Porque eles comem grama? Será que faz mal? Vem saber mais no blog da Lolipet!
Cães, Saúde

Grama faz mal aos Cães? Porque eles comem mato?

Grama ou Mato são consumidos por quase todos os cães. Você provavelmente já se perguntou porque, então nós reunimos as principais suposições aqui!

Cães comem grama e muitas vezes vomitam logo em seguida. Estranho, não? De qualquer forma, comer grama/mato parece ser um comportamento natural entre os cães e certamente não é tão estranho quanto algumas das coisas que os cachorrinhos comem. Se o gosto é tão bom, por que alguns cachorros vomitam depois de comer grama?

A dieta dos cães

Os cães precisam de uma dieta equilibrada e são considerados onívoros. Esta é uma diferença distinta entre cães e gatos, que são carnívoros naturais. Os cães podem comer quase tudo, incluindo legumes ou frutas. Também é seguro para os cães comer certos tipos de comida humana.

Eles comem porque gostam do gosto? Ou pelo fato de causar vômito?

Eles comem porque gostam do gosto? Ou pelo fato de causar vômito?

Embora o cão doméstico tenha uma dieta bastante limitada, seus parentes selvagens continuam a desfrutar de uma diversa variedade de alimentos. Coiotes, por exemplo, comem matéria vegetal encontrada no estômago e nos intestinos de suas presas. De fato, muitos caninos selvagens também comem raízes, gramas e até frutas.

Isso também se manifesta no comportamento do seu cão. É provável que seu cachorro peça e coma vegetais crus, como alface, vagem, cenoura e maçãs. Estes podem ajudar a manter o hálito do seu pet fresco e os dentes limpos. Alguns cães preferem consumir os vegetais cozidos. Baseado nisso, podemos supor que alguns cães simplesmente apreciam o sabor da grama.

Por que os cães comem grama e vomitam

Enquanto alguns cães fazem desse consumo um hábito regular, a maioria dos cães come grama somente de vez em quando. É possível que eles o usem como um estímulo natural para o vômito quando não se sentem bem.

É bastante comum ver cães comendo grama, e em quantidade moderada não há problema.

É bastante comum ver cães comendo grama, e em quantidade moderada não há problema.

Quando um cão está com gases, por exemplo, engolir um bocado de grama ou mato vão fazê-lo botar para fora o que quer que perturbe sua barriga.

No entanto, a ingestão de grama nem sempre resulta em vômito; alguns cães podem simplesmente gostar do o sabor ou da textura.

Há também algumas especulações de que o pastoreio na grama pode fornecer vitaminas que não estão presentes na dieta fornecida pelo dono do cão.

Cães de apartamento ou que não ficam livres, também podem saciar sua vontade de pastar mordiscando plantas de casa. Isso pode ser perigoso ou mesmo venenoso, dependendo da planta. Você também deve ser cauteloso sobre deixar seu cão comer mato que você sabe que foi tratado quimicamente. Mesmo que você não use herbicidas ou pesticidas em seu gramado, seu vizinho pode usar. Se este for o caso, dê ao seu cãozinho que gosta de mato uma alternativa para saciar seu desejo.

Só deve procurar o Veterinário caso o Cão coma frequentemente e vomite todas as vezes que consome grama.

Só deve procurar o Veterinário caso o Cão coma frequentemente e vomite todas as vezes que consome grama.

Comer grama ocasional não é motivo de preocupação. Você pode até mesmo fornecer uma grama de trigo saudável para o seu cachorro mastigar.

Quando consultar o Médico Veterinário

Enquanto comer um pouco de grama de vez em quando é geralmente inofensivo, quando se torna algo regular, pode ser um sinal de que seu cão está doente. Isto é especialmente verdadeiro se ele come mato mais de dois dias seguidos e isso faz com que ele vomite toda vez.

Este é um sinal de que seu cão deve ser examinado por um veterinário para descartar qualquer problema de saúde. Uma barriga perturbada que se torne crônica deve ser diagnosticada para evitar parasitas intestinais, como vermes ou algo mais sério.

 

E o seu cão, come mato também? Ele vomita logo após ou não? Conta pra gente!!

Comentários