A Erva do Gato pode ser utilizada tanto para acalmar gatos hiperativos como para animar gatos entediados e estressados.
0

Erva do Gato: Tudo sobre Catnip

A erva do gato também é conhecida como Catnip, e está presente em muitos brinquedos dos bichanos. A erva agrada a maioria dos gatinhos, e nós vamos te explicar porque!

A erva do gato/catnip é bastante popular entre os donos de gatos, mas você sabe como ela funciona? Nativa da Europa, Oriente Médio, Ásia Central e regiões da China, a Erva é chamada de Catnip por causa do efeito que causa nos felinos. Neste post, falaremos bastante sobre a erva do gato, como ela pode ser usada e como pode beneficiar seu amigo felino.

Para começar: O que é Catnip?

Catnip, ou Nepeta Cataria, é uma planta herbácea da família da hortelã. O nome Nepeta deriva da cidade italiana de Nepete (conhecida hoje como Nepi), onde a planta foi cultivada pela primeira vez. A plantinha é bastante similar a hortelã, com pequenas folhas dentadas, e floresce desde o final da primavera até o Outono, com uma gama colorida de flores em tons de rosa e lilás.

A Erva do Gato, famosa Catnip é da família da hortelã e atua no cérebro da maioria dos gatos!

A Erva do Gato, conhecida como Catnip é da família da hortelã e atua no cérebro da maioria dos gatos!

Não é de hoje o cultivo e o uso de catnip,  ainda que não seja um fato confirmado, é provável que os egípcios antigos cultivassem a planta, já que sabemos que eles tinham gatos domesticados. Os romanos são conhecidos por ter usado a erva em medicamentos durante a Idade Média antes de serem introduzidos na América, por volta do século XVIII.

O que a erva faz?

Cerca de 70% – 80% dos gatos são afetados pelo aroma da erva Catnip. Filhotes e idosos geralmente não sentem os efeitos. A erva atua através do olfato do bichano, o cheiro da substancia pode gerar efeitos poderosos! A maioria dos gatos que cheiram a planta experimentam excitação, hiperatividade e sensação de felicidade. Provoca alterações no seu comportamento, podendo fazer com que o bichano fique mais agitado, mie, e procure mais contato com a planta, rolando sobre ela, ou tentando lamber.

Como funciona?

Embora pesquisadores ainda não entendam a fisiologia exata de como a erva funciona, sabe-se que a nepetalactone é a substância ativa. A reação ao nepetalactone é herdada geneticamente, por isso seu animal de estimação pode ou não se interessar. Através do olfato a substância age no cérebro do animal e gera a excitação.

O efeito da erva do gato geralmente durará cerca de dez minutos, após esse período, o gato se tornará “imune” aos efeitos por aproximadamente meia hora. Depois desse intervalo eles poderão se interessar novamente.

Depois da excitação e hiperatividade, vem o relaxamento. É normal o gato dormir bastante tempo depois de brincar com a catnip, mas isso se dá apenas ao fato de ele gastar bastante energia quando está em contato com ela.

Eles podem fazer caretas por que é através do olfato que substancia atua, e eles se esforçam para maximizar os efeitos!

Eles podem fazer caretas por que é através do olfato que a substancia atua, e eles se esforçam para maximizar os efeitos!

 

 VOCÊ SABIA?

A Catnip não afeta apenas gatos domésticos. Alguns leões, tigres e outros grandes gatos também sentem os efeitos!

Humanos x Catnip

É uma dúvida bastante comum, mas não, Catnip não causa efeitos nos humanos. O único efeito que pode causar é a alegria que o dono vai sentir de não ter mais seus sofás arranhados, ou seu gato estressado/triste demais.

Como é usado?

A erva do gato pode ser utilizada de diversas formas, mas geralmente é empregada como uma ferramenta de treinamento. Pode ser colocada em arranhadores para gatos, para que o gato se interesse e acostume com o objeto e não arranhe mais o sofá ou outros móveis; No local que o dono determinar para seu bichano fazer xixi e coco; em brinquedos; na caminha do animal; e em casos que o gato seja relutante para comer a ração, pode ser colocada por cima do alimento.

Muitos brinquedos para Gatos já vem com Catnip, isso é muito legal porque a brincadeira ajuda e muito na saúde do gato, e a Catnip estimula essa atividade!

Muitos brinquedos para Gatos já vem com Catnip, isso é muito legal porque a brincadeira ajuda e muito na saúde do gato, e a Catnip estimula essa atividade!

Também serve como sedativo ou distração, a erva pode ser usada para acalmar gatos hiperativos, suavizar o terror de uma viagem de carro ou fazer uma apresentação mais amigável a um felino novo.

Brincar e estimular os gatos é super importante para o desenvolvimento dos bichanos e qualidade de vida, saiba como brincar da maneira certa com o seu gatinho!

Brincar e Estimular os Gatos é super importante para a saúde e qualidade de vida deles.

A Catnip pode ser comprada na sua forma de erva pura, desidratada, líquida, ou como recheio de brinquedos. Esses brinquedos são uma maneira conveniente de apresentar o seu gato à experiência através de um conceito com o qual eles já estão familiarizados – a brincadeira! A exposição excessiva ao catnip pode eliminar a sensibilidade do seu gato à substância, então é aconselhado usar com moderação e estratégia.

O catnip é seguro?

Já foi um assunto bastante debatido no passado, mas hoje é praticamente unânime que a erva é totalmente inofensiva. A erva não é prejudicial à saúde e não vicia. Não existem efeitos nocivos à saúde do gato, não é tóxica e ele não se tornará dependente químico da catnip.

Eles tendem a cair em sono profundo após o uso da erva do gato, isso acontece por que eles acabam gastando muita energia!

Eles tendem a cair em sono profundo após o uso da erva do gato, isso acontece por que eles acabam gastando muita energia!

Ainda assim, como donos de animais de estimação, devemos sempre observar as reações dos nossos pets a qualquer experiência nova. Por exemplo, é improvável que aconteça, mas a catnip pode tornar um gato macho agressivo devido à sua conexão com o comportamento de acasalamento. Se isso acontecer, você deve parar de usar catnip. A melhor abordagem é tentar uma pequena quantidade de catnip com seu gato para ver como ele reage, antes de usá-la em maior quantidade. Infelizmente, nossos animais não podem conversar conosco e nos dizem como se sentem, por isso é nossa responsabilidade procurar sinais de infelicidade ou desconforto, e sendo assim interromper o uso.

Seu bichano gosta da erva do gato? Conte para nós como ele reage nos comentários!

Comentários

Lolita

Lolita

Mascote oficial do Pet shop Online Lolipet, sou uma misturinha de Husky Siberiano e Border Collie super querida por todos e muito esperta! Adoro brincar na praia, no parque, na lama e com a cachorrada toda! Sou uma cadela terapeuta e adoro dar carinho para quem precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *