Cães, Gatos, Mitos e Verdades, Saúde

Mitos e Verdades sobre castração nos Pets

Quando o assunto é castração nos pets, muitos mitos e verdades confundem os donos dos peludos, segue abaixo os principais para evitar dúvidas!

 

Castração é importante e pode trazer muitos benefícios para seu pet, mas ainda é um assunto que gera muitas dúvidas nos donos de cães e gatos. Vamos esclarecer alguns dos principais Mitos e Verdades sobre Castração nos pets.

“A castração evita câncer na fêmea” – VERDADEIRO:

As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão.

“Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa” – VERDADEIRO:

Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de um ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa. Nesse último caso, pode acontecer de animais continuarem a demarcar território mesmo após a castração, pois já adquiriram o hábito de urinar em todos os lugares.

“Deve-se castrar a fêmea após ela ter dado cria” – FALSO:

Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica “frustrada” ou “triste” por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. O ideal é castrar o quanto antes.

“A castração deixa o animal gordo” – FALSO:

A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso poderá ser mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia. A Biofresh Super Premium lançou uma ração especialmente desenvolvida para cães castrados, conheça a linha completa da marca aqui.

”Castrar reduz a agressividade do cão de guarda.” FALSO:

A agressividade necessária para a guarda é determinada pelos instintos territoriais e de caça e pelo treinamento, sem ser alterada pela castração. A dominância e a disputa sexual criam oportunidades para o cão usar a agressividade que tem, mas não são as causas dela.

Via Vila do Pet

Comentários