Cães, Comportamento

Benefícios do Adestramento com Reforço Positivo

Adestramento usando reforço positivo significa que você está recompensando os comportamentos do seu cão que considera adequado e ignorando os que não gosta. Conheça os benefícios!

Adestramento positivo é uma maneira eficiente de educar seu cão. Você pode usar petiscos, elogios ou experiências (ou seja, brincadeiras, caminhadas, parque de cães) para recompensar o bom comportamento do seu cão.

O treinamento com Clicker é uma maneira eficaz de usar o reforço positivo para educar seu cão, mas é possível usar recompensas sem o clicker. Há uma série de benefícios para treinar seu cão com reforço positivo, vem conhecer:

Qualquer um pode usar reforço positivo para treinar seu cão.

O uso do reforço positivo permite que todos da família se envolvam no adestramento do cão. Por exemplo, pode ser perigoso permitir que uma criança use alguns métodos de treinamento, como correções na coleira e outras formas de punição. Com reforço positivo, no entanto, você pode entregar a uma criança um punhado de petiscos para cães. Com a sua supervisão, ela poderá treinar o cachorro da mesma forma que você. O reforço positivo não exige que você fale em tom forte, confie em sua força ou coloque você ou um membro da família em perigo potencial. Todos na família podem entrar em ação!

Comunicação clara com o seu cão.

O reforço positivo permite que você se comunique de maneira clara com o seu cão. Você decide o que quer que seu cachorro faça e toda vez que ele faz, ao ser recompensado, vai entender o que você quer. Quando você recompensa seu cão por fazer as coisas corretamente, é mais provável que ele repita esses bons comportamentos. Já a punição, nem sempre é clara.

Exemplo:

Quando você pega seu cachorro urinando em seu tapete e o repreende ou recorre ao velho truque de bater nele com um jornal enrolado. Sua intenção é dizer ao seu cão que não é aceitável que ele faça xixi dentro de casa. Em vez disso, os cães geralmente aprendem que não é seguro fazer xixi quando você está por perto. Esta é uma das razões pelas quais você pode achar pocinha de xixi quando deixa ele sozinho, mas nunca parece pegá-lo no ato. Há definitivamente um problema de comunicação aqui. O medo simplesmente não é uma maneira eficaz de um cão aprender as coisas corretamente.

Com reforço positivo, você pode evitar essa confusão. Você quer ensinar seu cão a fazer xixi do lado de fora, e não em sua casa. Em vez de punir o seu cão, você vai recompensar o comportamento que você quer. Neste caso, toda vez que seu cão faz xixi no lugar adequado, você lhe dá muitos elogios e guloseimas. Você também pode recompensá-lo, dando-lhe algum tempo de brincadeiras. Seu cão aprende rapidamente que coisas boas acontecem quando ele faz xixi do lado de fora, enquanto nada acontece quando ele faz dentro de casa. Seu cão logo estará fazendo só do lado de fora em um esforço para conseguir as recompensas. E assim, você consegue se comunicar claramente com o seu cachorro.

O reforço positivo pode ser usado para diversos comportamentos.

Usar métodos de punição para o adestramento não é eficaz para todos os cães. E em alguns casos, a punição pode servir para agravar um problema de comportamento. Cães agressivos são um exemplo disso. Muitas vezes, os cães agressivos tornam-se ainda mais agressivos diante da punição.

Cães medrosos também podem não reagir bem até mesmo ao menor castigo. Um cão que tem medo de certas pessoas ou situações pode se tornar ainda mais medroso quando a punição é usada como método de treinamento. Já o reforço positivo ajudará a desenvolver a confiança nos cães medrosos e controlar cães agressivos.

Gasta o excesso de energia dos Cães

O tédio é um fator determinante em muitos dos problemas de comportamento dos cães, como cavar e mastigar excessivamente. O adestramento é uma ótima maneira de ajudar a manter o tédio longe. Você pode se surpreender com a quantidade de energia que seu cão vai gastar simplesmente adicionando algumas sessões de treinamento curtas ao seu dia.

Reforço positivo é divertido!

Se você mantiver as sessões de adestramento curtas, o treinamento de reforço positivo pode ser muito divertido para você e seu cão. Uma vez que os cães reconheçam que as sessões trazem muitas coisas boas para eles, eles começam a identificá-las como brincadeiras. Seu cão logo apresentará bons comportamentos, na esperança de conseguir suas recompensas, e você certamente ficará feliz por ver que deu certo.

Fortalece o vínculo entre você e seu cachorro.

Para a maioria de nós, nossos cães são nossos amigos e companheiros. Eles se tornam parte da nossa família. E os métodos de adestramento com reforço positivo podem ajudar a fortalecer esse vínculo que temos com nossos cães. Embora outros métodos de treinamento possam ensinar seu cão a se comportar, o reforço positivo o ajudará a liderar seu cão, desenvolvendo a autoconfiança dele e fortalecendo o relacionamento entre vocês.

Coloque-se no lugar do seu cão. É provável que você se sinta muito mais favorável a obedecer quem lhe recompensa do que aquele que o castiga. Seu cão é muito mais propenso a desfrutar de sua companhia se ele está ansioso para ser recompensado, em vez de temer punição. Portanto, gastar tempo em métodos de treinamento de reforço positivo certamente reforçará sua ligação com seu cão.

Experimente o adestramento com reforço positivo e conte pra gente o resultado! 🙂 Vale lembrar que você não deve só acostumá-lo à um tipo de recompensa, como petisco, por exemplo. O ideal é oferecer além dos petiscos, frutas e outras coisinhas comestíveis, um elogio, um carinho, uma boa massagem, um tempo de brincadeiras, o brinquedo favorito e até um passeio. Dessa forma ele irá associar à tudo que ele gosta, e será surpreendido positivamente toda vez que acertar no comportamento e receber em troca algo que o deixa feliz!

9 Erros comuns na educação dos Cães

Comentários