Quando é a hora certa para ter um novo cão após uma perda? Muitas coisas devem ser consideradas antes da decisão.
Cães, Dicas Lolipet

Quando abrir o coração para um novo cão

A perda de um cão corta o coração e a tristeza não desaparece da noite para o dia. Muitos donos lutam com a decisão de adotar um novo cão. Quanto tempo você deve esperar?

Você já está pronto para compartilhar sua vida com um novo cachorro? Após a partida de um cão, o vazio que fica é imenso, mas qual será a melhor hora para abrir novamente seu coração?

Não há como dizer com certeza quando é a hora certa para adquirir um novo cão. Esta é uma decisão muito particular que muitas vezes acontece naturalmente. Algumas pessoas esperam dias ou semanas, possivelmente porque não suportam passar muito tempo sem um companheiro canino.

Outros precisam de vários meses a anos antes de estarem prontos para ter um novo cão em suas vidas. Algumas pessoas até decidem que não desejam ter cães novamente. A situação é diferente para cada caso. No entanto, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar a decisão mais adequada para você.

Você, as outras pessoas que moram com você e seus outros pets precisam viver o luto para superá-lo.

Você, as outras pessoas que moram com você e seus outros pets precisam viver o luto para superá-lo.

Permita-se sofrer pela perda do seu cão

Primeiro de tudo, permita-se um período de luto. É normal ficar triste, zangado ou isolado por um tempo. Também é válido sentir-se aliviado e triste ao mesmo tempo, especialmente nos casos em que seu cão sofria de uma doença grave. Evite tentar preencher imediatamente o vazio com um novo cão quando ainda não tiver processado seus sentimentos pela perda de seu amigo anterior. Você pode acabar projetando sentimentos negativos em seu novo cão. Em vez disso, espere até sentir uma sensação de paz com a partida do seu cão. Sim, você ainda pode estar sofrendo. No entanto, é melhor processar sua dor e não deixar que isso domine sua vida.

Considere as outras pessoas da casa

Considere as outras pessoas que moram em sua casa. Seu cônjuge, parceiro, filhos, colegas de quarto e outros membros da família devem ter voz. Eles estão prontos para receber um novo cão em casa? Eles ainda estão de luto? A decisão de obter um novo cão deve ser tomada junto. Depois que todos concordarem em adotar um novo cão, você poderá discutir detalhes como o tipo de cachorro que irão ter. A escolha do novo cão também deve ser um processo de grupo.

Um novo cão irá trazer novas necessidades e responsabilidades para a sua rotina.

Um novo cão irá trazer novas necessidades e responsabilidades para a sua rotina.

Considere seus outros animais de estimação

Se você tiver outro animal de estimação, leve em consideração antes de levar outro cão à sua casa. Lembre-se de que os cães também sofrem (assim como os outros animais de estimação). Seu cão (ou outro animal de estimação) pode se sentir triste e solitário sem seu companheiro, mas isso não significa que um novo cão vai ajudar. Em alguns casos, trazer um novo cão para a casa antes que o cão esteja pronto pode causar uma grande perturbação. Observe seus animais de estimação de perto nas semanas após a morte do seu cão. Procure mudanças sutis na personalidade, no nível de atividade e no apetite. Certifique-se de que eles não estão dando sinais de doença. Uma vez que você está confiante de que eles estão de volta ao seu normal, só então você deve considerar adicionar um novo cão à sua casa. Depois de adotar seu novo cão, certifique-se de apresentar todos os animais de estimação de forma gradual e cuidadosa.

Pense nas suas necessidades

Pense em como está sua rotina, seu estilo de vida sem o seu cachorro. Existem metas ou planos que você possa adiar por causa dos cuidados que seu novo cão iria precisar? Talvez agora seja a hora de tirar aquelas férias longas? Sua casa precisa de reparos ou reformas? Talvez seja um bom momento para rever os planos anteriores de voltar à estudar, mudar de emprego ou de casa. É melhor pensar bem, a adoção de um novo cão é muita responsabilidade, e você já sabe que eles precisam de cuidados. Aproveite para fazer qualquer mudança de estilo de vida antes de adicionar um novo cão à sua vida. Então, se e quando for a hora certa, você pode encontrar um cachorro certo para o seu novo estilo de vida.

Compartilhar a vida com cães é maravilhoso, mas exige cuidados, responsabilidades e adaptação no estilo de vida.

Compartilhar a vida com cães é maravilhoso, mas exige cuidados, responsabilidades e adaptação no estilo de vida.

Pense nas suas responsabilidades

Considere as responsabilidades que virão com um novo cão. Levará tempo para ajudar seu novo cão a se adaptar a um novo ambiente. Você provavelmente precisará adestrá-lo também. Seu novo cão pode precisar de mais exercícios do que você está acostumado, especialmente se seu cão anterior já estava idoso.

Você provavelmente teve muitos anos com seu cão anterior, e o cuidado dele pode ter se tornado uma rotina para você. Um novo cão terá novas necessidades, muitas das quais podem ser inesperadas. Cada cão é único. Portanto, você deve se certificar de que está preparado para fazer ajustes no seu estilo de vida, se necessário.

Se decidir que é a hora certa, comece o processo de escolha, pense bem e não tenha pressa.

Se decidir que é a hora certa, comece o processo de escolha, pense bem e não tenha pressa. E claro, seja muuuito feliz com seu novo cão.

Adotando seu novo cão

Depois de concluir e sentir que é a hora certa, você pode começar o processo de escolher o cão certo para você. Faça isso sem pressa. Evite ficar com o primeiro cão que você conhece e gosta. Antes de procurar um novo cão, determine a idade, a personalidade, o nível de energia e o porte do seu cão ideal. Decida quais fatores são os mais importantes para você. Adotar um cachorro pode ser uma ideia maravilhosa. Muitos cães em grupos de resgate vivem em lares adotivos. Os donos adotivos geralmente podem dar uma boa ideia do que esperar de cada cão.

Leia 16 razões para adotar um SRD

Seu amado cão nunca será substituído, mas um novo cão pode ser uma bela maneira de compartilhar o amor em seu coração. Algumas pessoas acham que a tristeza de perder um cachorro é muito difícil de ser repetida. Infelizmente, eles podem optar por não ter mais animais de estimação. Contudo, a maioria das pessoas percebe que quer continuar compartilhando suas vidas com os cães e aproveitar ao máximo o tempo que eles tem aqui na terra. Ao abrir sua vida para um cão que precisa de uma casa, você está honrando a memória do seu cão. O laço que humanos tem com cães é uma coisa linda. Aproveite o seu novo companheiro canino e sejam felizes enquanto durar.

Comentários