Xixi e coco no lugar
Cães, Comportamento

Cães: Xixi e coco no lugar

Muita paciência e um bom método de ensino para seu cãozinho aprender a fazer xixi e coco no devido lugar. Quer saber como? Vamos lá!

 

Ganhou/adotou um filhote e entrou em desespero com as poças de xixi pela casa? Calma! O ideal é que nas primeiras semanas seu cãozinho não deve ficar solto pela casa toda. Tanto por causa das necessidades quanto por segurança, afinal se trata de um bebê.

O primeiro passo então é delimitar o local e a partir disso forrar todo o chão com jornal ou tapete higiênico, sem deixar frestas. Importante limpar/trocar sempre o jornal/tapete para que ele perceba que o xixi e coco estão sendo absorvidos.

Na primeira semana, deixe o jornal/tapete em todo o espaço e brinque bastante com ele. Elogie sempre que o vir fazendo no jornal/tapete higiênico. Faça festa, incentive.

Na segunda semana, tire a parte que ele escolheu para dormir e troque por uma caminha confortável. Tire também de onde ele come, deixando apenas as tigelas. O restante do espaço deve permanecer forrado. Vá reduzindo todo dia um pouquinho e, caso ele faça errado, volte o treinamento em um dia.

Na terceira semana, espere que ele coma, faça as necessidades e só aí o deixe sair. Preste atenção ao comportamento dele: caso ele comece a rodar cheirando o chão, ou a cada duas horas, leve-o para o espaço com jornal/tapete higiênico e só deixe-o sair depois de ter feito as necessidades, mesmo que pareça que ele perdeu a vontade.

Se ele começar a fazer xixi ou coco no lugar errado, diga NÃO, pegue-o e leve-o para o local certo. Ele vai fazendo no caminho mesmo, porque ele não tem controle total sobre as necessidades. Contudo, caso ele termine no jornal/tapete higiênico, mesmo que seja uma gotinha, elogie-o como se tivesse acertado. Se não, deixe-o preso até que faça as necessidades ali.

Esperamos que seu filhote aprenda rapidinho com todas essas dicas!

Comentários