Cenoura para cães
Cães, Dicas Lolipet, Saúde

5 benefícios da cenoura para cães

Como petisco ou complementando a ração, a Cenoura – crua ou cozida – oferece diversos benefícios para os cães. Conheça os principais e inclua a Cenoura na alimentação do seu pet!

 

Embora não seja essencial à dieta dos cães, a adição de vegetais frescos e de poucas calorias, é uma ótima forma de variar o cardápio, oferecendo uma rica fonte de fibras e nutrientes que combatem o câncer e diferentes tipos de inflamações.

Vitamina A

A cenoura possui muita vitamina A e betacaroteno – que faz bem para a visão, pele e mucosas.
 No entanto, ela também regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso.

Sais minerais

O alimento contém sais minerais, como o fósforo, o cloro, o potássio, o cálcio e o sódio, fundamentais para o bom equilíbrio do organismo. Já o Complexo B presente na cenoura ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo.

Saúde bucal

A saúde bucal do seu bicho de estimação agradece ao ingerir uma pequena porção semanal de cenoura, pois ela limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores do cão. Além disso, quando os dentes de um filhote estão nascendo, a gengiva costuma coçar muito e ao mastigar uma cenoura crua, o incômodo se torna menor.

Gravidez

A ingestão de cenoura aumenta o volume sanguíneo, assim como a produção de leite – ideal para as cadelas que estão grávidas.

Sistema imunológico

Apetitosas e fáceis de serem encontradas no mercado, as cenouras possuem nutrientes que irão estimular e melhorar o sistema imunológico do cachorro, tornando-o mais resistente e forte contra doenças.

Cuidados com a saúde do pet

Fique alerta com a ingestão em excesso de cenouras. Alguns cães podem desenvolver problemas como prisão de ventre, hemorróidas, diarréia e até alergia. O alimento deve ser servido cru e em pedaços, como petisco ou cozida e misturada à ração. Importante saber dosar e perceber os sinais caso esteja sendo excessivo.

 

Via Pet Mag

Comentários