Meu pet ingeriu algo que não devia, e agora? Porque será que pets comem tudo que veem pela frente? Saiba como lidar numa situação dessa.
Cães, Gatos, Saúde

Meu pet ingeriu algo estranho, e agora?

Meu pet ingeriu algo que não devia, o que fazer? Quando você pensa que está tendo o maior cuidado possível com seus pets, eles encontram algo estranho para comer.

Meu pet ingeriu algo que não devia, e agora? Por que cães e gatos comem o que veem pela frente? Talvez  a gente nunca encontre as respostas para essa pergunta aparentemente simples. Talvez a “coisa” cheirasse bem, talvez eles estivessem com fome, ou talvez eles sejam simplesmente curiosos.

Seja qual for o motivo para seu pet comer o tal elemento, você precisa avaliar algumas coisas para saber se deve ou não se preocupar. E claro, tudo depende do que seu amigo peludo comeu.

Quando você deixa seu cão ou gato ficar no quintal, tem muitas coisas disponíveis para eles comerem. Não que dentro de casa não existam perigos, mas o quintal você tem menos controle, teoricamente. De antemão você precisa avaliar se o item que o pet ingeriu era orgânico ou algo potencialmente tóxico, plástico ou prejudicial.

É difícil para nós entender o que há de especial em uma pedra por exemplo, mas cabe a nós observar e investigar para ajudar o Vet na hora do diagnóstico.

É difícil para nós entender o que há de especial em uma pedra por exemplo, mas cabe a nós observar e investigar o que o pet ingeriu para ajudar o Vet na hora do diagnóstico.

O que ele comeu?

Materiais orgânicos incluem coisas como um animal morto, estrume e outras coisas que naturalmente podem ser encontradas ao ar livre. É possível que essas coisas tenham sido deixadas por gatos, aves e até por outros cães onde seu animal de estimação tem acesso.

Itens plásticos ou potencialmente tóxicos também podem ter algum apelo para o seu curioso animal de estimação. Alguns destes podem ser encontrados em seu quintal ou em seus vizinhos, embora nenhum deles seja bom para o seu cão ou gato ingerir.

Entre as possíveis coisas que seu pet pode encontrar estão recipientes de produtos químicos descartados, pesticidas, restos de alimentos proibidos, remédios vencidos e coisas semelhantes devem ser armazenados com segurança longe de animais de estimação em todos os momentos também.

Um resto de comida apodrecido pode causar problemas para o seu pet. Sempre observe o comportamento e a qualquer sinal de anormalidade, procure o seu Veterinário de confiança!

Um resto de comida apodrecido pode causar problemas para o seu pet. Sempre observe o comportamento e a qualquer sinal de anormalidade, procure o seu Veterinário de confiança!

Restos ou Materiais Orgânicos

Se você descobriu que seu animal de estimação comeu algum material orgânico, como fezes ou algum  resto apodrecido, lixo, insetos, animais mortos ou até plantas tóxicas. Entre em contato com seu veterinário para discutir o que encontrou ou sabe sobre a ingestão. Observe seu animal de estimação de perto e qualquer mudança, vômitos, diarreia ou falta de apetite. Leve o seu pet ao médico veterinário imediatamente se notar algo fora do comum.

Ingestão ou exposição a toxinas

Leve ao seu veterinário imediatamente se seu animal de estimação ingeriu qualquer coisa que seja possivelmente tóxico. Enquanto algumas toxinas são imediatamente fatais, outras levam tempo para apresentar sintomas. Os sintomas podem ser os mesmos de algo orgânico, como diarreia, vomito, falta de apetite, mas também podem apresentar alergias na pele, coceiras entre outros.

Investigue o máximo que puder sobre o que foi ingerido, já que isso irá ajudar o médico veterinário na hora do diagnóstico e escolha do melhor tratamento.

Existem infinitas possibilidades no lado de fora, insetos, restos de comida, lixo, veneno, pesticidas, plantas tóxicas.

Existem infinitas possibilidades no lado de fora: insetos, restos de comida, lixo, veneno, pesticidas, plantas tóxicas.

Objetos inanimados

Há também a possibilidade de que seu animal de estimação tenha comido o mais improvável de objetos inanimados. Estes incluem itens que nem sempre soam saborosos: meias, pedras, embalagens, pedaços de plástico e assim por diante. Leve-o para o veterinário assim que notar a ingestão. O médico irá determinar o melhor curso de ação, pois cada caso é diferente.

Enquanto alguns itens não são uma emergência imediata. Outros, como um objeto pontiagudo, são. Portanto, é bom ficar atento, os possíveis problemas incluem obstrução ou perfuração do estômago ou do intestino, intoxicação crônica por metais devido à digestão e feridas no reto.

Este artigo foi criado apenas para fins informativos. Se o seu animal de estimação estiver apresentando qualquer sinal de doença, consulte um veterinário o mais rápido possível.

Comentários