Precisamos saber como nos comunicar com Filhotes de cães para que eles consigam compreender da melhor maneira.
Cães, Dicas Lolipet

Filhotes: 5 erros de comunicação comuns

Filhotes usam latidos, sons, abanos de rabo e linguagem corporal para se comunicar. Nós, ao nos comunicarmos com eles, precisamos usar uma linguagem que eles consigam compreender.

Uma vez que você entende a linguagem dos cães e o que os filhotes “dizem” com seus latidos, seu rabo abanando e outras linguagens corporais, você saberá como se comunicar de forma eficaz com eles. Lembre-se que seu filhote não lê mentes e o comportamento “normal” das pessoas pode ser uma linguagem totalmente estranha e ofensiva para os cães.

Nós tocamos, abraçamos, gesticulamos com nossas mãos, e quando ficamos chateados, nosso tom de voz fica mais alto e mais agudo. Todas essas coisas podem ser confusas ou até mesmo ameaçadoras especialmente para filhotes, mas para cães adultos também.

Alguns cuidados para evitar falhas na comunicação são fundamentais para a educação dos filhotes.

Alguns cuidados para evitar falhas na comunicação são fundamentais para a educação dos filhotes.

5 erros comuns de comunicação com filhotes de cachorro

Cuidado com a posição

Somos mais altos que os filhotes e é natural inclinar-se para falar ou acariciá-los. Mas, se debruçar por cima de um cão o intimida porque, entre cachorros, isso significa “eu sou o chefe, estou no controle”.

Isso pode ser perturbador ou mesmo assustador para os filhotes que já aceitam seu status como líder. Eles podem usar gestos de apaziguamento, como xixi submisso, para mostrar que não são uma ameaça. Cães estranhos que não o conhecem podem se tornar agressivos ou defensivos quando você se inclina sobre eles. Eles simplesmente contra-atacam o que consideram um desafio.

Em vez de se inclinar sobre o filhote, dê espaço para ele se aproximar de você. Agache ou ajoelhe no chão para que sua altura e postura não pareçam um desafio.

Até a forma de olhar para o filhote pode ser intimidadora.

Até a forma de olhar para o filhote pode ser intimidadora.

Contato visual intimidante

Claro, eles são apaixonantes, mas o contato visual direto também pode ser intimidante. Use os próprios sinais que o filhote dá para dizer a ele que você não o quer mal. Afaste a cabeça, desvie os olhos e mova-se devagar para dar tempo ao filhote de construir a coragem de se aproximar.

Mão na cabeça

Imagine que você é do tamanho de um filhote e uma mão com metade do tamanho de todo o seu corpo desce em direção ao topo de sua cabeça. Você não iria se esquivar, gritar e correr para se esconder também?

Em vez disso, pense em como os cães se encontram – cheira primeiro, entra em contato depois. Portanto, ofereça sua mão, com a palma para baixo, para que o filhote cheire a parte de trás dos dedos sem correr o risco de ser agarrado. Em seguida, ofereça um carinho na frente do peito ou do lado do pescoço. Evite dar tapinhas nos topos das cabeças de cachorros até que você conheça bem o animal de estimação e eles tenham demonstrado uma boa compreensão da “conversa humana”.

Podemos ter a melhor intenção possível, mas se não soubermos transmitir da forma correta, os filhotes podem interpretar como ofensa, intimidação e até submissão.

Podemos ter a melhor intenção possível, mas se não soubermos transmitir da forma correta, os filhotes podem interpretar como ofensa, intimidação e até submissão.

Abraços

Para os cães, os abraços não são um sinal de afeto. Nossos animais de estimação agarram durante brincadeiras ou brigas, durante o acasalamento, ou simplesmente para mostrar dominância.

Abandone os abraços e use outras alternativas de demonstrar afeição aos cães. Caso contrário, o cachorro pode atacar já que eles percebem o abraço como um ataque.

LamBeijos

Sim, filhotes parecem lamber o tempo todo, como um maníaco por beijos. Muitas vezes pensamos em beijar como exclusivamente uma expressão de amor e carinho. Mas mesmo entre as pessoas, um beijo também pode significar respeito em vez de adoração.

Cães e filhotes mostram seu amor de outras maneiras. Lamber é usado para mostrar deferência, respeito e dar uma declaração de que “não sou uma ameaça”. Cães submissos lambem uma face ou lado da boca de um cão mais dominante – ou de uma pessoa – como um gesto de apaziguamento.

Se você tentar imitar este sinal e “beijar” o cão perto da boca ou dos olhos, em linguagem canina isto significará que você é submissa a ele. Isso poderia atrapalhar no adestramento e educação do pet, por exemplo.

Vale lembrar que essas dicas devem ser passadas principalmente para crianças, a fim de evitar maiores problemas.

Vale lembrar que essas dicas devem ser passadas principalmente para crianças, a fim de evitar maiores problemas.

Como falar seu filhote de cachorro

Agora que você entende o que sua própria linguagem corporal significa, use-a para conversar com seu cachorro. Quando você quiser que seu filhote se endireite, ou se quiser encorajar o filhote a ficar mais confiante, comunique-se com ele como um canino. E não, você não precisa abanar o rabo!

Sinais Assertivos

Use um tom de voz calmo e baixo e palavras curtas. Além disso, use as mesmas palavras para dizer a mesma coisa toda vez. Isso é importante para que seu filhote aprenda através da repetição. Ele não saberá que “esperar”, “ficar aqui”, “Eu já volto” e “não se mexa” significam a mesma coisa para você. Escolha um único jeito de dizer cada comando. Filhotes prosperam na rotina. Treinamento com clicker e reforço positivo funcionam particularmente bem para comunicar o significado de cada comando.
Os cães não usam as mãos para controlar os movimentos de outras pessoas – eles usam bloqueios corporais, empurram e se inclinam para controlar o espaço. Você pode fazer a mesma coisa, usando seu corpo para controlar os movimentos dos filhotes. Se ele estiver pulando em você, simplesmente coloque as mãos perto do corpo e incline-se para ele antes que ele pule. Você invade e controla o espaço primeiro e ele recua.

Repare inclusive no tom de voz, para os pets todo detalhe é importante.

Repare inclusive no tom de voz, para os pets todo detalhe é importante.

Sinais calmantes

Para filhotes tímidos, pense em maneiras de aliviar a angústia da mesma maneira que os eles fazem entre eles. Uma voz mais suave e lenta demonstra ao filhote que você não é uma ameaça. Não apareça e incline-se sobre ele. Agache-se ou ajoelhe-se. Deixe o filhote se aproximar de você, em vez de correr atrás dele. Se você realmente quer despertar a curiosidade dos cães e mostrar que não é uma ameaça, fique imóvel no chão. Se você precisar se aproximar, curve-se em vez de caminhar ou correr em direção ao filhote diretamente. Lamba seus lábios e boceje enquanto olha para longe, espirrar e ver se o filhote espirra de volta também é um método de criar empatia. Experimente imitar o sopro sonoro do riso do cão “ha-ha-ha-ha” que os cães usam exclusivamente em brincadeiras para você dizer que não o quer mal.

Comentários