determinada pela análise pré-operatória. Independente do procedimento, todo cuidado será tomado para manter seu cachorro seguro e saudável. Quando a cirurgia acaba, a área é limpa, e o paciente pode acordar da anestesia. Nesse período, ele ficará em observação até que acorde completamente e esteja estável o suficiente para ir para casa. Um medicamento de dor adicional é dado. Alguns hospitais escolhem por manter o pet por mais um dia em observação por precaução.

O médico veterinário irá indicar os cuidados e preparatórios para a cirurgia correr bem.

O médico veterinário irá indicar os cuidados e preparatórios para a cirurgia correr bem.

Recuperação pós-operatória

O período pós-procedimento deve ser respeitado e lidado de maneira adequada, conforme indicação do médico veterinário. Mesmo operações bem sucedidas podem ter complicações se o pós não for cuidado. Com certeza seu Veterinário irá fazer uma série de recomendações para esse período, mas já separamos algumas dicas para te ajudar nessa fase importante:

Comida e água: Não queira compensar “o transtorno da cirurgia” do seu pet com comida. Alimentar em excesso pode prejudicar essa fase de recuperação. É possível que o Veterinário inclusive recomende diminuir as quantidades nos primeiros dias. Não deve ser oferecido nenhum alimento fora do prescrito pelo veterinário.

Pontos: Seu pet pode ter pontos fora da pele, porém alguns veterinários optam por deixar os pontos embaixo da pele ou usar cola cirúrgica. Alguns materiais para sutura dissolvem e não precisam de remoção, enquanto outros precisam ser removidos de 7 a 14 dias depois do procedimento. Mesmo que os pontos não estejam aparentes, cheque diariamente a incisão e a qualquer sinal de inchaço, sangramento ou machucados fora do previsto, avise seu veterinário.

Protegendo a incisão: Seu pet não pode lamber ou morder a área da incisão. Isso além de poder abrir a incisão, também pode causar uma séria infecção. Normalmente é indicado o uso do Colar Elizabetano (cone de plástico ou tecido que não deixa o pet alcançar o ferimento) ou uma roupa pós-cirúrgica de tecido que é fechada na área da incisão para evitar o contato.

Medicação: Não esqueça de dar a medicação seguindo as instruções do veterinário, cumprindo os horários estipulados. Se o seu pet vomitar após receber a medicação, ligue para o seu veterinário.

Restrições de atividade: Correr, pular, nadar ou usar as escadas devem ser evitados o máximo possível por aproximadamente 7 a 10 dias depois da cirurgia de castração. Atividades em excesso podem causar dor, sangramento, inchaço e uma série de complicações. Mesmo que o seu pet aparente estar completamente recuperado, siga as instruções do veterinário para evitar problemas sérios. Os animais de estimação devem ser mantidos dentro de casa, onde possam ficar limpos, secos e quentes. O pet não pode tomar banho durante o período de recuperação.

Atenção:

  • O apetite deve retornar gradualmente dentro de 24 horas após a castração.
  • Letargia com duração de mais de 24 horas pós-operatório, diarreia ou vômito não são normais e seu animal de estimação deve ser levado ao veterinário regular.
  • Cães podem ter uma leve tosse por alguns dias após a cirurgia.
  • Agende um exame pós-operatório com seu veterinário regular 7 a 10 dias após a cirurgia, para que a incisão seja verificada quanto à cicatrização completa, para remover suturas da pele e para discutir necessidades adicionais, cuidados de acompanhamento e reforços de vacinação.

 

A castração é um procedimento simples, que trás inúmeros benefícios para o seu cão ou gato e também para a sociedade. O número de pets abandonados é imenso e ao castrar o seu animalzinho você colabora para não aumentar essa estatística.

Além de fazer o papel preventivo para a saúde dos pets, a castração também auxilia a amenizar problemas de comportamento.

 

Comentários