Gato agressivo durante o carinho é algo mais comum do que se pensa. Saiba como lidar com isso e tornar o gatinho mais amigável.
Comportamento, Gatos

Seu Gato é agressivo durante o carinho?

Gato agressivo durante o carinho é muito comum e está entre as maiores frustrações de donos de gatos. Dos vários tipos de agressão de gatos, nenhum confunde, frustra e assusta tanto quanto a agressão durante o carinho.

O gato implora por atenção e ama as carícias, mas logo depois te morde e dá alguns golpes. Gatos usam agressividade para interromper interações, como carinho, quando você move/levanta ele ou se aproxima de repente. É um comportamento muito comum em gatos, mas você pode treinar o seu para corrigi-lo.

Por que seu gato é agressivo durante o carinho?

Ao contrário dos cães, os gatos geralmente têm baixa tolerância para serem acariciados e podem ficar super estimulados rapidamente. O tempo que leva para o carinho ir de agradável a desconfortável varia de gato para gato. Mas quando chega a esse ponto, o gato reage quase como se estivesse sendo ferido ou com dor.

Geralmente o comportamento de gato agressivo durante o carinho é mais comum entre gatos jovens e enérgicos. Que foram tirados precocemente da cama ou deixados sozinhos por longos períodos durante o dia.

Bater no gato piora a agressividade, já que a maioria dos gatos vê a correção física como um desafio. Sendo assim, ele pode se tornar ainda mais agressivo durante as sessões subsequentes de carinho.

A agressão durante o carinho pode ser explosiva e perigosa, especialmente para crianças pequenas. Aprenda a identificar e evitar situações que possam levar a esse comportamento.

A manipulação do corpo dos gatos pode deixá-los desconfortáveis e por isso eles atacam para interferir na interação.

Descartar causas médicas

Primeiramente, descarte qualquer causa médica. Existem algumas condições médicas que podem fazer com que um gato se torne agressivo, e você deve descartá-las antes de tentar modificar o comportamento do seu pet.

Peça que seu veterinário verifique se há sinais de artrite, lesão ou problemas dentários, para garantir que não seja uma dor física que esteja fazendo com que seu gato rejeite agressivamente suas carícias.

Sinais de agressividade em gatos

A Comunicação felina varia um pouco entre os gatos, assim como a fala humana pode incluir sotaques diferentes ou coloquialismos. Mas, a linguagem corporal oferece pistas sobre o que seu gato pretende fazer:

  • Rabo ativo e orelhas viradas para baixo indicam um ataque próximo.
  • Dilatação súbita das pupilas do gato indica excitação.
  • Aumento da frequência cardíaca (que você pode sentir se o gato estiver no seu colo) indica que o gato está em alerta.
  • Os ronrons que fazem a transição para rosnados baixos avisam para recuar.
  • A pele ondulante nas costas sugere irritação.

Qualquer sinal ou combinação de sinais significa que o gato pode arranhar ou morder.

Treine seu gato agressivo com reforço positivo para mostrar quem está no controle

Como parar com a agressividade durante o carinho

Seu gato continuará a usar mordidas e arranhões para controlar a interação. Torne esses comportamentos desnecessários evitando situações que os estimulem e gerencie as circunstâncias para que o gato nunca tenha a chance de morder ou empunhar suas garras.

Seja consistente, se você desistir antes de estabelecer as regras básicas para acariciar e agredir, você pode ter que começar o condicionamento do zero.

E lembre-se, os maus comportamentos de um animal de estimação muitas vezes pioram antes de serem eliminados por completo. Os especialistas em comportamento chamam isso de explosão de extinção e, quando isso acontece, significa que você está no caminho certo.

Limites do carinho

Os gatos aceitam carinho de outros gatos na cabeça e no pescoço. Mas os movimentos no corpo inteiro que um humano aplica podem parecer inaceitáveis ​​e deixar o gato inquieto ou desconfortável. É esse sentimento de desconforto que estimula a mordida.

Limite as suas carícias à cabeça do gato ou à nuca. Em seguida, identifique seu limite de carinho. Em outras palavras, conte o número de carícias que seu gato te permite antes de atacar; Preste muita atenção à sua linguagem corporal para que você possa parar o carinho antes que o gato morda.

Pode ser três afagos, cinco ou mais. Depois de identificar o limite, pare antes que o gato ataque para controlar a interação. Essa é a chave para reverter esse comportamento: deixar o gato saber que você está no comando da situação.

Quando você atingir o limite de carícias, se o gato estiver sentado em seu colo, não o empurre ou ele poderá agarrar você em uma tentativa de atacar suas mãos. Para terminar as carícias, simplesmente levante-se e despeje o gato sem tocá-lo. Não interaja com o gato, que pode chorar para chamar sua atenção. Outros gatos nessa situação podem simplesmente fugir e ficar de mau humor.

Saiba identificar os sinais que precedem o ataque. Assim você evita passar dos limites.

Use o reforço positivo

O objetivo nessas situações é ensinar ao gato que todas as coisas boas da vida (brincadeira, comida, atenção) devem ser conquistadas e que você dá as ordens. Então, recompensas podem ser usadas ​​para motivar o gato a responder adequadamente.

Por exemplo, ensine o gato a “entrar” usando a hora do jantar a seu favor. Antes que o gato chegue na tigela de comida, diga “venha” com uma voz alegre e forte e, em seguida, abra a lata, agite o saco de ração ou pegue o pote de comida. Quando o gato obedecer, recompense-o com o petisco ou pote de comida.

Use um petisco ou brinquedo para atrair seu gatinho para longe da mobília ou para fora do caminho, em vez de empurrá-lo ou levantá-lo, o que coloca suas mãos dentro da zona de perigo. Diga “saia” e jogue o petisco no chão.

Dessensibilização

Finalmente, se você gosta, você pode dessensibilizar seu gato agressivo e melhorar sua tolerância ao carinho. Se ele permitir três carícias antes de suas orelhas virarem para baixo e sua cauda agitar, ​​adicione mais um carinho; então pare e tire o gato do seu colo antes que ele possa morder. Ao adicionar um afago a cada semana, com o tempo, você pode aumentar seu limite evitando os ataques.

Conte pra gente se o seu gato agressivo acalmou com o treinamento de dessensibilização! É preciso paciência e persistência para conseguir!

Boa sorte!

Comentários