Calor também afeta os Gatos, e alguns cuidados são importantes para evitar insolação, queimaduras, hipertermia e desidratação.
Dicas Lolipet, Gatos, Saúde

Calor e os Gatos – Dicas para mantê-los frescos

Calor atinge os Gatos também, assim como acontece com os cães. Apesar de a maioria dos gatos adorar um dia quente e ensolarado, quando a temperatura se torna extrema, fica perigoso. Por isso, separamos algumas dicas para manter seu gatinho seguro e confortável nos dias mais quentes.

1. ÁGUA

Verifique se o seu gato tem muita água fresca disponível. Além disso, substituir a água algumas vezes por dia, pode incentivar seu gato a beber mais. E também distribuir várias tigelas ao redor da casa irá garantir que a água seja de fácil acesso. Considere fontes de água quando o gato não toma água com facilidade.

2. SOMBRA

A maioria dos gatos vai desfrutar de uma soneca ao sol e, em seguida, retirar-se para um local com sombra quando ficar muito quente. Então, certifique-se de que seu gato tenha alguns pontos frescos e à sombra para se refugiar na casa e no jardim. E não se surpreenda se encontrar seu gato deitado ou no chão da cozinha ou no banheiro. Azulejos e pisos frios, mantêm-se frescos e, por isso, os gatos gostam de deitar em contato com eles quando estiverem com calor demais.

Gatos adoram banhos de sol, mas quando o calor é extremo eles precisam ter um lugar à sombra e fresco para descansar

3. CIRCULAÇÃO DE AR

O simples fato de abrir as janelas para deixar entrar uma brisa pode ajudar a fornecer uma área fresca para o bichano descansar. No entanto, você pode melhorar: pegue um ventilador e coloque-o no chão ou perto de uma janela aberta. Se o seu gato estiver com muito calor, é provável que ele vai adorar apreciar a brisa para se refrescar. Para potencializar o efeito, experimente colocar uma garrafa com água congelada na frente do ventilador.

Outra boa alternativa é elevar a cama do seu gato. Camas suspensas com apoio de pano, permitirão que o seu gato durma confortavelmente durante o tempo quente. Isso acontece porque o ar que passa debaixo da cama ajudará a mantê-lo fresco. Enquanto no inverno, pelo fato de estar longe do chão frio mantém o bichano aquecido.

Outro produto que pode ajudar, é o Tapete Refrescante, que é feito com gel especial. O próprio peso do animal ativa o gel que diminui em até 15º a temperatura (comparada ao ambiente), por isso, é muito recomendado.

4. PELAGEM EM DIA

Escove seu gato com frequência. Porque a pelagem bem escovada, ajuda a manter o gato fresquinho. Ainda mais se o seu gato tiver pelo longo. Nesses casos, considere o corte profissional para ajudar a aliviar o calor durante o verão. Gatos brancos e claros têm pele muito clara e por isso estão sujeitos a queimaduras solares.

Além disso, você também pode pegar um pano úmido e acariciar seu gato com ele. A maioria dos gatos não se importa com um pouco de umidade em sua pelagem, pelo contrário. Principalmente quando percebem como isso pode refrescá-los. Na verdade, uma das maneiras pelas quais os gatos se acalmam é a higiene, que nada mais é do que molhar a pele com saliva em vez de água.

Para manter os gatos hidratados no calor, distrubua água em diversos potinhos pela casa, e se possível coloque cubos de gelo para mantê-la fresca por mais tempo;

5. GELO

Se você ficar ausente o dia todo, experimente colocar três ou quatro cubos de gelo na tigela de água do seu gato antes de sair. Pois, isso irá manter a água fresca por mais tempo.

Além disso, vale encher uma pequena garrafa com água e deixar congelar. Após congelada, enrole a garrafa em uma toalha e coloque-a no local de descanso preferido do seu gato. Não encha a garrafa até o topo, pois a água se expande quando congela e pode abrir a garrafa.

SEGURANÇA

Antes de fechar garagens, galpões e estufas verifique se nenhum gato entrou no local. Os gatos podem encontrar uma entrada para dentro enquanto estão procurando um local com sombra para se refrescar. Em locais fechados eles podem se desidratar, por isso, é melhor sempre checar se nenhum gatinho entrou.

Assim como vale para verificar carros. Se você deixar as janelas abertas para deixar o carro esfriar, sempre verifique se um gato não entrou lá dentro antes de ir embora.

Cuidado especial aos gatos de pelagem clara, que podem sofrer queimaduras. Manter o pelo escovado ajuda a diminui a sensação de calor no gato.

INSOLAÇÃO

Os sintomas de insolação incluem:

  • respiração excessiva;
  • letargia
  • babando;
  • febre;
  • vômito;
  • colapso
  • inconsciência

Se você está preocupado com o seu gato ou suspeita que ele esteja sofrendo de insolação. Então, por favor, leve-o imediatamente ao veterinário de confiança para tratamento adequado.

Qualquer sinal diferente requer atenção. O calor extremo que tem feito nos últimos verões judiam dos pets. Por isso, sempre esteja atento ao seu pet e providencie tudo que for necessário para o bem estar dele.

Comentários