Cubos de Gelo podem ser oferecidos aos cães sim! Vem saber o que pode e o que não pode fazer!!
Cães, Gatos, Saúde

Cubos de Gelo podem ser oferecidos aos Pets?

Cubos de Gelo podem ajudar seu pet à enfrentar o calor e se manter hidratado!

O verão está batendo na porta e nós já sabemos o quanto os pets sofrem com as altas temperaturas. Você provavelmente já viu fotos de cães comendo gelo pela internet, ou até já ofereceu para o seu cão ou gato, mas será que faz mal à eles? Vamos falar mais sobre o assunto e chegar à uma conclusão se fazem bem ou não para os peludos.

Para começar, gelo é água congelada, então se a água é de fonte segura, o cubo de gelo fará tão bem quanto a água faria. Não é problema oferecer o gelo para eles, pode inclusive ser um aliado para mantê-los hidratados, mas, alguns pontos devem ser levados em consideração:

Sempre tomar cuidado com o exagero e observar o comportamento do pet em relação ao gelo

Sempre tomar cuidado com o exagero e observar o comportamento

  • Cuidado com o exagero: banhos em bacias com gelo devem ser evitados. Água fresca, ambiente com ventilador e ar-condicionado são suficientes.

  • Pedaços grandes e muito rígidos de gelo podem causar dentes quebrados, principalmente em cães mais velhos.

  • Vale muito nos dias mais quentes oferecer sorvetinhos, frutas congeladas, brinquedos que podem ser congelados, e colocar cubos de gelo na tigela de água.

Experimente receitas de sorvete, congelar frutas e ração, eles adoram!!

Experimente receitas de sorvete, congelar frutas e ração, eles adoram!!

  • Inclusive colocar gelo na água pode incentiva-los à beber mais água e de maneira mais devagar (evitando a ingestão de ar, que pode causar torção gástrica).

  • Beber muita água, muito rápido, imediatamente após o exercício nunca é recomendado, pois pode tornar mais provável a ingestão de ar, juntamente com a água (mesma coisa vale para comida!). Eles devem se hidratar após os exercícios sim, sem dúvidas, mas em pequenas quantidades por vez até estarem mais calmos.

  • Para os filhotes, o gelo pode aliviar o incômodo dos dentinhos novos.

  • Veterinários recomendam oferecer cubos de gelo como forma de introduzir lentamente a água para pets que se recuperem de cirurgias.

  • Os gatos muitas vezes não tomam água suficiente, inserir gelos ou congelar ração com água pode atrair à atenção e ajudar na hidratação dos bichanos.

A maioria dos pets gosta bastante de mastigar/lamber gelo!

A maioria dos pets gosta bastante!

Em relação ao superaquecimento em cães, como tudo na vida, existem maneiras erradas e maneiras corretas de lidar:

  • Primeiro: a prevenção é a melhor opção. NUNCA deixe cães sem vigilância em qualquer situação em que possam superaquecer, como em um carro estacionado, mesmo com as janelas abertas.

  • Os cães também devem ser monitorados durante o exercício, principalmente no verão. Alguns cães continuam brincando e correndo, mesmo quando seus corpos imploram para parar.

  • Os proprietários devem estar constantemente de olho, se o cão estiver excessivamente ofegante, é sinal de que é necessário um período de descanso em uma área com sombra, ventilação ou com ar-condicionado.

Ou seja, os cubos de gelo não são perigosos para os cães por si só, basta não exagerar e observar o comportamento do pet em relação ao amigo gelado!

Leia também:

Saiba a quantidade diária de água que seu Cão deve ingerir

Tosar no Verão? Melhor não!

Como evitar a desidratação dos Pets no verão

7 Brincadeiras ao ar livre para você e seu Cão

Comentários