A ansiedade da separação é bastante comum em Cães, mas separamos algumas dicas para acalmá-los enquanto você estiver fora de casa!
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Como manter seu Cão feliz enquanto você está fora de casa

Quando você está fora de casa, seu Cão sente muito a sua falta! Nós sabemos que é difícil ficar o tempo todo com eles, por isso, separamos dicas para te ajudar a mantê-lo feliz mesmo quando está sozinho.

Como dono, você se torna líder da matilha do seu Cão e quando você sai, pode ser estressante para ele, especialmente se ele é o único animal de estimação da casa. A ansiedade da separação é comum em cães, mas, seguindo estas dicas, vocês vão mantê-los felizes e ocupados enquanto estiverem fora de casa.

1. Exercícios em primeiro lugar!

Antes de sair, leve seu cachorro para uma caminhada rápida, brinque um pouco, faça ele correr no quintal apenas para gastar um pouco de energia. Isso ajudará seu cão a se aliviar e acalmar antes de você sair e, provavelmente, induzi-lo a dormir um pouco enquanto você estiver fora.

2. Não diga adeus

Pode parecer estranho e meio desnaturado da sua parte, mas estudos apontam que você não deve fazer alarde quando estiver saindo. Ignore seu cachorro quando você entrar e sair de casa, é difícil, mas você se acostuma e é melhor para o seu peludo. Quanto maior a festa que você faz para dizer oi e tchau, maior a ansiedade do seu cão quando você sair.

Por mais difícil que seja, o ideal é não dar "oi" nem "tchau" para o seu Cão, quanto mais você chama a atenção para esses momentos, mais ansiosos eles ficam.

Por mais difícil que seja, o ideal é não dar “oi” nem “tchau” para o seu Cão, quanto mais você chama a atenção para esses momentos, mais ansiosos eles ficam.

3. Deixe alguma coisa com seu cheiro

Seja um cobertor, uma camiseta ou uma qualquer outra peça que tenha seu cheiro. Deixe disponível para o seu cãozinho abraçar enquanto você estiver fora. Seu cão conhece seu cheiro de longe e ter um de seus itens pessoais ajudará ele a se acalmar.

4. Oferecer a opção de Caixa Transporte ou Casinha

Alguns cães são treinados a ficar em caixas de transporte/casinhas e se sentem protegidos ali dentro. As caixas ou casinhas com porta podem fazer parte da rotina quando você sai. Nós não gostamos do fato de mantê-los presos, mas deixar a caixa/casa disponível com a porta aberta dá a eles a oportunidade de escolher entrar e sair quando quiserem.

5. Jogue com brinquedos interativos

Os cães adoram brincar, e alguns brinquedos estimulam a inteligência e garantem uma interação e entretenimento maior enquanto estão sozinhos. Lançadores de bolinha automáticos são uma ótima opção para cães que adoram brincadeiras de buscar. Apenas certifique-se de ter o espaço certo para isso. Outras sugestões são jogos e brinquedos inteligentes que escondem petiscos e que exigem mais interação. Usar brinquedos mordedores que tenham opção de ser recheados, como um Kong  por exemplo, também é um entretenimento e tanto! Veja algumas receitas para brinquedos recheáveis aqui.

6. Deixe a TV ou Rádio Ligado

Ter algum ruído de fundo pode ajudar o seu cão a não se sentir sozinho quando você estiver fora de casa. Ajustar o rádio para uma estação de conversa tranquila é algo que alguns cães gostam. E sim, existem cães que realmente assistem TV! Experimente ligar no canal Animal Planet para saber se o seu Cãozinho é desse grupo.

Alguns Cães gostam de assistir TV, experimente canais como o Animal Planet para descobrir se seu cãozinho se interessa!

Alguns Cães gostam de assistir TV, experimente canais como o Animal Planet para descobrir se seu cãozinho se interessa!

7. Reproduzir música calmante

Alguns cães podem se sentir mais calmos com alguma música ambiente. Sons calmantes, da natureza como por exemplo o som das ondas do mar podem ajudar. Você também pode deixar uma música suave e até clássicas para peludos de gosto refinado.

8. Deixe água fresca e uma cama bem confortável

Mesmo que você só vá sair por meia hora, tenha certeza de que seu cachorro tem acesso a água fresca e limpa para garantir que ele estará hidratado. Certifique-se também de que seu cachorro tenha um lugar confortável para dormir, como uma caminha de cachorro ou um sofá. Isso lhes dará conforto para mantê-los felizes e calmos.

Esperamos que essas dicas ajudem seu cãozinho a superar a saudade enquanto você está fora de casa!

Comentários