Mastigação destrutiva é um problema comum e existem várias formas de lidar e eliminar de vez o problema!
Cães, Comportamento

Como lidar com a mastigação destrutiva

A mastigação destrutiva é um dos problemas de comportamento mais comuns em cães. Há uma série de coisas que você pode fazer para eliminar este problema.

Mastigação destrutiva está entre as maiores reclamações de proprietários de cães. É um comportamento muito comum e, felizmente, existem várias formas de lidar e contornar esse problema. Embora mastigação seja uma necessidade natural dos cães, ela pode ser direcionada para brinquedos adequados. Vamos olhar desde a origem, como lidar e como eliminar de vez esse comportamento nos tópicos a seguir:

Por que cachorros mastigam

Antes de tudo, é importante saber por que os cães tem essa necessidade de mastigar. Só então é possível identificar a melhor forma de eliminar esse mau comportamento. Existem várias razões pelas quais os cães precisam mastigar:

Filhotes mastigam principalmente para aliviar a dor e coceira durante a troca de dentes.

Filhotes mastigam principalmente para aliviar a dor e coceira durante a troca de dentes.

  • Filhotes de cachorro, bem como bebês humanos, exploram o mundo com suas bocas. Eles pegam e mastigam tudo e qualquer coisa.
  • Filhotes também mastigam para aliviar a dor/coceira durante a troca de dentes.
  • Alguns cães relaxam mastigando. Isso os ajuda a se acalmarem.
  • Mastigar também alivia o tédio em cães.
  • Os cães praticam mastigação destrutiva quando estão ansiosos, como acontece em cães com ansiedade de separação.
  • A falta de adestramento é outra razão pela qual os cães mastigam objetos inapropriados.

É importante saber que os cães não mastigam por despeito. Embora seja frustrante para os donos, os cães mastigam coisas inapropriadas porque não encontram nada melhor. Eles não entendem que o seu sapato favorito é diferente do brinquedo favorito até que você ensine o contrário.

É importante escolher o brinquedo de acordo com o porte, poder de destruição e levar em consideração também o tipo preferido do cão.

É importante escolher o brinquedo de acordo com o porte, poder de destruição e levar em consideração também o tipo preferido do cão.

Brinquedos

A coisa mais importante que você pode fazer para evitar que os cães mastiguem destrutivamente é ter muitos brinquedos para que seu cão possa mastigar. Cães gostam de mastigar e precisam disso. É mais fácil treiná-los para mastigar seus brinquedos em vez de uma perna de mesa do que treiná-los a não mastigar. Ao ter muitos brinquedos mordedores interessantes e apropriados disponíveis, será muito mais fácil acabar com a mastigação destrutiva. É importante oferecer os brinquedos aleatóriamente, e ir mudando de tempos em tempos para manter seu cão interessado. Os mordedores que podem ser recheados ajudam a entreter ainda mais os peludos, vale congelar o recheio para durar ainda mais a brincadeira. Brinquedos que podem ser congelados ajudam a aliviar a dor durante a troca de dentes nos filhotes.

Não punir

Não importa o quão bravo você fique quando descobrir que seu cachorro acabou de roer seu sapato favorito ou a cadeira da sala, é importante que você não o castigue. Punir seu cão só aumentará seus níveis de estresse e ansiedade, o que, por sua vez, aumentará sua necessidade de mastigar. Punir seu cão apenas irá aumentar o problema.

Cuidado, ao punir seu cão você pode agravar ainda mais o mau comportamento

Cuidado, ao punir seu cão você pode agravar ainda mais o mau comportamento

Supervisão

Até que o cão esteja completamente treinado para mastigar adequadamente, ele não deve ter permissão para andar livremente pela sua casa. A não ser que esteja sob sua supervisão. Ao deixar que ele circule sem supervisão, coloca em risco todo o treinamento. Certamente, existem muitos objetos interessantes para explorar e mastigar em sua casa. Então, é importante a supervisão e, quando isso não for possível, o cão deve ficar restrito em algum ambiente da casa que seja seguro, arejado e que não tenha nada inapropriado para ele mastigar.

Redirecionar e Elogiar

Agora que seu cão está sempre supervisionado ou em alguma área restrita, você estará de olho sempre que ele mastigar alguma coisa. Se ele começar a mastigar algo inapropriado, diga “não” ou “errado” e redirecione-o para um brinquedo apropriado. Você pode precisar engajá-lo um pouco agitando o brinquedo ou interagindo na brincadeira. Assim que o cachorro estiver mastigando o brinquedo, faça muitos elogios e carinhos.

O elogio também deve ser usado sempre que você perceber que seu cachorro escolhe um brinquedo apropriado para mastigar. Isso vai encorajá-lo a mastigar os brinquedos, em vez de móveis, sapatos e outros objetos em sua casa.

Assim que perceber que o cão começou a mastigar algo impróprio, redirecione-o para um brinquedo

Assim que perceber que o cão começou a mastigar algo impróprio, redirecione-o para um brinquedo

Use spray educador

Se tem algum objeto ou móvel que você não esteja conseguindo manter o cão longe, use algum spray educador pet para afastá-lo de lá. Deve ser um spray não prejudicial para o seu cão. Você pode encontrar várias versões prontas em pet shops, ou fazer sua receita em casa. Ingredientes: 1 litro de álcool; 2 colheres de sopa de creme a base de cânfora; 100 ml de essência de citronela. Misture tudo e aplique sobre móveis e objetos que queira manter o cão afastado. Não faz mal à saúde do pet e nem do dono.

Seja paciente e realista

Mesmo os cães mais bem treinados têm momentos ruins de vez em quando. Vez ou outra, é provável que ele vá mastigar algo que não devia. Se isso acontecer, basta voltar ao início e reforçar os bons hábitos de mastigação do seu cão. Sua paciência será recompensada.

Comentários