Já tem pelos brancos ao redor do focinho do seu Cão? Sabia que eles ficam grisalhos pelos mesmos motivos que nós, humanos? Vem ler no blog!
Cães, Saúde

Cães com pelos brancos desde cedo, porque?

Seu Cão tem pelos brancos desde jovem? Sabe por que alguns cães ficam grisalhos mais cedo do que outros? Vem saber mais sobre o assunto.

Notou pelos brancos ao redor do focinho do seu cão? Já se perguntou porque uns cães ficam grisalhos mais cedo que outros? Bom, assim como os humanos, existem duas possíveis razões pelas quais os cães ficam grisalhos cedo: estresse e genética.

Em média, a maioria dos cães começa a ficar com pelos brancos em torno dos 5 anos de idade, embora alguns comecem antes dos 2. E tende a começar a aparecer ao redor do focinho e dos olhos.

A genética é uma grande influência no envelhecimento prematuro, tanto em cães quanto em humanos. E não constataram que o aparecimento dos pelos brancos tenha alguma relação com a saúde deles.

Geralmente os cães começam a ficar grisalhos por volta dos 5 anos de vida, e começa a aparecer ao redor do focinho.

Geralmente os cães começam a ficar grisalhos por volta dos 5 anos de vida, e começa a aparecer ao redor do focinho.

Pesquisa

Um estudo recente feito nos Estados Unidos e publicado no jornal Applied Animal Behaviour Science, pesquisou proprietários de 400 cães com idade entre 1-4 que apresentavam sinais de envelhecimento prematuro. Com base nas respostas fornecidas, os pesquisadores concluíram que o estresse psicológico e a ansiedade podem, de fato, desempenhar um papel importante no surgimento de pelos brancos em cães jovens.

Para avaliar o nível de ansiedade dos cães, os pesquisadores fizeram perguntas sobre o comportamento do pet, incluindo se o cão destruía objetos quando ficava sozinho, se perde muitos pelos durante os exames veterinários ou se o cão sente medo em novos lugares ou diante de grupos de pessoas desconhecidas. Para avaliar a impulsividade, os pesquisadores perguntaram se os cães pulavam sobre as pessoas, se ficam hiperativos após o exercício ou se não conseguem se acalmar quando estão excitados.

Cães ansiosos, impulsivos e medrosos são os que tendem a ficar grisalhos primeiro, segundo estudo.

Cães ansiosos, impulsivos e medrosos são os que tendem a ficar grisalhos primeiro, segundo estudo.

As fêmeas tendem a ter mais pelos brancos do que os machos, segundo os pesquisadores. Além disso, cães que demonstram medo por ruídos altos e animais desconhecidos também tendem a ter mais pelos brancos.

Em alguns casos, seu cachorro pode estar grisalho por motivos de saúde. Se você suspeita que seu cão tenha algum sintoma médico, consulte o seu veterinário de confiança e faça um check-up para constatar qualquer dúvida.

Ao perceber que seu cão está ficando grisalho muito cedo, procure treiná-lo para ajudar a superar esses problemas.

Ao perceber que seu cão está ficando grisalho muito cedo, procure treiná-lo para ajudar a superar esses problemas.

Um dos principais sintomas do hipotireoidismo, por exemplo, são mudanças no aspecto da pele e pelos.  Esses sintomas incluem: perda de cabelo, ressecamento e engrossamento dos pelos, pigmentação da pele escura e pelos brancos ao redor do focinho. Qualquer sintoma ou comportamento anormal deve ser levado à um médico veterinário.

As descobertas dessa pesquisa podem ajudar donos e pessoas que trabalham com cães a perceberem que eles estão com problemas de ansiedade, impulsividade ou medo. E a partir dessa percepção, iniciar um treinamento para ajudar o cão a superar essas dificuldades.

Fonte: Super Interessante – Abril

Leia também:

Como manter seu Cão feliz enquanto você está fora de casa

Comentários