Cachorro dorme muito mesmo, principalmente filhotes e idosos, mas saiba quando o sono está demais e você deve procurar ajuda
Cães, Comportamento

Por que cachorro dorme muito?

Cachorro dorme bastante sim. Muitos dormem durante a noite toda e também passam a maior parte do dia tirando sonecas. Enquanto nós humanos, estamos acostumados com a ideia de dormir somente a noite. Por isso, muitos donos estranham o quanto seus cães dormem durante o dia. Vamos analisar até onde as sonecas são normais e quando você deverá se preocupar.

Por que os cães dormem tanto

De acordo com especialistas da National Sleep Foundation, é normal que os cães passem cerca de 50% do seu dia dormindo. Outros 30% do dia são gastos em “descanso”. Portanto, os cães estão ativos cerca de 20% do dia. Isso é muito normal para os carnívoros – os leões também passam 18 ou mais horas por dia dormindo e descansando!

Eles dormem como anjinhos peludos e até certo ponto é perfeitamente normal. Saiba quando deve ficar atento.

A maioria dos cães dorme sempre que não há nada melhor para fazer. Como eles não têm smartphones, empregos ou tarefas de casa, dormir é geralmente a melhor maneira de passar horas longas e entediadas.

Quanto seu cão dorme dependerá de uma variedade de fatores:

  • Filhotes e cães mais velhos provavelmente passarão mais tempo dormindo.
  • Cães com excesso de peso e doentes também podem dormir mais do que cães saudáveis.
  • Certas raças estão predispostas a dormir mais (por exemplo, o preguiçoso Bernese da Montanha).

É claro que horas e horas de cochilo também podem ser um sinal de um problema. Muitas doenças e problemas relacionados à idade podem afetar os padrões de sono. A ansiedade da separação também pode se manifestar em cochilos diurnos extras.

Filhotes e Cães Idosos tendem a dormir mais. E também cães que estejam com alguma doença ou debilitados.

Na maioria dos casos, um cão que dorme por 12 ou mais horas por dia não é motivo de preocupação. Mas os proprietários devem estar cientes de que o excesso de sono também pode ser um sinal de possíveis problemas, e é melhor conversar com seu veterinário quando tiver essas preocupações.

Como tornar o dia do seu cão mais emocionante

Como a maioria dos cães não vai ao trabalho ou à escola, é comum eles ficarem entediados quando ficam sozinhos o dia todo. Ficar sozinho, sem nenhuma tarefa, desafio nem entretenimento, só dá margem ao sono mesmo.

A melhor maneira de ajudar seu cão a ficar acordado e ativo durante o dia é usando brinquedos quebra-cabeça. Variando desde o nível super fácil para brinquedos nível expert. Esses desafios estimulam e ajudam a manter seu cão ativo durante o dia. Monitorar o seu cão com uma câmera pode ajudá-lo a verificar se ele está brincando com os brinquedos ou ignorando.

Se você percebeu alguma mudança na rotina de sonecas do Cão, procure o veterinário para ver se algo está errado

Você também pode agitar o dia do seu cão com caminhadas e exercícios de manhã e à noite. Se você perceber que seu cachorro está dormindo mesmo quando há algo melhor para fazer, talvez seja hora de buscar ajuda.

Meu cachorro está dormindo demais? Quando obter ajuda

Geralmente, é normal que o seu cão passe a maior parte do dia dormindo ou descansando. Dito isto, dormir muito ainda pode ser um sinal de problemas com a saúde do seu cão.

Existem alguns sinais indicadores de que seu cão está dormindo demais:

  •     Os padrões de sono do seu cão mudaram.
  •     Seu cão dorme mesmo quando há “algo melhor para fazer”, especialmente se essa coisa normalmente chamaria sua atenção.
  •     As sonecas estão interferindo nas refeições e ingestão de água.
  •     É difícil acordar seu cachorro pela manhã.
  •     Seu cachorro adormece de repente, mesmo no meio da brincadeira (narcolepsia).
  •     Seu cão acorda de repente ou em estado de susto ou estresse.

O aumento do sono vem com outros sintomas físicos, como:       

  • Mancando ou claudicação.
  • Falta de vontade de andar, correr ou pular. 
  • Um aumento ou diminuição na ingestão, micção ou defecação.
Sempre observe se algum outro sintoma acompanha o aumento do sono do seu pet.

O aumento do sono vem com outros problemas de comportamento, como:

  • Olhando para cantos ou paredes.
  • Um aumento na agressividade ou medo.
  • Inquieto, babando e outros sinais de ansiedade.

Alguns destes sinais podem não ser tão assustadores se o seu cão estiver envelhecido e principalmente se sempre foi um pouco preguiçoso. Mas nunca é demais perguntar ao veterinário sobre isso.

Seu veterinário provavelmente fará muitas perguntas e poderá precisar realizar alguns exames. Mesmo que você tenha um registro detalhado do sono do seu cão e de seus outros sintomas, pode ser complicado lidar com o problema.

Saiba como escolher a Cama ideal para o seu Cão

Cães sonolentos podem realmente estar sofrendo de hipotireoidismo, dor nas costas, diabetes, ansiedade ou muitas outras doenças graves. Por isso, uma investigação completa com seu veterinário, que pode incluir exames de sangue e outros testes, é a única maneira de saber com certeza.

Tente acompanhar os padrões de sono e outros sintomas do seu cão. Certifique-se de que ela tenha um peso saudável e que ela tenha muito o que fazer durante o dia. Se ela ainda está dormindo um tempo incomum, é hora de ir ao veterinário.

Quebra Cabeça para Cães, Jogos Inteligentes by Nina Ottosson! Compre Online.

Comentários