A ingestão de água é fundamental para a saúde dos cães o ano todo.
0

Saiba a quantidade diária de água que seu Cão deve ingerir

Independente da época do ano, a ingestão de água é fundamental para a saúde dos cães. Leia mais sobre a quantidade diária ideal que eles devem ingerir

A água é essencial para o ser humano, e para os cães não é diferente. Ela ajuda na digestão e absorção dos nutrientes, elimina as toxinas do organismo e controla a temperatura corporal.

Também lubrifica e amortece as juntas e facilita o movimento. A medula espinhal e outros tecidos internos também são amortecidos pela umidade e resíduos são removidos do corpo através da micção e movimentos intestinais.

Basicamente, cada função importante do corpo requer água e sem um suprimento adequado, seu cão pode ficar doente rapidamente e tornar-se desidratado. Os órgãos serão eventualmente danificados com a deficiência de água no organismo. Um período longo sem ingestão de água, órgãos (como rins, fígado, etc) entram em falência, levando o animal a óbito.

A importância da ingestão de água é semelhante a que o oxigênio tem para o organismo dos cães, e por isso se houver 15% de perda de água já é o suficiente para levar a morte.

O cão pode sobreviver alguns dias sem comida, mas se ficar com 10 % de água faltando, suas funções já começam a cessar, podendo ocasionar doenças severas e até fatais.

Desidratação

Para verificar se o seu cão está desidratado, uma dica prática é pegar uma dobra de pele solta sobre o topo das omoplatas e puxar suavemente; Ao soltar a pele, preste atenção como ela retorna ao lugar. Em circunstâncias normais, a pele deve retornar rapidamente. Se a desidratação está presente, a pele vai retornar lentamente ou pode até ficar marcada por um tempo antes de retornar novamente no lugar.

A desidratação é um problema que pode ser fatal para os cães. É importante manter água fresca sempre disponível para o seu peludo.

A desidratação é um problema que pode ser fatal para os cães. É importante manter sempre disponível para o seu peludo.

Quantidade Ideal

Os filhotes gastam mais energia do que muitos cães adultos, e por isso a necessidade de fornecimento de  água é muito importante para eles, e isso pode variar de cão para cão. No início sua fonte de hidratação é o leite materno, porém logo após o desmame, quando começam a ingerir alimentos sólidos, eles começam a precisar de água limpa e fresca sempre disponível e acessível.

Para o cão adulto não é diferente, a água sempre disponível é essencial para a sua saúde, sendo que o mínimo que ele deve ingerir é de pelo menos 15 a 30 ml de água para cada 0,5 kg de peso corporal por dia, para se manter hidratado, sendo que isso varia de acordo com o clima, em dias quentes, por exemplo, essa necessidade pode ser maior, e por isso a água deve estar sempre à disposição do seu animal.

Para os idosos a ingestão ideal é a mesma de um cão adulto, porém é importante notar que a ingestão excessiva de água para um cão idoso pode ser um fator preocupante, pode ser resultante de problemas de saúde como diabetes mellitus, desiquilíbrio hormonal adrenal, infecção de urina, diabetes insipidus, infecção uterina, piometra ou efeitos colaterais relacionados a medicações anteriores.

Hidratação no Inverno

Na época mais fria do ano, os animais ficam mais vulneráveis a doenças respiratórias como a traqueobronquite infecciosa canina, que é conhecida como gripe canina, provoca tosse seca no animal e está associada a infecções bacterianas, e a ingestão de água é um dos principais meios preventivos para esse tipo de doença, que muitas vezes por conta do frio, pode ser necessário que seja estimulada pelo dono, que deve estar sempre oferecendo água para o seu cão.

Hidratação no Verão

Na estação mais quente, a hidratação do cão deve ser redobrada para evitar possíveis desidratações causadas por insolação ou isolamentos em locais muito quentes, que podem resultar em problemas sérios. Os passeios na praia, ou em parques devem ser sempre acompanhados por bebedouros portáteis para a hidratação contínua do seu cão, e se for possível, leve sempre com você um bebedouro em casos de viagens longas, para hotéis, pousadas ou casas de parentes, para garantir.

Comentários

Lolita

Lolita

Mascote oficial do Pet shop Online Lolipet, sou uma misturinha de Husky Siberiano e Border Collie super querida por todos e muito esperta! Adoro brincar na praia, no parque, na lama e com a cachorrada toda! Sou uma cadela terapeuta e adoro dar carinho para quem precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *