Bancos de Sangue para Cães e Gatos em SP
Cães, Gatos, Saúde

Doação de Sangue para Cães e Gatos

Clínicas de São Paulo se especializam em doação de sangue para cães e gatos

Assim como a doação de sangue para humanos é muito importante, a doação de sangue para animais pode salvar muitas vidas e as clínicas veterinárias do Estado de São Paulo começam a disponibilizar locais de doação.  Afinal, assim como nós, cães e gatos também passam por situações onde precisam da ajuda de outros animais com o mesmo tipo sanguíneo.

Toda clínica veterinária pode realizar transfusões, desde que estejam adequadas. Os materiais utilizados nas transfusões são de uso humano, como: bolsas para coleta, equipamentos de transfusão e geladeira para armazenagem de sangue.

O que Cães e Gatos precisam antes de doar

Para os cães que se tornam doadores, é necessário que sejam vacinados anualmente contra raiva, cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose e coronavirose. Antes de iniciar o processo de doação sanguínea, cada animal é submetido a testes de controle de hematócrito e jamais devem ter contato com carrapatos. Os gatos necessitam também que as seguintes vacinas sejam tomadas anualmente: contra a raiva, rinotraqueíte, calicinose e panleucopenia felina, e demais testes que comprovem a situação de doador.

Os cães devem ter peso mínimo de 25 quilos. Machos ou fêmeas, esses animais não podem ter histórico de doenças graves e nem terem recebido transfusões anteriores. O volume máximo de sangue é de até 15 ml por quilo de peso num período de 30 dias. Para os gatos, o peso mínimo é de quatro quilos e a situação é similar, sendo que o volume máximo de sangue é de até 12 ml por quilo de peso num período de 40 dias.

O processo todo não costuma durar mais do que 15 minutos, o animal pode doar a cada dois meses.

Gatos podem e devem doar

Mesmo com o banco de sangue criado, ainda é difícil conseguir uma transfusão para os gatos doentes ou que sofreram acidentes. Pois além dos donos não saberem que gatos podem doar, o sangue pode ser armazenado por pouco tempo.

 

Confira a lista de Bancos de Sangue no Estado de São Paulo:

 

O Hemocentro Veterinário do Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo funciona de segunda a sexta das 8h as 17h. Esta localizado no Bloco 4 do HOVET, dentro da FMVZ-USP. As coletas (de cães e gatos) são realizadas de segunda a quartas-feiras, das 8h às 18h, Para maiores informações o telefone de contato é (11) 9606-0060.

Endereço: Rua Professor Orlando Marques Paiva, 87

 

O banco de sangue veterinário da clínica particular Pets & Life é grande referência no local. Além de possuir um laboratório de análises clínicas, o banco de sangue para cães e gatos funciona 24 horas por dia.
Endereço: Rua Araicás, 35
O local aceita doação de sangue de cães, para saber mais entre em contato pelo (11) 2918-8050.

Endereço: Rua José Macedo, 98

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Contato pelo 2790-4642 ou 2790-4643.

Endereço: Rua Conselheiro Lafaiette, 64

 

O Centro Veterinário de Bauru realiza transfusões de sangue de cães e gatos utilizando procedimentos como a prova de “reação cruzada”, visando reduzir o perigo de uma reação de incompatibilidade sanguínea entre o doador e o receptor. Para saber mais, ligue para (14) 3224-3183.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 15028
Faça com que seus cães e gatos salvem vidas de peludos através da doação de sangue! Um procedimento simples e rápido que faz muito bem!

 

Via Guia da Semana

Comentários