Carnaval com os Pets! Curta a folia com segurança!
Cães, Dicas Lolipet

Curta o Carnaval com o seu Pet!

Carnaval é muito bom, e você pode cair na folia junto com o seu cão! Separamos algumas dicas para vocês aproveitarem esse feriadão com segurança!

O carnaval vem aí, e os bloquinhos pré-carnaval já estão acontecendo pelas cidades. É uma época que muita gente aproveita pra viajar ou curte as atrações perto de casa mesmo!

Se você tem intenção de levar o seu cão festeiro pra folia, nós separamos algumas dicas para vocês curtirem juntos com segurança e tranquilidade! Alguns cuidados devem ser tomados antes, durante e depois da farra!

Hidratação SEMPRE!!!

É verão, o calor está no ar e é importantíssimo manter os pets hidratados, dentro ou fora de casa. Se for pra rua, sempre leve uma garrafa de agua fresca especialmente para o seu peludo. Além da água, também vale oferecer água de coco natural ou suco de fruta natural, como melancia e melão (sem açúcar!). Filhotes, idosos e raças de focinho curto (braquicefálicos) devem ter atenção redobrada, pois desidratam muito rápido.

Mantenha o Cão hidratado no Carnaval! Pra curtir a folia, leve sempre agua fresca para o seu pet!

Mantenha o Cão hidratado no Carnaval! Pra curtir a folia, leve sempre agua fresca para o seu pet!

Asfalto quente e as patinhas

Muitas das festas e bloquinhos acontecem nas ruas. O asfalto aquece ao longo do dia, podendo chegar até 60ºC nos horários de pico. Por isso, verifique a temperatura com o dorso da sua mão. Se estiver desconfortável para sua mão, também estará para as patas no cão. Ao não respeitar isso, pode haver queimadura dos coxins, as almofadinhas embaixo das patinhas. Procure ir fora do horário de pico do sol/calor, prefira o começo da manhã e o fim da tarde e a noite.

Proteção solar

Principalmente pets muito claros ou com pouca pelagem podem sofrer queimaduras na pele por conta do sol. Procure mantê-los na sombra, e aplique protetor solar específico para pets de acordo com indicação do seu Médico Veterinário de confiança.

Nem todos os cães são socializados e se dão bem com outros cães. Observe antes de qualquer aproximação!

Nem todos os cães são socializados e se dão bem com outros cães. Observe antes de qualquer aproximação!

Evite brigas e fugas

Manter o animal sempre na guia evita muitos problemas. O primeiro é que ele se perca. O segundo, que se aproxime demais de cães que são medrosos/assustados/agressivos. Fique de olho ao redor e caso você perceba que há outro animal por perto, observe o comportamento dele e verifique se ele é amigável/sociável. Se não for, mantenha distância e busque outro lugar para brincar e ficar com o seu pet.

O terceiro problema é a curiosidade, eles querem cheirar tudo, comer o que veem pela frente… Se você o manter na guia consegue controlar e evitar a ingestão de coisas indevidas – como bebida alcoólica por exemplo. Fique atento!

Antes da folia – Prevenção

A rua é foco de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), por isso, consulte o médico veterinário sobre a utilização de produtos antipulgas e carrapatos para manter o pet protegido.

Muita gente por perto pode causar o risco de que ofereçam alimentos que o pet não está acostumado ou até que são tóxicos para eles. Isso pode causar sérios problemas gastrointestinais.

Onde há multidão, sempre há lixo. Por isso, preste atenção em objetos na rua como latinhas e garrafas, eles estão no chão e podem se ferir.

Som/barulho alto

A audição dos cães além de ser mais sensível que a nossa, capta sons que a nossa não capta. Por isso, cuidado com o som alto. Isso pode irritar os animais e fazer com que eles se estressem, fiquem com medo e tentem fugir.

Fique longe das caixas de som e tenha cuidado com a vibração no corpo e ouvido do animal. Som alto ou  vibração elevada podem causar prejuízos auditivos.

As Fantasias são muito divertidas, mas fique de olho no comportamento do seu pet e se estiver incomodando ele, tire!

As Fantasias são muito divertidas, mas fique de olho no comportamento do seu pet e se estiver incomodando ele, tire!

Respeite os limites do seu pet

Observe os sinais do seu pet, percebeu que ele está cansado, querendo deitar, o ideal é voltar para casa. Respeite os limites dele, ainda mais se ele não for acostumado com bagunça! Vise sempre o bem-estar do seu peludo. Diversão só é boa quando todos estão se divertindo e se sentindo bem!

Fantasia

Fantasias são muito divertidas e são a essência do Carnaval. Muitos pets se dão bem com roupinhas, mas outros travam e se estressam só de vê-las. Dê preferência por roupas e fantasias que ele já tenha costume de usar. Mesmo os animais que toleram o uso de roupinhas, podem ficar incomodados com adereços no focinho ou cabeça, como máscaras ou chapéus.

Para que ele veja a fantasia como algo positivo, comece um treinamento anterior à festa. Coloque a fantasia ou adereço e saia para passear. Outra opção é oferecer petisco e fazer muito carinho. Faça treinos curtos. Se perceber que há algum tipo de incomodo, retire a roupa/adereço e escolha algo que ele fique mais à vontade.

Aproveite o Carnaval como achar melhor, em casa, no bloco, na praia ou no campo! Com essas dicas você e seu peludo poder curtir a folia tranquilamente!

Baixe o e-book: Dicas de Verão para os Pets!

Baixe o e-book: Dicas de Verão para os Pets!

Leia também:

Dicas para refrescar o verão dos Pets

Como evitar a desidratação dos Pets no Verão

Frutas Permitidas para Cães

Comentários