Escolher o Nome do seu Cão é uma decisão importante, mas que exige alguns cuidados para evitar confusão!
Cães, Dicas Lolipet

Dicas para escolher o nome do seu Cão

 Escolher o nome do seu filho canino tem suas dificuldades e exige alguns cuidados para não confundir o Cão. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a acertar nessa escolha!

Quando você decide adotar um cão, muitas coisas devem ser levadas em consideração. A primeira delas é ser um dono responsável e garantir que o animalzinho seja feliz e saudável. Depois de toda a preparação para receber o novo membro da família, a preocupação é encontrar o nome ideal para ele ou ela. Parece fácil, mas você sabia que nomes difíceis ou que causam confusão dificultam no adestramento, por exemplo? Já fizemos uma lista bem completa de sugestões de nomes para Cães aqui, mas lembre-se de levar em consideração as dicas a seguir quando for escolher o nome do seu novo amigo!

Você acaba de adotar um Cão e precisa escolher o nome ideal para ele, antes de mais nada, leia essas dicas e evite confusão!

Você acaba de adotar um Cão e precisa escolher o nome ideal para ele, antes de mais nada, leia essas dicas e evite confusão!

1. Simples

O nome é um código para chamar o cachorro, por isso quanto mais simples, curto e fácil de entender melhor. Escolha palavras de uma ou duas sílabas, de pronuncia rápida e clara. Pense em todas as pessoas que vão conviver com o cãozinho e vão ter que chamá-lo pelo nome, todas conseguem pronunciar a palavra corretamente? Especialmente quando crianças vão conviver com o pet, esse cuidado deve ser tomado para não confundir o peludo.

2. Combine consoantes fortes e vogais

Os ouvidos dos cães são mais sensíveis a algumas frequências sonoras. Fonemas com C, K e CH chamam bastante atenção deles. Combiná-los com vogais vai garantir mais clareza à pronuncia. Alguns exemplos são: Chico, Cuca, Kito.

Eles precisam distinguir o nome deles de outras palavras usadas no dia a dia.

Eles precisam distinguir o nome deles de outras palavras usadas no dia a dia.

3. Não pode rimar com comandos de adestramento

Os comandos de adestramento mais comuns para treinar o filhote são “senta”, “fica”, “deita”, “rola” e
“busca”. Ele não compreende o sentido da palavra, mas associa a sonoridade à uma ação. Por isso, nomes com pronuncia semelhante aos comandos mais usados podem causar confusão na hora de treinar seu cãozinho.

4. Evitar que seja parecido com nomes ou expressões comuns

Além do cuidado em não rimar com comandos comuns, também é válido evitar que o nome escolhido para o cão, tenha a mesma sonoridade de expressões comuns ou nomes de pessoas da casa. O apelido da sua filha pode ser Teka, mas o nome da sua cachorrinha não deve ser Keka. Ficaria bastante difícil para a peluda distinguir quando esta sendo chamada por você, por exemplo.

O nome é um código para chamar o seu cãozinho, por isso precisa ser curto, fácil e simples de pronunciar.

O nome é um código para chamar o seu cãozinho, por isso precisa ser curto, fácil e simples de pronunciar.

5. Prefira nomes com conotação positiva

Apesar dos cães não entenderem o sentido das palavras, eles conseguem captar tom de deboche ou pejorativo. O tratamento depreciativo prejudica o bem-estar dos animais e é capaz de despertar preconceitos em quem não o conhece. Imagine um cãozinho que ande solto pela vizinhança e é conhecido como Capeta. Gente desavisada pode temê-lo ou tratá-lo com violência, especialmente se ele rosnar ou latir demais.

Sugestões de nomes para cães

Muita coisa para considerar, não? Pois é, é importante tomar esses pequenos cuidados para evitar que o cão se confunda ao ser chamado ou treinado. Depois de ler as dicas, talvez você já tenha eliminado algumas opções mirabolantes.

Conta pra gente qual nome você escolheu? Comenta pra gente!

Conta pra gente qual nome você escolheu? Comenta pra gente!

Uma saída é recorrer aos nomes de celebridades caninas: Lassie, Marley, Beethoven, Bolt, Scooby… Se algum desses combinar com a personalidade e características físicas do seu cachorro, é uma boa pedida!

Temos uma SUPER LISTA com milhares de nomes para te inspirar, veja aqui.

Qualquer que seja a sua escolha, o importante é encontrar uma denominação agradável e que combine com o seu novo cão. A palavra deve soar bem e não causar estranhamento – nem em humanos nem nos cães. Seguindo essas dicas que separamos para vocês não tem erro! Conta pra gente depois qual foi o nome escolhido, combinado?

Comentários