Porque Cães uivam? Já se perguntou isso antes? Todos os cães podem uivar, mas algumas raças tendem mais a apresentar esse comportamento.
Cães, Comportamento

Porque Cães uivam?

Os cães uivam por diferentes razões, mas acredita-se que os uivos sejam mais uma forma de comunicação. Uivar é uma vocalização normal que os cães selvagens geralmente fazem, mas não é exclusiva de coiotes e lobos. Todas as raças de cães, até mesmo um pequeno Lulu da Pomerânia ou um Chihuahua, têm a capacidade de uivar. Mas, certas raças são mais conhecidas por emitir este som.

Às vezes, eles uivam por medo, devido à alguma dor, desorientação após o despertar de uma anestesia ou simplesmente para tornar sua presença conhecida. É importante saber o que seu cão pode estar tentando comunicar quando está uivando.

Cães de todas as raças são capazes de uivar, embora algumas raças sejam mais predispostas do que outras.

Uivando devido a uma causa médica

Um cão pode uivar se estiver doente ou machucado. O uivo pode indicar de dor causada por uma lesão súbita, desconforto abdominal ou outro tipo de incômodo. A disfunção cognitiva canina, por vezes referida como demência do cão, é um problema médico que afeta o cérebro e também pode levar o pet a uivar. Esta questão é vista em cães mais velhos e é semelhante à doença de Alzheimer nos humanos.

Cães com disfunção cognitiva canina estão frequentemente desorientados, confusos e agem como se não soubessem fazer coisas que já eram parte da sua rotina. Esta disfunção é uma questão neurológica e, por isso, o cão pode começar a uivar apenas para se ouvir ou porque está confuso ou com medo.

Se você está preocupado que seu cão esteja uivando por uma causa médica, é importante fazer o check-up no seu veterinário de confiança o mais rápido possível.

Cães uivam por diversas razões, saiba quando deve se preocupar

Uivando devido ao medo

Assim como um cão que está uivando por um estado confuso de medo devido à demência, cães em outras situações de medo também podem uivar. Filhotes extremamente assustados podem uivar se temerem por suas vidas. Cães que já passaram por maus tratos, ao se sentirem ameaçados também.

Mas, se um cachorro está uivando em uma situação que pode ser interpretada como assustadora, é uma indicação de que ele está aterrorizado. Cães felizes, excitados ou relaxados não costumam uivar.

Uivando devido a problema comportamental

O uivo também pode ser ligado a problemas comportamentais. Cães que têm ansiedade de separação, por exemplo, são comumente notados pelos vizinhos uivando enquanto seus donos estão longe. Infelizmente, cães com ansiedade de separação e outros problemas comportamentais são geralmente ansiosos e estressados, então eles uivam por socorro ou para chamar a atenção de seus donos.

Uivo pode ser um pedido de atenção também.

Ansiedade de separação geralmente envolve outras coisas além do uivo, como comportamento destrutivo, andar de um lado para o outro, chorar, etc.

Entretanto, há coisas que você pode fazer para aliviar essa ansiedade e o comportamento uivante que é associado a ela. Mas, isso vai exigir tempo, treinamento e, em alguns casos, o uso de feromônios, suplementos e outros materiais de treinamento.

Uivando em resposta a outros ruídos

Um cachorro também pode uivar ao ouvir som de sirene ou outro ruído alto. Isto acontece porque o cão pensa que o ruído é na verdade um uivo de outro cão e o uivo pode ser uma ligação ou forma de comunicação entre cães.

Se um cachorro começar a uivar, provavelmente outro cão também começará se estiver ao alcance do som. Filhotes de cachorros, como os huskies siberianos, costumam ser vistos mostrando esse instinto natural de uivar em grupo.

Uivar é mais uma maneira do cão se expressar e comunicar.

Uivando para obter atenção

Além de cães com ansiedade de separação, cães também podem usar o uivo para chamar a atenção. Alguns cães são naturalmente mais vocais do que outros. Como todos os cães têm personalidades diferentes, você pode ter um cachorro que goste de uivar.

Uivar para atrair atenção de alguma pessoa pode significar “fique longe”. Especialmente se o cão estiver protegendo alguém ou algo. Mas, também pode significar apenas “vem brincar” se é seu próprio cão ou um cão amigo que quer sua atenção.

Seu cão uiva frequentemente ou já uivou em alguma situação? Qual? Conte pra gente nos comentários!

Comentários