Cães, Comportamento, Gatos

10 razões para sua família ter um pet

Se você ainda está pensando se vale ou não a pena ter um pet para fazer parte da sua família, aqui você encontra 10 razões para ter um animal de estimação na sua vida!

 

Aumenta o senso de responsabilidade

Antes de decidir ter ou não um pet é importante lembrar que não importa a idade deles, eles sempre serão dependentes e precisarão de cuidados diários. É claro que você será o responsável mas você pode combinar com seus filhos algumas tarefas diárias como troca de água constante ou brincadeiras e até passeio. Vai ser necessário lembrar as crianças todos os dias até que se torne um hábito, e vale reforçar que o bichinho depende delas para viver bem.

 

Facilita a socialização

A criança que tem a companhia de um pet tem a oportunidade de ensaiar o contato com as pessoas, aprendendo a respeitar o espaço um do outro. Ensine ao seu filho que quando o pet estiver comendo ou dormindo tem que deixa-lo quieto para que não fique nervoso. Além da interação entre eles, em passeios fora de casa muitas pessoas irão se aproximar para fazer carinho e puxar conversa, e seu filho vai interagir!

 

Fortalece o sistema imunológico

Você com certeza já ouviu isso! Já foram realizadas muitas pesquisas que comprovam que a companhia de um bicho de estimação pode reduzir as chances da criança desenvolver resfriados, problemas estomacais e até dores de cabeça. Só de acariciar o animal, os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, aumentam, fortalecendo o sistema imunológico. Saúde à base de carinho no bichinho.

 

Previne alergias

Se o seu filho tiver contato com o animal desde pequeno, o organismo dele passará a tolerar mais as reações alérgicas no futuro.

 

Trabalha a autoestima

Quando percebe que o animal não precisa ser perfeito para ser amado – mesmo se é um cachorro que baba em tudo, ou um gato caçador que traz insetos de brinde para o dono –, a criança ganha mais um espaço para exercitar seus sentimentos. Assim, fica fácil para ela aceitar melhor seus erros e entender que sempre será amada pelos pais e pela família. No contato com os bichos, elas deixam os medos e as dificuldades de lado e dão risada, relaxam e se tornam mais tolerantes.

 

Torna seu filho mais inteligente

Também são vários estudos que mostram que crianças que têm um pet possuem um desenvolvimento cognitivo, social e motor superior à média e que os cães, por exemplo, podem ajudar no aprendizado da leitura. Faz todo sentido. Quando estão aprendendo coisas novas, em especial na etapa de alfabetização, é fundamental que as crianças tenham alguém amoroso ao lado, que não olhe feio se errarem. E o máximo que o cachorro pode fazer é abanar o rabo ou comer um pedaço do livro para dar uma animada na brincadeira.

 

Desenvolve a capacidade afetiva

A companhia de um bicho mexe com o emocional, principalmente na infância, e faz nascer e crescer novos sentimentos. Cumplicidade, amizade, respeito, paciência e amor, sem esperar nada em troca e do jeito mais sincero e puro possível, de ambas as partes.

 

Reduz o estresse

Um animal de estimação faz muito bem ao coração também. Enquanto abraça, brinca e acaricia o pet, o organismo diminui os índices de cortisol, hormônio do estresse, e aumenta os de serotonina, substância responsável pela sensação de bem estar. Resultado: menos tensões, pressão controlada e menor risco de sofrer problemas cardiovasculares.

 

Incentiva a fazer exercícios

Se o seu filho já tem mais de 5 anos, levar o cachorro para passear vai ser um dos pontos altos dessa companhia. Além de ser a desculpa que você precisava para tirar ele da frente da TV e exercitar mais do que os polegares no controle do vídeo game.

 

Ensina sobre a morte

Muitas vezes, o contato com o animal é a experiência mais próxima da natureza que a criança vive. Quando o bicho morre, ela passa pelo luto e é capaz de entender o ciclo da vida. Aproveite esse momento para conversar sobre a morte. A melhor maneira de seu filho entender é explicar de uma maneira simples. Fale a verdade, mas na hora de responder sobre a tradicional pergunta: “Para onde ele foi?”, você pode usar a criatividade. Muitas acham que o pet virou uma estrela ou que foi para o céu… Nessa hora, o simbolismo é fundamental porque a criança vai entender o que aconteceu à maneira dela.

Então se você ainda tinha alguma dúvida do bem que um bichinho de estimação pode fazer à sua família, aí estão as 10 principais razões para você receber um pet na sua casa!

 

Comentários