Obesidade em gatos é um problema sério e é total responsabilidade do dono controlar e manter o pet saudável.
Gatos, Saúde

Obesidade em Gatos: perigo para a saúde

Obesidade em Gatos é um problema sério. Geralmente causada por superalimentação e baixa qualidade nutricional do alimento oferecido ao bichano.

A obesidade em gatos é infelizmente, muito comum. Proprietários de gatos vêm percebendo cada vez mais que os gatos gordinhos definitivamente não são gatos saudáveis. E a posse responsável também exige esse controle. Gatos com sobrepeso parecem estar continuamente com fome, então muitos donos os alimentam por “amor”, um hábito que pode resultar em problemas de saúde sérios para o bichano.

A superalimentação não é toda a história por trás da obesidade em gatos; a qualidade da comida é tão importante quanto. Alguns dos alimentos para gatos mais famosos são de baixa qualidade nutricional, e isso inclui também os alimentos diet e light indicados para “controle de peso”.

Peso em excesso é prejudicial para a saúde dos pets, afeta a mobilidade e qualidade de vida.

Peso em excesso é prejudicial para a saúde dos pets, afeta a mobilidade e qualidade de vida.

Causas da Obesidade Felina

A obesidade em gatos pode ser causada por muitos fatores, ou mais frequentemente, uma combinação deles. O pior alimento para gatos é aquele rico em carboidratos, rico em calorias e pobre em proteínas. Felinos são carnívoros e precisam da proteína animal para estarem nutridos. Frango, peru, peixe, coelho são alimentos que comeriam na natureza.

Alimento seco e refeições livres

Idealmente, um gato deve ser alimentado de três a quatro pequenas refeições por dia, de preferência com alimentos de excelente qualidade, podendo ser crus, desidratados, secos ou úmidos. No entanto, muitos donos de gatos ficam fora de casa durante o dia. Por isso, em muitos casos o alimento fica disponível com livre acesso ao felino. Existem opções de comedouros programáveis que disponibilizam apenas a porção adequada de cada vez. Mas, de nada adianta dividir as refeições e oferecer as quantidades adequadas se o alimento for rico em carboidratos e pobre nutricionalmente. Procure alimentar seus gatos com alimentos mais saudáveis, com baixa quantidade de carboidratos e livres de grãos e conservantes. Já falamos também da importância de seguir a risca a quantidade de alimento indicada pelo veterinário, pesando cada porção e dividindo as refeições conforme determinado.

Uma dar principais causas é a superalimentação, e também a qualidade do alimento oferecido.

Uma dar principais causas é a superalimentação, e também a qualidade do alimento oferecido.

Exercício insuficiente

Geralmente gatos que tem livre acesso ao mundo externo não são obesos. Isso porque eles fazem muito exercício subindo em árvores, pulando cercas e correndo de cães. Apesar disso, essa não é definitivamente a melhor opção. É muito perigoso que o gatinho se perca, sofra algum acidente ou se machuque pela rua.

Existem muitas opções para manter os gatos ativos dentro de casa, com segurança. Com torres de escalada, postes arranhadores e brinquedos interativos, os gatos podem gastar energia dentro de casa. E, dessa forma, ajudar a manter seu peso sob controle e para desenvolver seus corpos sadios e saudáveis. Além disso, existem alternativas seguras ao ar livre, como caminhar com o seu gato na coleira ou construir um cercado para gatos ao ar livre. A maioria dos gatos podem ser treinados para usar coleiras e guias.

A falta de exercícios também está entre as causas da obesidade em gatos, é possível mantê-los ativos mesmo dentro de casa!

A falta de exercícios também está entre as causas da obesidade em gatos, é possível mantê-los ativos mesmo dentro de casa!

Hipotireoidismo

Embora seja raro, a doença hipotireoidismo pode causar excesso de peso. Felizmente é um problema fácil de reverter com uso de suplementos diários.

Doenças Comuns em Gatos Obesos

Embora essas doenças citadas a seguir não se manifestem exclusivamente em gatos com excesso de peso, os felinos obesos têm mais predisposição para desenvolvê-las.

Em consequencia do sobrepeso, os gatos tem maior predisposição a certas doenças.

Por consequência do sobrepeso, os gatos gordinhos tem maior predisposição a determinadas doenças.

Artrite

Obesidade em gatos e artrite são uma combinação dolorosa. O peso extra nas articulações de suporte potencializam as dores da artrite. Por outro lado, por causa da dor ao caminhar ou pular, o gato fica mais sedentário, queima menos calorias e ganha mais peso. Dessa forma, uma doença desencadeia a outra e vice-versa. Nesses casos, a alteração no padrão alimentar deve ser alterada para evitar ainda mais ganho de peso. Artrite em gatos pode se tornar uma doença incapacitante, por isso, todo cuidado é pouco.

Diabetes

Diabetes felina é a doença mais comum que atinge os gatos com excesso de peso e está quase sempre diretamente relacionada à dieta. Alimentar um gato diabético com uma dieta rica em carboidratos é o mesmo que derramar gasolina em um incêndio e imaginar por que você não pode apagar o fogo.

Este raciocínio também se aplica a algumas das principais rações contra diabetes. Procure rações de alta qualidade, livre de grãos e rica em proteínas.

Por mais que o bichano pareça sempre faminto, não dê mais ração do que o recomendado pelo veterinário. Manter o gatinho em forma é um ato de amor e responsabilidade!

Por mais que o bichano pareça sempre faminto, não dê mais ração do que o recomendado pelo veterinário. Manter o gatinho em forma é um ato de amor e responsabilidade!

Lipidose hepática (doença hepática gordurosa)

A doença hepática gordurosa se desenvolve quando um gato com excesso de peso perde peso rapidamente, às vezes esse é o resultado de diabetes felina não tratada, hipertireoidismo, ou simplesmente porque o gato não se sente bem. Embora seja potencialmente fatal, a doença hepática gordurosa pode ser revertida rapidamente pelo diagnóstico e tratamento imediatos. Várias outras condições podem estar indiretamente ligadas à obesidade mórbida em gatos. Certamente, o excesso de peso prejudica o coração e o sistema circulatório e pode contribuir para problemas cardíacos.

 

Nunca é tarde demais para ajudar seu bichano a se tornar um gato esbelto e ativo. Converse com seu veterinário e pesquise bastante para ajudar seu gato a viver uma vida mais longa e saudável. Lembre-se, a saúde dele é sua responsabilidade!

Comentários