Como saber se o cão está com pulgas e como se livras delas!
Cães, Dicas Lolipet, Saúde

5 Maneiras de saber se seu Cão está com pulgas e como se livrar delas!

A maioria dos cães tem infestação de pulgas, pelo menos, duas vezes na vida. Listamos 5 maneiras de saber se seu cão está com pulgas e como se livrar delas!

 

Pulgas são um problema comum entre os cães, e aterroriza a vida de muitos donos. Nos meses mais quentes a infestação acontece rapidamente no animal e no ambiente em que ele vive. Não é à toa que é o parasita externo mais comum que existe em cães e gatos.

Mas como você tem certeza se seu Cão está com pulgas?

Coceira, mordiscadas e lambedura são os sinais mais óbvios. Mas aqui estão 5 dicas para você checar definitivamente se seu cão está ou não com pulgas:

1. Faça uma inspeção completa na pele do seu pet. Usando os dedos, gentilmente divida o pêlo, e você verá pulgas correndo na direção oposta tentando esconder. Você pode notá-las pela sua cor marrom escuro.

2. Dê um banho no seu cão e mantenha o ralo fechado para depois inspecionar a água de perto. Se houver alguns pontos pretos na água, é provável que seu cão esteja com pulgas.

3. Use um pente especial e passe com cuidado na pelagem do cão. Se você se deparar com criaturas pequenas que parecem castanhas, planas e ovais e que se movem rapidamente, então seu cão provavelmente tem pulgas. Áreas onde eles são mais prevalentes são geralmente a base das orelhas e as costas.

4. Elas deixam para trás muita sujeira, parecem pequenas manchas pretas. Se você encontrar alguma, coloque-a em um tecido branco e espere – se for de fato fezes de pulgas, um pequeno ponto vermelho aparecerá.

5. Se você encontrar uma pulga, tente agarrá-la e esprema entre a ponta dos dedos. Se o bicho esmagar facilmente, provavelmente não é uma pulga, geralmente elas são difíceis de espremer.

 

Ciclo da Pulga e Vias de Infestação

É necessário remover as pulgas não só do animal como também do ambiente que ele vive.

Pulgas fazem mal para a saúde?

Elas não são simplesmente parasitas incômodos, elas também podem causar doenças e transmitir parasitas internos:

  • A saliva que a pulga injeta para melhor sugar o sangue, pode provocar irritação, eczemas e outras doenças cutâneas, como a DAPP (Dermatite Alérgica à Picada da Pulga);
  • Se o número for elevado, o animal pode ficar anêmico devido à quantidade de sangue perdida;
  • As pulgas podem transmitir parasitas internos como é o caso do verme intestinal Dipylidium caninum, que além de infectar o intestino dos cães e dos gatos, também é transmitido a seres humanos, em especial crianças;
  • O constante desassossego do animal, em stress com a comichão incessante, pode levar o animal a comer menos, tornar-se deprimido e até agressivo, dependendo da sua personalidade.

O que fazer se o seu cão estiver com pulgas:

Pulgas podem inclusive causar doenças no animal! Cuide do seu animal e previna essa praga!

Elas podem inclusive causar doenças no animal! Cuide do seu animal e previna essa praga!

NO AMBIENTE

O ambiente que o animal vive precisa ser extremamente limpo para eliminar todas as pulgas que vivem ali; a casa do cão que está infestado, também fica infestada, em frestas de piso, carpete, almofadas, sofás, etc. Portanto de nada adianta desparasitar o animal e não fazer a limpeza no ambiente.

  • Aspire tudo o que for possível: chão (principalmente frinchas), carpetes, móveis (por baixo e nos cantos), caixas de transporte, tapetes, almofadas, sofás, etc;
  • Tenha um cuidado a mais em zonas mais úmidas e que não estejam muito expostas à luz do Sol, são os lugares que as larvas se refugiam até se tornarem adultas;
  • Quando terminar de aspirar, coloque o saco do aspirador dentro de outro saco ou recipiente isolado (para evitar fuga de pulgas) e deposite-o fora de casa no lixo habitual;
  • Lave toda a roupa em que o animal tenha estado em contacto, em especial das camas (a dele e a sua), com água bem quente;
  • A eliminação das pulgas pode demorar algumas semanas ou até um mês, e as lavagens e aspirações devem ser repetidas com frequência até que não tenha mais nenhuma pulga no ambiente;
  • Se for uma infestação mais grave, poderá ter de recorrer a um inseticida antipulgas em casa. Ao escolher o produto, tenha muita atenção aos rótulos para se certificar que não corre o risco de intoxicação de pessoas e animais;
  • Em casos de gravidade extrema, recorrer aos serviços de uma empresa de desinfestação poderá ser necessário.

NO ANIMAL

Existem diversas formas de tratar o animal com infestação de pulgas, alguns optam por shampoo anti pulgas, outros por pipetas e agora existem os comprimidos mastigáveis que agem de dentro pra fora:

  • Dê um banho usando shampoo especial. Siga as instruções do shampoo com cuidado. Administrar o shampoo sobre todo o corpo, a partir do pescoço para baixo. Deixe repousar por 5-10 minutos.
  • Penteie a pelagem do cão com um pente especial, suavemente removendo todas as pulgas. Mate todas que você encontrar.
  • O uso de Comprimidos Mastigáveis Bravecto funciona assim: quando as pulgas começam a se alimentar do sangue dos cães elas ingerem o ingrediente ativo de Bravecto presente no sangue dos animais tratados. O Fluralaner é um potente inibidor de partes do sistema nervoso das pulgas e carrapatos causando nesses parasitas hiper excitação, paralisia e morte. Bravecto começa a matar pulgas 2 horas após a sua administração e a eficácia máxima é alcançada dentro de 8 horas, para pulgas, e 12 horas para carrapatos durante 12 semanas.
  • O uso continuo de 3 em 3 meses dos comprimidos Bravecto mantém seu peludo protegido dessas pragas que incomodam e podem até causar doenças.

Como preveni-los

Para que seu cão não continue recebendo ataques de pulgas, consulte o seu veterinário de confiança e ele pode prescrever-lhe tratamentos que previnem as infestações.

Tosar e banhar o pet regularmente também irá ajudar a prevenir, bem como manter sua casa e o ambiente que o cão vive limpos.

Comentários