Agressividade entre gatos pode ser ocasionada por disputas por território ou fêmeas, agressões anteriores, mudanças na rotina entre outras causas.
Comportamento, Gatos

8 dicas para acabar com a agressividade entre Gatos

Gatos podem se tornar agressivos por diversas razões. Separamos 8 dicas para acabar com a agressividade entre gatos.

Agressividade entre gatos é um problema bastante comum. Se você tem mais de um gato, já deve estar familiarizado com brigas entre os bichanos. Brigas frequentes podem ser frustrantes para donos de animais e potencialmente perigosas para os gatos. A maioria das agressões entre gatos tem como motivo território ou fêmea. Geralmente envolve gatos do mesmo sexo, não castrados, e piora durante o período de acasalamento. Castrar gatos antes do primeiro ano de idade diminui / previne cerca de 90% das agressões entre gatos.

Relação entre gatos

Eles geralmente conseguem aprender a tolerar ou evitar um ao outro. No entanto, o gato “mais frágil” (muitas vezes um gatinho mais velho ou doente) pode se tornar uma espécie de alvo para os outros felinos. Agir como uma vítima (se esgueirando, usando linguagem corporal submissa, se escondendo, etc.) é o equivalente a usar um cartaz “me chute” e convida os valentões a aumentar sua implicância. Nunca permita que os gatos “combatam”. Isso raramente resolve conflitos e geralmente piora as coisas.

Gatos castrados geralmente convivem melhor com ooutros felinos do mesmo sexo.

Gatos castrados geralmente convivem melhor com ooutros felinos do mesmo sexo.

Por que eles brigam?

As lutas entre gatos podem ser consequência de agressões redirecionadas, medo de agressão, mudanças de um modo geral, disputas por fêmeas ou território. Mudanças no grupo social do gato (adição ou partida de um membro) podem levar a um aumento nos confrontos. Da mesma forma, mudanças ambientais, como mover ou rearranjar móveis e arranhadores de gato ou mudar o local que o animal faz as refeições / necessidades, também podem causar brigas.

Qualquer mudança na rotina pode deixar os gatos estressados a ponto de agredirem um ao outro. Felinos atingem a maturidade social entre 2 e 4 anos de idade e então desafiam os outros por questões de status.

A falta de espaço predispõe os gatos a disputas territoriais. Os gatos marcam o território através de fricção das bochechas, patrulhamento e marcação de urina.

Qualquer mudança na rotina pode tornar o felino agressivo.

Qualquer mudança na rotina pode tornar o felino agressivo.

Alguns felinos podem atrair outros para o seu território e depois “disciplinar” o outro gato por invasão. Agressão territorial felina é notoriamente difícil de corrigir. Os gatos que vivem soltos, a agressividade se manifesta no território que consideram sua casa.

Gatos usam comunicação verbal e corporal para elevar seu status aos olhos dos outros felinos. Eles desafiam uns aos outros com olhares fixos, posição do corpo, silvos, rosnados, comportamento de montagem, mordidas na nuca, brincadeiras ou atenção, por exemplo. Alguns gatos dominantes também usam o comportamento de lamber energicamente o outro gato para fazê-lo se afastar.

Eles desafiam uns aos outros através de olhares, posição do corpo, rosnados, etc.

Eles desafiam uns aos outros através de olhares, posição do corpo, rosnados, etc.

Dicas para acabar com a agressividade entre os gatos:

  • Adicionar mais espaço territorial impede que os gatos compartilhem áreas de escalada, tocas, arranhadores, e diminui a necessidade de disputa. Por isso, aumentar o número de brinquedos, árvores de gato, caixas de areia e estações de alimentação, ajuda muito já que dispõe mais do que suficiente para cada gato.
  • Evite recompensar o mau comportamento. Isto é, dar comida ou atenção ao gato agressivo pode acalmar a angústia a curto prazo, mas recompensa o valentão. Em vez disso, pegue o agressor antes que ele se assuste. Então, redirecione seu comportamento com um brinquedo interativo, como um feixe de lanterna, para atraí-lo para o jogo.
  • Se o brinquedo não funcionar, interrompa o mau comportamento com um barulho agudo. Uma vez que o gato agressivo se afaste e esteja calmo, reforce o comportamento com um petisco, brinquedo ou carinho.
  • Trate os gatos agressivos como se os apresentasse pela primeira vez. Dê ao gato passivo a escolha da localização da casa, pegue o gato agressor e faça a introdução.
  • Fale com um veterinário ou especialista em comportamento animal para ver que tipo de terapia profissional pode ser útil. Certos medicamentos podem controlar o comportamento agressivo enquanto diminuem a postura defensiva e vocalização do gato ameaçado. Embora não seja uma cura, a medicação pode ser uma ferramenta que permite que o treinamento adicional funcione de forma mais eficaz.
  • Crie situações controladas para expor os gatos uns aos outros. Por exemplo, através de um vidro, em um ambiente grande, com coleira, etc.
  • Durante os encontros controlados, alimente os gatos com ração e petiscos saborosos e incentive brincadeiras. Dessa forma, eles aprenderão a se associar com recompensas divertidas e positivas.
  • Tente usar feromônio para reduzir a agressividade. No mercado é vendido um produto que imita o odor natural do gato (os seres humanos não podem sentir o cheiro) e é espalhado através de um difusor. Vale tentar, já que geralmente ajuda a acalmá-los.
Os gatos mais frágeis, que assumem a posição de submissos e vítimas, tendem a atrair ainda mais implicância.

Os gatos mais frágeis, que assumem a posição de vítimas, tendem a atrair ainda mais implicância dos outros bichanos.

Paciência e Consistência

Outra forma de evitar a agressividade e os confrontos é estar sempre atento ao comportamento dos gatos. Portanto, saber identificar a linguagem corporal dos felinos pode evitar o início das brigas. Fique atento, quando os gatos começarem a se encarrar, arrepiarem os pelos ou arquearem as costas, abaixarem a cabeça, juntar as orelhas, estão se preparando para a briga, então, separe-os.

Condicionamento comportamental pode levar meses e requer muita paciência e tempo. Entretanto alguns gatos podem nunca se dar bem e até mesmo se machucar durante as lutas. Quando todas as táticas falharem em impedir que os gatos briguem, um gato pode precisar ser permanentemente separado do outro.

Comentários