Estresse em Gatos é mais comum do que se pensa, e vamos listar aqui as principais causas.
Comportamento, Gatos

Causas comuns de estresse em Gatos

O estresse nos gatos age da mesma maneira que nos humanos, tem efeitos debilitantes para sua saúde. Vamos falar sobre as principais causas, sintomas e tratamentos.

Qualquer pessoa que tenha sofrido estresse e ansiedade sabe os efeitos debilitantes que podem ter sobre sua saúde. O estresse nos gatos age da mesma maneira, e não apenas pode afetas as condições físicas, mas pode desencadear uma série de problemas comportamentais. Tais como evitar a caixa de areia, agressividade, depressão e abstinência. Quando problemas comportamentais surgem repentinamente, o primeiro passo é procurar descartar problemas de saúde (como infecções do trato urinário no caso de evitar a caixa de areia) e, em seguida, por fatores estressantes, como mudanças no ambiente/rotina.

Embora os seres humanos relacionem o estresse a fatores emocionais, e esses também são vistos no estresse felino, o estresse e a ansiedade em gatos podem vir de outras fontes, incluindo mudanças ambientais e estresse físico. Veremos algumas das causas do estresse em gatos, os sintomas e como podemos ajudar nosso gato a se recuperar, para uma melhor saúde física e emocional.

Gatos não lidam bem com mudanças. Mesmo mudanças sutis no ambiente de um gato podem levar ao estresse. Mudanças substanciais, como introdução de um novo bebê, cônjuge ou outro animal para a família, podem ter efeitos devastadores. Vamos ver as principais causas de estresse nos gatos

Consultas veterinárias

Muitos gatos ficam assustados e estressados ​​durante visitas ao veterinário. Boa parte do estresse que eles sentem é por perceberem que seus donos estão estressados também. Pela associação da caixa de transporte com as idas ao Vet, eles podem evitar entrar na caixa e ficar aterrorizados só de vê-la. Vale usar spray calmante no interior da caixa que irá transportá-lo até o médico veterinário. Além disso, cobrir a caixa com um cobertor também ajuda a acalmar o gato. Isso ajuda durante cada visita, mas não elimina o estresse da próxima ida.

Muitas coisas podem causar estresse nos gatos, qualquer mudança na rotina ou no ambiente que ele está acostumado pode desestabilizar o bichano.

Novos membros na família, humanos ou pets

Os gatos podem reagir de várias maneiras a novos membros da família, incluindo agressividade. Compreendendo isso e planejando com antecedência, você pode ajudar seu gato a evitar o estresse de uma introdução súbita. Portanto, deixe claro para o gato que ele ainda é o “número um” da família. Já a apresentação de um novo cônjuge ou colega de quarto humano exige compreensão e paciência. O recém-chegado precisa permitir que o gato apareça e se aproxime no seu próprio ritmo e evitar apressar o relacionamento.

Mudança para uma nova casa

Faça o maior esforço para que a rotina do seu gato seja interferida o mínimo possível. Durante a mudança, na hora de empacotar e desmontar a casa que ficará para trás, mantenha o gato em um ambiente tranquilo com suas coisas. Brinquedos, cama e cobertor favoritos, caixa de areia e tigelas de comida e água, por exemplo. Quando tudo estiver certo, leve o gatinho e seus pertences para o novo endereço. Nesse novo lar, faça o mesmo, mantenha um ambiente sem bagunça para recepcionar o gato e suas coisas enquanto desempacota e organiza o resto da casa.

Ter suas próprias coisas ao seu redor ajudará o gatinho a entender que ele está em casa. Se a mudança foi de longa distância é melhor pedir ajuda. Peça para uma pessoa ir antes para a nova residência e montar a ambiente segurança para o gatinho. Enquanto isso, a outra pessoa deve acompanhar o gato durante o transporte com seus pertences favoritos por perto.

Um novo trabalho

Um novo emprego ou outra mudança na rotina diária também deve ser tratada com planejamento antecipado. Então, uma semana antes de começar no trabalho, comece a sair durante o dia, aumentando gradualmente o tempo fora de casa.

Após o seu retorno, faça carinho e separe um tempo para brincadeiras juntos. No momento em que seu trabalho ou rotina nova começar, seu gatinho estará bastante acostumado a sua ausência durante o dia, e vocês dois aguardarão ansiosamente pelas experiências que terão juntos toda noite após o seu retorno.

Mudança de casa deve ser feita com cuidado, sempre mantendo os pertences do gato com ele para dar sensação de casa onde ele estiver.

Festas e ruídos altos

Feriados e datas comemorativas são particularmente estressantes para os gatos. Especialmente aqueles que geralmente estouram fogos de artifício, como no Réveillon. Sobretudo, recepções e festas com a campainha tocando constantemente, acompanhada de música alta, conversas e risadas geralmente fazem até o gato mais sociável se esconder. Nesses dias de muito movimento em casa ou na rua, deixe o gatinho e suas coisas em um cômodo tranquilo com pouca iluminação e música suave.

A visão através da janela

Gatos adoram observar pela janela, mas se um gato estranho passar pelo seu quintal ele ficará frustrado por não poder sair para defender seu território. Então, ele poderá atacar de repente a primeira pessoa ou animal que aparecer em sua frente. Essa agressão redirecionada é muitas inexplicável e mais comum do que se percebe.

Lidar com essa forma de agressão exige criatividade, o que inclui manter seu gato longe daquela janela ou, de alguma forma, impedir que consiga visualizar o quintal, enquanto toma medidas para desencorajar o gato estranho a explorar seu quintal.

Morte de um membro da família

Quando as pessoas estão sofrendo a perda de um membro da família, humano ou animal, às vezes esquecem que o gato também pode estar sofrendo. Os gatos sentem essa ausência. Por isso, você pode ajudar seu gato oferecendo uma peça de roupa da pessoa que partiu, ou o cobertor/brinquedo favorito do gato falecido. Dessa forma, irá ajudá-lo a entender que, embora tenham partido, ainda estão conosco de alguma maneira. Além disso, segurá-lo e falar com ele em tons reconfortantes não apenas irá ajudar seu gato, mas também te ajudará a lidar com sua perda.

Pets são muito sensitivos e muitas vezes "absorvem" o estresse dos donos.

Rivalidade ou Ciúme

A rivalidade e o ciúme ocorrem com mais frequência com a introdução de novos gatos no lar. Você também pode perceber rivalidade e ciúme quando os filhotes crescem e atingem a idade adulta. Nessa fase eles resolvem sua “hierarquia” dentro de casa. Por vezes, a melhor solução é apenas deixá-los sozinhos. Os gatos têm uma maneira própria de resolver as coisas, e uma vez estabelecido o gato alfa, a paz reinará novamente. Já a rivalidade súbita e o ciúme entre dois gatos adultos antes amigáveis, ​​é outro assunto. Isso pode ser causado geralmente por alguma mudança ambiental, e exigirá um pouco de trabalho de sua parte para descobrir a verdadeira causa.

Estresse em Gatos Idosos

Estresse é um fator importante para a saúde quando se trata de um gato mais velho ou com problema físico sério. Gatos com sistema imunológico enfraquecido, como pacientes com FIV ou FeLV, não devem ser submetidos à estresse. Portanto, é importante que o proprietário tenha isso em mente ao cuidar de um gato nessas condições. Além disso, é fácil para nós transferir nosso próprio estresse e ansiedade a respeito da doença, para o gato. O que só pode piorar a condição do bichano.

Gatos mais velhos ou com uma doença crônica/terminal, vivem muito melhor em um ambiente tranquilo. Com o mínimo de mudanças ambientais. Seria muito imprudente levar para casa um novo gatinho ou um novo cão sob estas circunstâncias. Entretanto, não é necessária uma condição de hospital, com silêncio absoluto. Mas, barulhos altos e movimentos bruscos devem ser evitados, se possível. Se houver crianças em casa, é válido conversar e explicar a situação. Não apenas para recrutar ajuda para reduzir o estresse do felino mais velho. Mas também, para prepará-los para o que inevitavelmente virá.

Remédios Naturais para o Stress

Em alguns casos, remédios naturais como ervas, florais ou homeopáticos podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Apresente apenas um remédio por vez. Antes disso, verifique com seu médico veterinário de confiança a respeito desses produtos.

Lembre-se, uma das coisas que você pode fazer para minimizar o estresse do seu gato é manter seu próprio estresse baixo. Pets são super sensitivos e muitas vezes absorvem os sentimentos das pessoas a sua volta.

Comentários