A Linguagem dos gatos precisa ser desvendada para todos os donos entenderem melhor o que faz bem e o que não faz para os seus gatinhos!
Comportamento, Gatos

Linguagem dos Gatos: Entenda o que ele quer te dizer

Entender a linguagem dos gatos é importante para saber se estão felizes, saudáveis ou se sentindo mal de alguma forma. E você como dono responsável, poderá ajudá-lo a estar sempre bem!

Linguagem dos gatos muitas vezes intriga donos e admiradores. Os gatos são vistos há séculos como criaturas misteriosas, solitárias e imprevisíveis. Isso porque a maioria não consegue entender o que eles estão dizendo. Mas, donos de gatos experientes e observadores podem decifrar a linguagem dos bichanos. Enquanto as pessoas usam principalmente a fala para se comunicar, os gatos se comunicam predominantemente em uma linguagem silenciosa. Isto é, gatos falam usando combinações complexas de linguagem corporal, sinais e vocalização. Aprenda a reconhecer as noções básicas de linguagem dos felinos e descubra as combinações mais comuns para entender o que seu gato está tentando dizer para você.

1. Miau, Purrs (ronronar)

O gato usa vocalizações para expressar emoção. Miar, ronronar, assobios, grunhidos entre outros estão incluídos no repertório felino, cada um com seu significado, dependendo do contexto. Enquanto os gatos adultos normalmente não miam entre eles, gatos domesticados parece ter aprendido a miar com os humanos. De acordo com alguns cientistas, este é um sinal de que os gatos veem seus donos como filhotes, porque geralmente só as mães felinas e seus filhotes se comunicam através de miados.

2. Orelhas

Gatos também expressam emoção com o movimento das orelhas. De um modo geral, quanto mais as orelhas de um gato giram para o lado e para trás, maior é a excitação ou a angústia do gato. Quando as orelhas estão para trás e vem acompanhadas de um assobio são um sinal claro de que seu gato se sente ameaçado ou não gosta do que você está fazendo.

3. Olhos

Os olhos do seu gato dizem mais do que você pensa. Os gatos se comunicam com as pálpebras – se estão abertos ou fechados – e também com a dilatação da íris (parte preta do olho). Por exemplo, uma súbita dilatação (aumento) da íris resulta da excitação repentina que pode ser devida a medo, interesse ou qualquer outra emoção forte.

4. Cauda

Os gatos podem sinalizar como estão se sentindo com o movimento da cauda. A cauda do gato sinaliza interesse, afeto, excitação e muito mais. A altura da cauda, ​​assim como o movimento, tem significado. Quando estiver com o rabo agitando ou batendo, geralmente é um sinal para manter distância. Já quando o rabo balança para frente e para trás pode ser um sinal de brincadeira. Quando fica eriçado e esticado para cima é sinal de medo ou agressividade.

5. Pelagem

A pelagem saudável dos gatos quando estão calmos repousa suavemente contra o corpo. Como os gatos são animais que se limpam sozinhos, o estado da sua pelagem pode dizer muito sobre a saúde do animal. Pelos desalinhados podem indicar problemas de saúde e não devem ser ignorados, especialmente quando acompanhadas por outros sintomas, como letargia ou vômitos. Mas, uma pelagem que é repentinamente eriçada, incluindo a cauda, sugere medo ou agressividade. Nesses casos é melhor recuar quando o gato exibir esse tipo de reação agressiva.

6. Cheiro

Gatos marcam seu território e se comunicam pelo cheiro. Entretanto, nem sempre podemos detectar ou interpretar os aromas que os gatos usam para comunicação. No entanto, entre as ferramentas de cheiro, os gatos usam marcação nas fezes e na urina, fricção da cabeça e arranhões para deixar mensagens perfumadas para outros gatos lerem. Os gatos são egoístas em relação ao seu território, e os aromas que deixam para trás são claramente projetados para enviar a mensagem de que “este território é meu” para possíveis invasores.

Os gatos têm glândulas odoríferas em todo o corpo e eles usam para deixar uma marca de cheiro em objetos e pessoas. Quando seu gato está esfregando a cabeça em algum objeto ele está colocando seu cheiro lá como marcador de território e quando esfrega em você, é um gesto carinhoso.

A sensação de cheiro dos gatos é tão poderosa que até mesmo filhotes já usam cheiro antes mesmo de enxergar claramente.

7. Linguagem Corporal

A postura corporal do gato indica tudo, desde confiança até medo ou submissão. Primeiramente, para entender a mensagem completa, é preciso observar o todo. Desde a postura do corpo, os olhos, orelhas, cauda, ​​pelagem e vocalizações. Quanto mais você prestar atenção no seu gato, mais fácil será entender sua linguagem corporal e compreender o que ele está tentando lhe dizer.

LINGUAGEM DOS GATOS

Essa imagem é um resumo de tudo que foi dito aqui, só que ilustrado. Nós traduzimos o trabalho da Lili Chin do www.doggiedrawings.net . A imagem ajuda muito a identificar a linguagem dos bichanos!

 

Com a prática, você será um especialista na linguagem dos gatos!

Comentários