Tosar os Cães não é algo tão simples. Os pelos protegem e funcionam como isolante térmico tanto no frio quanto no calor.
Cães, Dicas Lolipet, Saúde

Tosar no Verão? Melhor não!

Tosar o pelo do seu cão pode ser uma escolha errada e vai fazer ele sofrer ainda mais com o calor. Saiba mais.

Ao contrário do que muitos pensam, os pelos não aquecem os cães quando as temperaturas sobem. Eles regulam a temperatura através da boca. Sim, diferente de nós humanos que transpiramos pele pele, os cães e alguns felinos não transpiram pela pele. A regulação da temperatura acontece na boca, eles ficam ofegantes, expulsam o ar quente e dessa forma diminuem a temperatura interna.


Os pelos protegem o cão tanto do frio quanto do calor, funciona como um isolamento térmico, que aumenta de acordo com a sua espessura. Aí que entramos na questão da tosa, na maioria das vezes, cortar o pelo muito baixo pode atrapalhar mais o seu cão do que ajudar! Além disso, nós humanos temos uma grossa camada de queratina que torna a pela resistente ao atrito. Os cães, não, e por isso com a tosa podem ficar expostos à queimaduras e ferimentos decorrentes do contato.

Deixar a pele do animal exposta pode ser perigoso e causar machucados de atrito, contato ou queimaduras.

Deixar a pele do animal exposta pode ser perigoso e causar machucados de atrito, contato ou queimaduras.

Algumas raças de cães que não possuem pelo (na verdade, possuem um pelo extremamente fino) requerem cuidados específicos que devem ser indicados pelo médico veterinário de confiança.

É comum entre nós humanos, levar a nossa experiência para os animais e pensar que os cães estão sofrendo por conta do excesso de pelos no calor. Mas, quando compreendemos a fisiologia dos cães principalmente na dissipação do calor, concluímos que tosar muito o animal não ajuda e pode muitas vezes piorar o problema.

Não estamos falando que não sejam necessários cuidados extras nos dias mais quentes. Isso é um fato, e vamos citar alguns deles aqui. Simples atitudes vão ajudar e muito seu cãozinho a enfrentar o calor!

Além dos cuidados com a tosa, eles precisam estar em ambiente arejado e fresco, com água sempre disponível!

Além dos cuidados com a tosa, eles precisam estar em ambiente arejado e fresco, com água sempre disponível!

  • Cães precisam de um ambiente fresco, sem sol direto.

  • Água, SEMPRE!! Troque frequentemente, mantenha sempre com água! A hidratação é importante para evitar problemas maiores!

  • De olho no chão! Os horários para passeio não podem ser nos períodos de pico de sol e calor. Prefira o começo da manhã e o fim da tarde!

  • Ventilação natural ou artificial, é importante manter o ambiente fresco e ventilado.

  • Oferecer brinquedos com água, ou que congelem podem ajudar a refrescar!

  • Tapetes refrescantes diminuem a temperatura em até 15º em relação ao ambiente só com o peso do cão sobre eles, são ótimos aliados no verão!

Caso a temperatura ambiente esteja muito alta (superior a do cão) pode levar o animal a convulsionar entre outros problemas.

Cães de pelo longo devem continuar a tosar por manutenção normalmente. O que deve ser evitado é retirar boa parte dos pelos deles. O ideal é manter pelo menos 2 dedos de altura do pelo. Nunca deixe a pele do cão exposta!

Mais dicas de verão aqui:

  1. Como evitar a desidratação dos Pets no Verão
  2. Dicas para Refrescar o verão dos Pets
  3. Você sabe porque os cães ficam com a língua para fora?

Comentários