Cães e gatos podem sim conviver em harmonia, mas é importante saber como apresentar um ao outro
Cães, Comportamento, Gatos

Como apresentar Cães e Gatos

Cães e Gatos podem se dar bem juntos na maioria dos casos. É importante paciência e persistência para fazer essa convivência funcionar! Saiba como apresentar um ao outro

Cães e gatos podem se dar bem juntos em sua casa, na maioria dos casos. Com paciência e persistência, você pode ser capaz de ensinar cães e gatos a se darem bem (ou pelo menos a tolerar um ao outro). Em alguns casos, eles podem até se tornar amigos. No entanto, é importante entender que alguns cães e gatos nunca aceitarão um ao outro e poderão não conviver pacificamente. Mas, antes de desistir, dedique algum tempo para tentar fazer essa relação funcionar.

Porque cães e gatos batem de frente

Cães e gatos são criaturas caçadoras. Em geral, eles são geneticamente projetados para caçar e perseguir criaturas menores. Em cães, a raça tem um grande impacto sobre o tipo de presa. Por exemplo, Terriers foram originalmente criados para caçar e matar pequenos animais. Ao ver um gato, especialmente um filhote, esse instinto predatório pode entrar em cena. É claro que isso não quer dizer que os Terriers não se dão bem com os gatos. Por outro lado, os gatos são menos propensos a ver os cães como presas por causa da diferença de tamanho. No entanto, um filhote de cachorro ou um cão miniatura pode certamente desencadear o instinto predatório de um gato.

Comportamento territorial é comumente exibido por cães e gatos. O atual residente de quatro patas da casa pode se sentir ameaçado pela presença de outra criatura e se tornar defensivo. Para enviar a mensagem de que “este é o meu território”, os gatos podem rosnar e assobiar para o novo cão. Cães podem latir e rosnar para o gato novo. Ambas as espécies podem urinar ou defecar inadequadamente para marcar o seu território e / ou disputar a atenção do humano da casa. Quando se trata disso, é mais provável que o gato residente exiba um comportamento territorial e defensivo em relação ao novo cão. Um cão residente é mais propenso a ver o novo gato como presa e perseguir esse gato.

Cães e gatos devem ser apresentados gradativamente, com paciência e perseverança para que a relação entre eles funcione bem.

Prevenindo o confronto

Primeiramente, não coloque o novo animal de estimação junto do antigo e espere que o melhor aconteça. Em vez disso, comece devagar. A parte mais importante do processo é que você deve supervisionar diretamente ambos os animais de estimação. NÃO deve haver contato direto não supervisionado.

Lembre-se de estar seguro enquanto supervisiona seus animais de estimação. Um gato ou cachorro agitado podem erroneamente redirecionar a agressão para você, e arranhões ou mordidas são as últimas coisas que você precisa.

As apresentações devem ser feitas em etapas, e cada introdução deve ser feita quando os animais de estimação estiverem tão calmos e relaxados quanto possível. Depois de uma refeição pode ser um bom momento para isso. Não há fórmula exata aqui; é apenas uma questão de “feeling”. Você pode passar para o próximo estágio quando sentir que é a hora certa. Apenas certifique-se de permanecer no controle. Se você estiver em dúvida, não há problema em recuar um passo. Esse processo pode levar dias, semanas ou até meses.

Veja como começar o cuidadoso processo de introdução entre cães e gatos para que eles se deem bem.

Apresentação de Cães e Gatos: primeiro Estágio

Em primeiro lugar, seu cão ou gato já residente deve ter vantagem. Quando você levar o novo animal de estimação para casa, confine esse novo pet em um cômodo da casa, mantendo a porta fechada. Seu outro animal de estimação deve ter livre acesso ao resto da casa. Quando você estiver longe da casa, pode ser melhor manter o animal de estimação residente longe da porta fechada onde o novo animal está hospedado.

Nos primeiros dias, permita que cada animal descubra gradualmente os aromas e sons do outro (entre a porta fechada, é claro). Recompense cada animal de estimação com elogios e guloseimas se ele ou ela reagir com curiosidade calma ou apenas comportamento neutro. Se alguém demonstrar agressividade, ansiedade ou comportamento excessivamente excitado, remova imediatamente o animal da situação. Tente desviar sua atenção para algo como um brinquedo.

O esperado é que, após um ou dois dias, ambos sejam capazes de tolerar a presença do outro sem se exaltar. Esteja preparado, pois isso pode levar mais tempo. Então, quando estiver confortável, siga para o próximo passo.

Peça ajuda de outra pessoa, e sempre supervisione os pets nessas sessões. O uso do portão de grade ajuda que eles se vejam em segurança e com a distância adequada.

Estágio Dois

Agora que eles foram capazes de sentir, cheirar e ouvir um ao outro, é hora de permitir que eles se vejam. Usar um portão de grade para pet que você pode colocar na porta do cômodo onde o novo pet está. Isso funciona melhor se você tiver outra pessoa que possa ajudá-lo. Dessa forma, cada pet estará sendo supervisionado diretamente.

Ambos os animais de estimação devem estar a uma distância razoável um do outro em ambos os lados da porta. Alimente, elogie e gentilmente acaricie cada animal enquanto abre lentamente a porta (com o portão de grade já instalado e fechado). Não faça muita coisa a respeito disso, apenas mantenha o clima calmo e permita que cada animal descubra a porta aberta à distância. Novamente, se um dos animais se tornar agressivo, ansioso ou super-excitado, remova imediatamente o animal da situação e desvie sua atenção para algum brinquedo. Repita este exercício várias vezes ao dia por um ou mais dias. Novamente, você pode passar para o próximo passo quando sentir que ambos os animais podem se ver sem se alterar.

Estágio Três

Este é muito parecido com o segundo estágio, exceto que agora você quer que cada animal se aproxime do portão. Como sempre, mantenha o controle sobre cada animal. O cachorro deve estar na coleira. Saltar em direção ao portão deve ser evitado e altamente desencorajado. Se o seu gato está acostumado com uso de guia, coloque. Caso contrário, fique muito perto do gato. Não permita que ele ou ela pule sobre o portão. Tenha muito cuidado para não se machucar. Se o seu gato estiver assobiando para o cachorro e você o pegar, você pode facilmente ser mordido ou arranhado. Não se deve permitir que o gato e o cão toquem um no outro, eles só devem ter permissão para se aproximarem. Se a calma e as reações desejáveis ​​continuarem para ambos os animais durante um ou mais dias, você estará pronto para passar ao estágio quatro.

Nós esperamos que você consiga que seu cão e seu gato se tornem amigos, é muito possível!

Estágio Quatro

Nesta etapa final de apresentações, o gato e o cão podem estar no mesmo quarto juntos enquanto supervisionados. Neste ponto, o cão ainda deve estar na coleira. Em geral, o gato corre maior risco de ser ferido, então ele deve ou provavelmente ter uma vantagem aqui e ser capaz de fugir se for necessário (independentemente de o gato ter ou não vivido primeiro em casa). Trate suas reações da mesma forma que você fez nas etapas anteriores. Aumente gradualmente os tempos dessas sessões, cada vez deixando os animais ficarem mais próximos um do outro. Esse estágio final pode levar mais tempo e, durante esse tempo, os animais ainda devem ser separados quando deixados sozinhos.

Medidas à longo prazo

Com o tempo, você pode descobrir que seu gato e seu cão simplesmente aprenderam a tolerar um ao outro. Se você tiver sorte, eles se tornarão amigos. Em alguns casos, o gato e o cão nunca podem ser deixados sozinhos juntos em segurança. Use seu bom senso nessas situações e lembre-se: é melhor prevenir do que remediar. Independentemente do resultado, certifique-se de que sua casa esteja configurada para permitir que o gato tenha um cantinho sem cães. A comida, a água e a caixa de areia do seu gato devem ser mantidos permanentemente em uma área que o cão não possa acessar. Além disso, você pode treinar seu cão para ajudar a manter as coisas seguras enquanto estiver fora. Como sempre, certifique-se de que seu cão tenha bastante estímulo mental e físico. Forneça bastante exercício, envolvendo brinquedos e treinamento adequado para seu cão.

Comentários