Lambida de cachorro, ou "beijo" canino, é muito comum e nós vamos entender porque eles fazem isso
Cães, Comportamento

Lambida de Cachorro: porque eles te lambem?

Já tomou uma lambida do seu cachorro hoje? Sabe porque ele gosta de te lamber? Nem todos, mas grande parte dos cães gosta de lamber as pessoas. Vamos entender o porque disso

Lambida de cachorro acontece nas melhores famílias, mas você já se perguntou por que cães gostam de lamber as pessoas? É tão comum que nós, donos de cachorros, geralmente chamamos de “beijos”. Alguns cães parecem fazer mais do que outros. E tem pessoas que gostam e outras que não gostam, isso é muito pessoal. Vamos entender o porque eles fazem isso, e caso prefira, como fazer seu cão parar com as lambidas.

Por que os cães lambem pessoas

Embora ninguém saiba ao certo por que os cães lambem, a maioria dos especialistas concorda que provavelmente há uma combinação de razões. Geralmente, lamber não é considerado um problema grave de comportamento, a menos que incomode você. Saber o motivo da lambida do seu cão pode até mudar a maneira como você se sente a respeito.

Desde filhotes eles aprendem com a mãe que a lambida é sinonimo de carinho e afeição!

Desde filhotes eles aprendem com a mãe que a lambida é sinonimo de carinho e afeição!

  • Carinho:

Há uma grande chance de que seu cachorro esteja te lambendo porque ele te ama! Essa é uma boa razão para chamar as lambidas de “beijos”. Cães demonstram afeto dando lambidas em pessoas e também em outros cães. E essa é uma ação natural para eles. Eles aprenderam com suas mães, quando filhotes, que a lambida é sinônimo de afeição. Cães vão lamber seu rosto se eles alcançarem, se não, eles vão procurar por qualquer pedaço de pele disponível, como mãos, braços, pernas e pés. Alguns cães tendem a lamber menos que outros. Isso não significa que ele seja menos afetivo. Ele pode ter aprendido as coisas de forma diferente quando filhote ou simplesmente não gostar tanto de lamber.

  • Busca de Atenção:

O comportamento de lamber geralmente começa como afeto e muitas vezes é reforçado pela reação da pessoa ao: elogiar, sorrir, acariciar, etc. Quando seu cachorro se sentir entediado e você estiver por perto ele vai querer sua atenção. Quando um cão procura atenção, ele será reforçado por qualquer tipo de atenção, mesmo a negativa. Se você afastá-lo, dizendo “não” ou até mesmo punindo-o, já significará para ele que você não está o ignorando.

Eles vão procurar qualquer pedaço de pele exposta para lamber.

Eles vão procurar qualquer pedaço de pele exposta para lamber.

 

  • Você tem gosto bom:

Ao te lamber ele irá sentir o gosto particular seu e tudo que você tocou ou comeu naquele dia pode estar presente em sua pele. Cães adoram qualquer coisa que tenha um sabor interessante e nossa pele é um pouco salgada! Além disso, lamber é uma maneira de explorar o mundo dele. Você é parte desse mundo também.

  • Instinto:

Quando os lobos (e às vezes os cães na selva) retornam para seus filhotes depois de caçar, eles regurgitam a carne. Os filhotes, jovens demais para caçar sozinhos, lambem a carne de suas bocas. Alguns estudiosos acreditam que esse comportamento foi transmitido no DNA, fazendo com que os cães o façam instintivamente.

Tem quem goste e quem não goste dos "beijos" caninos, caso queira que ele pare com isso é só não dar atenção quando ele te lamber.

Tem quem goste e quem não goste dos “beijos” caninos, caso queira que ele pare com isso é só não dar atenção quando ele te lamber.

É seguro para você as lambidas do seu cão?

Geralmente é inofensivo deixar seu cachorro lamber você. No entanto, não acredite no velho mito de que a boca dos cães é mais limpa do que a dos humanos. Definitivamente não é! A boca dos cães contêm muitas bactérias naturais, motivo pela qual as mordidas de cães são tão perigosas. No entanto, essas bactérias provavelmente não causarão danos a menos que elas tenham contato com uma ferida aberta. Não há casos documentados de doenças que começaram com um cachorro lambendo um humano.

Como fazer seu cão parar de lamber você

Você pode não gostar das lambidas do seu cão, ninguém é obrigado a gostar por melhor significado que isso tenha. Fazer com que seu cão pare de lamber você (e outras pessoas) é, mais uma vez, uma questão de negar a atenção quando ele o faz. Pare de tocar no seu cachorro ou olhar para ele. Vire a cabeça para o lado. Levante-se e vá embora se precisar. Assim que ele parar com a lambida, recompense-o com atenção, carinho ou até mesmo com petiscos. Com o tempo, o seu cão entenderá que lamber é um comportamento indesejado.

A boca dos cães não é mais limpa que a nossa, mas mesmo assim não existem registros de problemas causados por lambida de cão.

A boca dos cães não é mais limpa que a nossa, mas mesmo assim não existem registros de problemas causados por lambida de cão.

Se você quiser um “beijo” ocasional do seu cão, você pode treinar seu cão, anexando uma palavra ou frase como “beijo” para o comando. Recompense o beijo, mas negue a atenção caso fique fora de controle. Se você precisar de ajuda com este e outros treinamentos, considere contratar um adestrador de cães.

Quando lamber é um problema

Embora seja raro, alguns cães podem sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo, muitas vezes causado por estresse e ansiedade. Se as lambidas ocorrem constantemente (em objetos, superfícies, pessoas e até neles mesmos), então pode ser um problema real. Converse com seu veterinário sobre suas preocupações com o seu cão e ele certamente encontrará a melhor maneira de contornar o problema.

E você, gosta ou não gosta das lambidas do seu cão? Conte pra gente!

Comentários