Gatos são caçadores natos e pode acontecer de ele aparecer com animais mortos de presente pra você|
0

Caçador: Porque seu Gato te leva animais mortos?

Se você tem um gato caçador, já sabe que receber animais mortos de “presente” do seu gato pode ser bastante comum. Eles são predadores natos. Vamos entender melhor sobre esse talento dos felinos.

A maioria dos gatos tem instinto caçador e é capaz de capturar presas pequenas. Para alguns donos de gatos esse talento é bastante aplaudido, já que mantém pragas longe de casa. Mas, outros donos se perguntam a necessidade do gato em fazer aquilo. É importante antes de tudo entender que esse comportamento é natural e instintivo.

Gatos são guiados por presas

Selvagens ou domesticados, os gatos são caçadores natos. Isso significa que eles têm um impulso instintivo para caçar e pegar coisas, mesmo que só tenham comido a vida toda ração para gato comprada em Pet Shops.

Os gatos nascem para ser caçador e, embora os gatos domesticados saibam que não precisam caçar sua própria comida para sobreviver, eles não resistem à vontade e geralmente gostam de ir à caça. O instinto natural do gato não deve ser punido ou reprimido, mas pode ser redirecionado para brincadeiras ao invés da caça em si.

Capturar uma presa é como ganhar um prêmio para eles

Capturar uma presa é como ganhar um prêmio para eles

Presas como troféus, treinamento e alimentação

Alguns gatos que caçam presas trarão aos seus donos os animais mortos – ou às vezes ainda vivos – para exibirem suas presas para consumo posterior, como exibição de aprendizado, ou como um presente. Os gatos são animais que gostam de compartilhar sua recompensa com a família ou, dessa forma, transmitem naturalmente o conhecimento de caça para você.

Isto é especialmente verdadeiro para as gatas que normalmente ensinam seus filhotes a caçar e a comer. Isto significa que quando um gato lhe traz animais mortos que apanhou, as vezes vivos, te considera parte da sua família. Seus instintos estão dizendo a eles que isso é o que eles precisam fazer para sobreviver e que precisam passar essas habilidades importantes para salvar vidas em sua família.

Esse comportamento de captura de presas não tem nada a ver com estar com fome; é apenas o que a mente deles está dizendo para eles fazerem. Muitas vezes a “presa” capturada por gatos em ambientes fechados não é comestível, mas sim ratos de brinquedo, bolas e lixo que eles acreditam que estão “caçando”. Esses itens também podem ser apresentados a você como presentes mesmo que não sejam comestíveis.

Se o instinto caçador do seu gatinho te incomoda, você tem que direcionar esse estímulo com brinquedos

Se o instinto caçador do seu gatinho te incomoda, você tem que direcionar esse estímulo com brinquedos

Comportamento de caça não é algo que deve ser repreendido, mas sim redirecionado para brinquedos, se você tem um gato que só vive dentro de casa. Se você tem um gato que sai na rua e você quer impedir que ele traga animais para você, coloque guizos na coleira dele para que seja mais difícil para eles se esgueirarem em suas presas. Mas se o seu gato lhe trouxer um animal morto, descarte-o quando ele não estiver olhando e substitua-o por um petisco para ele comer.

Brinquedos para redirecionar a caçada

Qualquer brinquedo que requer que o seu gato persiga e pegue um objeto está mentalmente estimulando o seu instinto natural. Varinhas de penas, laser, brinquedos em movimento e outros itens que seu gato simplesmente não consegue resistir a tentar pegar, são ótimos para redirecionar o instinto.

Um gato precisa de estímulo mental, especialmente se for um gato que parece ter um forte instinto. Se não tiver nada para caçar, perseguir e pegar, então encontrará algo para cumprir sua caçada, mesmo que seja outro dos seus animais de estimação, crianças ou os chinelos que você deixa pela casa.

Gatos que têm oportunidades de caçar, perseguir e pegar coisas são menos propensos a atacar outros animais de estimação e pessoas da casa. Há até mesmo brinquedos que não exigem que um ser humano use uma varinha de penas ou outro brinquedo, mas que ainda assim permita que seu gato se divirta enquanto busca sua presa.

Se você tem um gato especialmente preguiçoso, pode ser porque eles não têm esse instinto muito forte.

Se o gato não tem acesso a presas de verdade, você precisa "criar" presas de brinquedo para ele caçar dentro de casa!

Se o gato não tem acesso a presas de verdade, você precisa “criar” presas de brinquedo para ele caçar dentro de casa!

Gatos que não saem de casa

Gatos que nunca saem têm que depender de algo vindo de dentro de suas casas para estimular e suprir o seu desejo de caça. Alguns gatos encontrarão insetos, lagartos, camundongos, ratos e outras coisas que de alguma forma podem aparecer em nossas casas e eles farão um ótimo trabalho em pegá-los. Outros gatos que vivem indoor simplesmente observam o pequeno bicho e não tentam capturá-lo.

Gatos que tem acesso a rua

Muitos gatos que tem livre acesso a rua, ou que vivem nela têm o instinto mais forte do que os gato de casa, porque eles conseguem exercitar essa habilidade natural com mais frequência.

Camundongos, lagartos, pássaros e outras criaturas que os gatos encontram lá fora são divertidos de pegar, mesmo que eles não precisem deles como alimento.

Gatos que vivem ao ar livre e caçam e matam a fauna nativa são tão bons nisso que são considerados prejudiciais às populações nativas de pássaros. Adicionar guizo na coleira é uma boa maneira de alertar a vida selvagem que um gato está se aproximando e, portanto, dar-lhes tempo para fugir antes do ataque.

Comentários

Lolita

Lolita

Mascote oficial do Pet shop Online Lolipet, sou uma misturinha de Husky Siberiano e Border Collie super querida por todos e muito esperta! Adoro brincar na praia, no parque, na lama e com a cachorrada toda! Sou uma cadela terapeuta e adoro dar carinho para quem precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *