Novembro Azul
Cães, Saúde

NOVEMBRO AZUL – Problemas na Próstata dos Cães

Felizmente entre os cães – castrados ou não – o câncer na próstata é bastante incomum, mas outros problemas na próstata podem ocorrer nos cães machos. Fique atento às dicas abaixo e busque sempre a prevenção.


 

A partir dos 7 anos de idade, é recomendado submeter o cão macho não castrado a uma ultrassonografia abdominal anualmente para avaliar o aspecto da próstata e também os testículos. É importante examinar regularmente palpando os testículos dos machos sexualmente intactos pelo veterinário e também pelos donos. Qualquer mudança notada, seja aumento dos testículos, atrofia (diminuição), quentes ou amolecidos o dono deve procurar o médico veterinário de confiança.

SINTOMAS

Alguns cães com problemas na próstata podem não mostrar nenhum sintoma. Mas, dependendo do tamanho da próstata e da doença em si, o cão pode apresentar: secreção, presença de sangue na urina ou no sêmen, constipação e dificuldade de defecar. Quando a próstata atinge dimensões mórbidas (se torna enorme), ela comprime a saída das fezes, resultando em constipação ou na eliminação de fezes achatadas, com aspecto de fita.

 

PRINCIPAIS DOENÇAS NA PRÓSTATA

O transtorno mais frequente em cães não-castrados é a hiperplasia prostática benigna (HPB), ou seja, o aumento da próstata sob estímulo dos andrógenos, os hormônios sexuais masculinos. Outras alterações podem acometer a próstata, como a prostatite bacteriana crônica, trata-se da infecção da próstata, causada, por exemplo, por bactérias da uretra ou que chegam à próstata pela circulação sanguínea. Cães, tanto castrados como sexualmente intactos, também podem ter câncer na próstata, embora seja considerado bastante incomum. Cães machos podem também apresentar tumores testiculares malignos. São razoavelmente comuns em cães idosos.

 

Importante levar o cão ao médico veterinário regularmente e estar atento à qualquer mudança de comportamento do animal. E lembre-se: a prevenção é muito melhor que o tratamento.

 

Via Canina Blog

 

BLACK FRIDAY LOLIPET

Comentários