Saiba como deixar sua casa segura para receber um novo filhote
Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Casa segura: à prova de Filhotes

Ter uma casa segura e à prova de filhotes é importantíssimo antes de receber o novo integrante. Saiba mais

Ter uma casa segura é importante antes de receber qualquer novo pet. Assim como um gatinho novo, os filhotes de cães gostam de explorar. E também precisam ser protegidos enquanto aprendem sobre seus novos ambientes, especialmente nos primeiros 30 dias em seus novos lares. Tornar sua casa à prova de filhotes é um passo necessário e simples que vai ajudar a manter seu filhote seguro.

Por que você deve ter uma casa à prova de filhotes

Os filhotes não sabem o que é seguro ou o que é perigoso, então cabe a você ensinar-lhes a diferença. E a partir daí, impedi-los de serem expostos a situações prejudiciais. Enquanto um filhote ainda está aprendendo, ele vai experimentar tudo. Desde objetos até reações e maneiras de fazer as coisas para ver o que acontece. Na maioria das vezes esses testes colocam o filhote em perigo.

Eles precisam de um ambiente seguro porque são muito curiosos e adoram experimentar tudo.

Toxinas contidas em produtos de limpeza e inseticidas podem ser consumidas por um filhote curioso; fios de energia no chão podem ser mastigados, e aberturas em móveis, cercas e em outros lugares dentro de uma casa podem fazer com que um filhote fique preso ou ferido. Ao revisar sua casa antes que seu filhote chegue, você pode ajudar a evitar que essas coisas terríveis ocorram e, em vez disso, se concentrar em outras coisas com seu novo amigo peludo.

Passos para tornar sua casa segura

Antes de levar um novo filhote para casa, várias medidas importantes precisam ser tomadas. Comece fazendo uma lista de todos os perigos óbvios que você perceber em sua casa. Vale inclusive ficar de quatro e andar pela sua casa para ver as coisas do ponto de vista de um filhote de cachorro! Só assim você irá garantir uma casa segura para receber o novo integrante da família

Atenção especial para esses itens:

  •     Mesas baixas, prateleiras baixas e itens no chão estão todos ao alcance de um cachorro. Verifique estas áreas com objetos que podem ser derrubados por uma cauda abanando ou que podem ser mastigados. Você deve remover quaisquer itens que você não queira que seja mastigado, ou que possam ser engolidos ou quebrados por um filhote. Isso pode incluir plantas, esculturas, alimentos nas prateleiras da despensa, controles remotos de televisão, objetos decorativos e muito mais.
  •     Fios no chão correm o risco de serem mastigados e podem causar sérios danos a um filhote. Queimaduras orais e eletrocussão são riscos potenciais de mastigar cabos elétricos. Se possível, eleve esses cabos para que eles fiquem fora do alcance do seu filhote, esconda-os atrás de móveis que seu filhote não consegue alcançar, ou cubra com protetores de fios.
  •     Certifique-se de que quaisquer latas de lixo que estejam expostas sejam pesadas o suficiente para que não possam ser derrubadas e tenham uma tampa segura. Se o filhote comer algo do lixo pode ter obstruções gastrointestinais, vômitos, diarréia e muitos itens podem ser tóxicos para o cão.
  •     Se você tiver um quintal ou área externa, verifique de perto se há buracos ou aberturas na cerca que precisem ser consertadas. Os filhotes são muito curiosos e, se virem uma abertura, tentarão mexer nela. Se você não tiver uma cerca, use a guia ou também estacas de amarração; Coleiras, guias e estacas devem ser seguras para que o filhote não fuja e nem se machuque.
Ter brinquedos mordedores disponíveis ajuda a livrar seus móveis e objetos pessoais de serem destruidos.

Leia também: 5 erros de comunicação comuns com Filhotes

  •     Remova quaisquer armadilhas de ratos ou venenos para insetos que estejam no chão e acessíveis a um filhote dentro e fora de casa. Esses venenos são tóxicos e podem ser fatais para qualquer animal de estimação.
  •     Se você tem longos cabos de persianas, você deve amarrá-los para que eles fiquem fora do alcance do seu filhote. Danos às persianas e cordões podem ocorrer se o seu cachorro decidir brincar com as pontas ao seu alcance, mas pior ainda, é o filhote ficar enrolado na corda ou até comer. Por isso é bem perigoso.
  •     Feche as portas de cômodos que não precisam estar abertos. Isso afasta o seu cachorro de problemas e te ajuda à ficar sempre de olho no seu filhote.
  •     Mantenha a tampa dos vasos sanitários fechada se o seu cachorro for alto o suficiente para entrar. Ninguém quer receber lambeijos de alguém que tenha bebido água da privada.
  •     Tenha uma variedade de brinquedos mordedores seguros para serem mastigados pelo seu filhote. Isso irá impedir o seu cachorro de querer mastigar outros itens. Assim como pernas de móveis e objetos inadequados. Especialmente enquanto está na fase de troca dos dentes.
  •     Regularmente varra seu chão para se certificar de que não existem itens aleatórios no chão. Qualquer coisa pode atrair o interesse do seu filhote.
Muitos perigos estão escondidos numa casa. Tente se colocar no lugar do filhote e imaginar o que pode interessá-lo.

Também fique de olho

Além desses pontos citados acima, verifique se as plantas que você cultiva em casa são seguras para pets (lista de plantas tóxicas). Remédios, produtos de limpeza e cosméticos devem ser guardados em locais bem fechados e fora do alcance dos pets.

Quando você tem uma casa segura, sobra tempo para você se divertir com o novo membro da família. Embora, como mãe/pai de cachorro você sempre precisa estar de olho em TUDO. Por isso, é importante regularmente checar possíveis perigos.

Comentários