Porque Cães comem Cocô? Vamos saber as causas e soluções para esse problema!
Cães, Comportamento

Por que alguns cães comem Cocô?

Comer cocô é um dos piores problemas de comportamento dos cães(e mais nojento também). Por que alguns cães comem cocô? Como você pode impedir seu cachorro de fazer isso?

Comer cocô, ou como é tecnicamente chamado, coprofagia, é relativamente comum em cães. Vamos explorar o assunto, suas causas e soluções.

Por que os cães comem cocô

As razões por que alguns cães comem fezes não são totalmente conhecidos, mas existem algumas teorias:

  1. Comportamento Natural: cadelas lambem instintivamente seus filhotes, ingerindo suas fezes, para deixá-los limpos. Esse é um comportamento normal que mantém os filhotes e seu ambiente limpos. Muitos filhotes começam a comer fezes, alguns desses crescem e param com esse comportamento. Mas, alguns também continuam na idade adulta. Comer cocô de outras espécies também é considerado comportamento natural. Se você tem um gato, por exemplo, você pode perceber que seu cão não sai de perto da caixa de areia. A maioria dos cães adora o gosto do cocô de gato. Talvez seja por causa das dietas de alta proteína dos gatos.
  2. Fome e Obsessão por comer: Um cão que sofre de desnutrição grave pode comer qualquer coisa que encontrar. Alguns cães, embora bem nutridos, estão com fome o tempo todo (isso pode ser um sinal de doença ou simplesmente a personalidade do cão). Muitos cães são completamente obcecados por comida e ingerem qualquer coisa que lhes pareça boa. Infelizmente, muitos cães parecem gostar do gosto das fezes (especialmente cocô de gato).
  3. Doença: Certas doenças e enfermidades podem causar coprofagia. Um sintoma de algumas doenças é o aumento do apetite ou ingestão de itens inadequados. Uma doença que altera a consistência ou o cheiro das fezes pode fazer um cão querer comer. O início súbito da coprofagia exige exame veterinário.
  4. Ansiedade, Medo e Estresse: Um cão com medo ou sob grande estresse pode comer seu próprio cocô. Este pode ser um mecanismo calmante em alguns casos. No entanto, se um cão é punido por defecação inadequada ou outra ação relacionada às fezes, ele pode associar a punição com a presença de fezes. Ao comer o cocô, ele está removendo a “evidência” para evitar a punição.

Quais são os riscos de cães comendo fezes?

Se um cão come seu próprio cocô, ele geralmente representa pouco perigo para esse cão. No entanto, bactérias e parasitas dessas fezes podem tecnicamente ser transmitidos para seres humanos e outros animais através do contato com a boca e a saliva do cão. Se você não estiver conseguindo evitar que seu cão coma as fezes, lembre-se de lavar bem as mãos se estiver em contato com a boca / saliva do seu cão.

Quando um cão come as fezes de outro animal (especialmente outro cão ou gato), ele corre o risco de ingerir os ovos de parasitas intestinais e bactérias potencialmente nocivas que podem causar doenças. Um cão que come as fezes de outros animais deve fazer análise fecal pelo seu veterinário com frequência.

Talvez o pior efeito do seu cão comer cocô seja o mau hálito que você tem que sentir. O atendimento odontológico pode ajudar, mas o ideal é evitar totalmente a ingestão de fezes.

Como posso impedir meu cachorro de comer cocô?

Depois de ter descartado problemas médicos como causa da coprofagia, você fica com o comportamento. Como o ato de comer fezes é geralmente um comportamento auto-compensador, é difícil parar.

Antes de mais nada, certifique-se de que o seu quintal é mantido livre de resíduos animais, e pegue as fezes do seu cão o mais rapidamente (e discretamente) possível após a defecação. No caso de cães que tentam comer suas próprias fezes durante ou imediatamente após a defecação, você deve estar em alerta máximo. Mantenha seu cão na coleira ao defecar. Se a atenção dele for para as fezes, imediatamente volte sua atenção para você (tente ensinar o comando “olha”). Recompense-o por prestar atenção em você, então imediatamente pegue as fezes e descarte-as. Outro comando útil nesta situação é “soltar”.

Mais um método para prevenir a coprofagia é acrescentar algo à dieta do seu cão que torne as fezes desagradáveis ao paladar do seu pet. Isso não funciona para todos os cães, mas também não prejudicará a saúde dele (desde que o seu cão não seja alérgico). O abacaxi é uma fruta que pode ser incluída na dieta, juntamente com a ração, e tornar as fezes desagradáveis. Converse com o seu Veterinário sobre produtos e alimentos que podem ajudar nessa missão.

Comentários