Porque cortar as unhas do pet?
Cães, Gatos, Saúde

Unhas: Porque e como cortar?

 As unhas dos cães e gatos, assim como as nossas, também crescem continuamente e necessitam de desgaste natural ou então devem ser cortadas. Saiba mais.

 

Os cães gastam suas unhas com as atividades normais de caminhada e contato (atrito) com o solo. No entanto, animais que vivem em apartamentos e/ou pisos lisos que não favorecem o desgaste natural precisam ter as suas unhas cortadas (aparadas) periodicamente.

Quando o desgaste não ocorre naturalmente, é necessário cortar as unhas.

Quando o desgaste não ocorre naturalmente, é necessário cortar as unhas.

Mas, por quê?

As unhas grandes podem interferir na “pisada” do animal e, então, causar  perda de equilíbrio e até quedas por escorregar no chão, já que perdem o contato dos coxins ( almofadinhas).

Outro problema é a possível quebra natural que estão sujeitas, ou ainda serem arrancadas acidentalmente quando se enroscam em algo, causando muita dor e sangramento intenso. Também podem entortar, machucar as almofadinhas. Alguns cães podem começar a roer quando ficam muito grandes e isso pode gerar lascas, fiapos e sangramentos.

Procure por um médico veterinário ou pet shop de sua confiança para que o trabalho seja feito de modo a garantir o bem estar e a segurança do animal.

Caso queira fazer você mesma, é necessário tomar cuidado para evitar sangramento e machucar o bichinho. É bom ter alguém para te ajudar a segurar, e ter um petisco à mão. Vale aprender com o seu veterinário pessoalmente e seguir as dicas da imagem a seguir:

Dicas para cortar as unhas do seu pet com segurança!

Dicas para cortar as unhas do seu pet com segurança!

 

Animais idosos

Nesses animais o corte das unhas deve fazer parte dos cuidados paliativos de manutenção do animal senil, já que a unha curta vai ajudar muito na caminhada já limitada desses animais impedindo que sofram quedas por desequilíbrio.

 

Lembre-se que as unhas precisam estar curtas para o bem estar e segurança do seu peludo.

Comentários