Eles sentem ciúmes, principalmente de outro cão com relação ao dono, mas podem sentir ciúmes de objetos, pessoas, etc.
Cães, Comportamento

Ciúmes nos Cães: Como lidar

Um novo estudo aponta que os cães sentem ciúmes assim como nós, e possuem sentimentos e emoções complexas. Saiba mais sobre o assunto e como lidar com esse comportamento do seu cão.

Foi realizada uma pesquisa para analisar se os cães sentem ciúmes, pela Universidade da Califórnia. 36 cães foram filmados individualmente enquanto seus donos interagiam com 3 objetos. O teste era o seguinte, o dono devia interagir com um cachorro de pelúcia, uma lanterna e um livro que emite som. Nas 3 interações ele deveria agir como se os objetos fossem um cão de verdade e ignorar o próprio cão.

Foi constatado que os cães exibiram comportamentos significativamente mais ciumentos (por exemplo, latindo, ficando entre o proprietário e o objeto, empurrando / tocando o objeto / proprietário) quando seus proprietários exibiam comportamentos afetuosos para o que parecia ser outro cão, em comparação com os outros objetos. Esses resultados dão suporte à hipótese de que o ciúme se manifesta nos cães.

Eles também sentem ciúmes, mas você precisa saber lidar com esse comportamento!

Eles também sentem ciúmes, mas você precisa saber lidar com esse comportamento!

A Pesquisa e seus Resultados

Os donos dos cães foram instruídos a ignorar seu cão e interagir com um dos objetos e tratá-lo como se fosse um cachorro. Quando os proprietários interagiram com o cão de pelúcia, 3/4 dos cães empurraram o brinquedo ou empurraram seus donos. Muitos desses cães também tentaram afastar o cachorro de pelúcia. Quase um terço dos cães agiu de forma agressiva com o cachorro falso. 20% dos cães choraram ou latiram para o cachorro de pelúcia. Os pesquisadores também deduziram que os cães acreditaram que o cão de pelúcia era real. Já que 86% dos cães farejaram o ânus dos cães de pelúcia.

Quando o proprietário mudou a atenção para a lanterna, metade dos cães empurraram seus proprietários. 1/3 deles empurrou o objeto. Para o livro sonoro, menos de 1/3 dos cães empurraram seu dono e 10% empurraram o livro.

Quando este mesmo teste foi realizado com bebês, foi observado também um maior interesse na mãe enquanto ela está interagindo com o que parece ser outro bebê. Os cães neste estudo se comportaram da mesma maneira. Os cães eram muito mais propensos a tentar dividir a interação entre o proprietário e o cachorro de pelúcia do que com a lanterna ou o livro.

Se eles sentem ciúmes, como lidar com esse comportamento?

Socializar os cães com o máximo de pessoas e animais possíveis é o primeiro passo. E vai ajudar a evitar esse comportamento. Já falamos sobre sociabilização em cães aqui, e é importante começar desde filhote! A ideia é acostumá-lo com mais de um elemento se aproximando tanto dele quanto de você.

A Sociabilização dos Cães é muito importante para evitar esse sentimento

A Sociabilização dos Cães é muito importante para evitar esse sentimento

Quer adotar um animal novo para fazer companhia e trazer mais alegria à sua casa? Vale tomar alguns cuidados na hora de introduzir o segundo animal. É comum quando estamos fazendo carinho em um cão e um segundo animal se aproxima, nós dividirmos a atenção entre os dois cães. Aí que o ciúme pode se manifestar, já que para o primeiro “filho canino” o segundo animal vai significar menos carinho, menos atenção. Ele vai associar o segundo animal com algo negativo. Como “ele está roubando meu dono de mim”.

Dica

Uma dica é tentar transformar essa associação negativa em uma coisa boa. Quando o segundo cachorro se aproximar de você, dê mais atenção para o primeiro. Faça um carinho mais intenso, e se possível dê alguns petiscos para o primeiro cão. Assim que o segundo animal de afastar, pare os carinhos no primeiro. Dessa forma ele associará a presença de um outro animal a coisas positivas. Como os carinhos, petiscos, e não terá mais reações negativas com o segundo cão.

Os Cães sentem ciúmes porque veem seus donos como posse. Por isso, você deve ocupar seu papel de líder da matilha. Dessa forma eles associarão que você é a autoridade e deve ser obedecido mesmo se estiverem com ciúme. Sempre que essas manifestações acontecerem (preste atenção se, na aproximação do segundo cão o primeiro late ou rosna para ele), não hesite em dar broncas ou produzir um som alto o suficiente que tire o foco dos cães da briga e sim volte-os para você.

Eles acreditam que o proprietário é uma posse deles, por isso o dono deve assumir o papel de líder da matilha e fazê-lo obedecer mesmo quando o sentimento se manifestar!

Eles acreditam que o proprietário é uma posse deles. Por isso o dono deve assumir o papel de líder da matilha e fazê-lo obedecer mesmo quando o sentimento se manifestar!

Se as manifestações de ciúme são somente latidos ou rosnados então não precisa se preocupar, é só seguir as recomendações. Seja consistente e paciente que seus cães aprenderão a não sentirem mais ciúmes. Se a situação ficar mais grave ao ponto deles começarem a se morder, se perseguirem e ficarem extremamente agressivos um com o outro. Nestes casos é preciso procurar um profissional especializado em comportamento animal para que eles aprendam à lidar com esse sentimento.

A mesma técnica deve ser utilizada caso o cão manifeste ciúmes com pessoas ou objetos. Alguns tem ciúmes dos brinquedos deles, por exemplo. É importante transformar a associação negativa que gera o sentimento em positiva.

Comentários