Gatos também ficam idosos. A idade chega para todos, e o que esperar da velhice do seu gato?
Gatos, Saúde

Gatos idosos: os efeitos da idade

Pets também ficam idosos e os efeitos da idade avançada são inevitáveis. O que esperar da velhice do seu gato?

Quando os gatos se tornam idosos? O velho clássico “um ano humano equivale a sete anos de gato” pode ser uma maneira fácil de calcular e entender a idade do seu gato, mas não é nada preciso. Os estágios da vida do gato – filhote, adolescente, adulto, idoso – podem ser comparados as fases dos humanos.

Além disso, há uma série de sinais de que seu gato pode estar se tornando um idoso. Mas, para te ajudar a saber aproximadamente a idade deles correspondente à nossa, fizemos a tabela abaixo:

Comparativo aproximado da idade dos gatos em relação à idade humana.

Comparativo aproximado da idade dos gatos em relação à idade humana.

Expectativas de um gato idoso

Como regra geral, gatos são considerados idosos a partir de 8 a 10 anos de idade. A partir disso, você deve considerar uma consulta com seu veterinário para determinar os cuidados com a saúde e bem estar do seu gato, à medida que envelhece.

Cada gato, assim como cada ser humano, é diferente. Sendo assim, você pode esperar algumas mudanças físicas à medida que seu gato envelhece. Mas, as mudanças podem se manifestar mais tarde do que em outro gato, por exemplo. Eventualmente seu gato pode se tornar menos ativo, e sua audição e visão, até então perfeitas, podem não ser mais tão nítidas.

Eles ficam mais calmos, mais dorminhocos e com menos energia e disposição.

Desacelerar

Se você tem vídeos do seu gato de quando ele era filhote ou adolescente, você pode perceber que seu gatinho perdeu um pouco de energia a cada fase da vida.

Diante disso, um dos sinais de desaceleração inclui tirar cochilos mais longos. Bem como perder o interesse em brincadeiras que antes o excitavam, como perseguir o rato movido à corda ou pegar o peixe da varinha.

Além disso, você pode notar que o seu gato talvez não queira mais subir nas prateleiras mais altas. Ou os obstáculos da árvore de gato favoritos podem não estar mais ao alcance do seu gato. Em alguns casos, seu gato pode apresentar alguma dificuldade para subir e descer escadas.

Audição Reduzida

Assim como os humanos, os gatos podem sofrer perda auditiva. A taxa de perda é variável. Para alguns gatos, a perda auditiva pode ser quase imperceptível, ou pode ser total. Portanto, caso perceba alguma mudança, peça para o seu veterinário examinar os ouvidos do seu gato. Seu veterinário poderá descartar ou não problemas como: parasitas, infecções, crescimentos no canal, entre outros que possam interferir na audição normal.

Muitas mudanças acontecem tanto físicas quanto comportamentais.

Olhos nublados

Assim como acontece com os cães, os olhos dos gatos idosos geralmente adquirem uma névoa transparente azulada na área da pupila. Este é um efeito normal do envelhecimento. O termo médico para isso é esclerose lenticular. Mas, a visão não necessariamente está afetada. Por outro lado, cataratas são brancas e opacas, e esta pode afetar a visão. Nesse caso, seu veterinário precisa ser consultado.

Afinamento da íris

Atrofia da íris, ou afinamento da íris, pode ocorrer em alguns olhos de gatos, particularmente aqueles com íris de cor mais clara, como os de olhos azuis. Além disso, a íris do olho parece ter manchas. Exceto em casos extremos, essa condição geralmente não afeta a visão. Entretanto, isso pode ocorrer apenas em um olho e fazer com que alguns gatos se tornem mais sensíveis à luz. Se você perceber isso, você deve verificar com o seu veterinário. Em alguns casos, o aumento da pigmentação na íris pode indicar um risco para o melanoma maligno da íris, um tipo de câncer, e deve ser examinado antes de ser descartado.

O olhar muda, pode ficar nublado e ter afinamento da íris.

Perda muscular

Perda de massa muscular, chamada atrofia muscular, pode ocorrer na velhice. Você pode perceber isso, especialmente nas patas traseiras. Se o seu gato está com dificuldade de ficar em pé ou andar, consulte o seu veterinário. Alguns gatos com diabetes podem desenvolver problemas nos nervos e apresentar fraqueza nas patas traseiras. Vale checar.

Quando ir ao veterinário

À medida que seu gato envelhece, você deve ir ao veterinário uma vez por ano para um check-up regular. Médicos veterinários detectam sinais que você pode não perceber e que podem levar a problemas de saúde que podem ser evitados ​​ou fáceis de curar se detectados cedo.

Se você tiver um cão idoso também, a mesma recomendação se aplica, consulte seu veterinário uma vez por ano para descartar problemas de saúde decorrentes da idade.

Comentários