Cães, Comportamento, Dicas Lolipet

Etiqueta no Parque com seu Cão

Passear no Parque com seu Cão é um ótimo programa. Para tudo correr da melhor forma possível, separamos algumas dicas de etiqueta para seu Cão ser sempre bem-vindo!

Ir ao Parque com o seu cão é um passeio muito prazeroso!

Estar ao ar livre, com mais espaço pra correr e brincar é algo que os peludos adoram. Para o passeio ser agradável e sem nenhum episódio desconcertante, vale se ligar nas dicas de etiqueta que separamos para vocês!

Além de tudo, algumas delas são importantes para o bem-estar de todos os animais e pessoas no local, então partiu parque!

Dica extra: Antes de entrar no parque, vale dar uma boa caminhada com o seu cão, assim ele estará menos ansioso quando encontrar com os outros cães.

Saúde em primeiro lugar

  • Certifique-se de que seu animal de estimação esteja totalmente vacinado antes de se dirigir ao Parque. Além da vacinação em dia, é importante que o pet esteja sem pulgas, carrapatos ou vermes. E claro, que ele esteja protegido contra essas pragas.
  • Nunca leve uma fêmea no cio, ela irá atrair a atenção indesejada de todos os machos não castrados e isso pode ser um problema. Se você tem cachorro macho que ainda não foi castrado, fique de olho nele.
  • Cuidado com o que seu cão come/bebe no parque. Poças de água suja, restos de comidas e até mesmo insetos ou plantas podem causar intoxicação.
  • Sempre leve água e bebedouro para seu cão se hidratar. Também é válido afastar o cão da bagunça um pouco e fazer ele descansar e beber água à sombra. Alguns cães ficam muito eufóricos e precisam de intervalos para se acalmar!
  • Fique de olho no clima! Muito calor, sol, podem desidratar o pet! Procure ir nos horários fora de pico e garanta que ele fique hidratado.

Identifique o seu cão

No parque fique sempre de olho no seu cão! Observe a linguagem corporal dele e dos outros cães que estão por perto!

No parque fique sempre de olho no seu cão! Observe a linguagem corporal dele e dos outros cães que estão por perto!

Supervisione o Cão o tempo todo

  • Qualquer vacilo pode ser um problema. Supervisione o seu cão o tempo todo, também observe seus sinais corporais. Deixe o seu pet brincar com os outros cães, mas preste atenção à linguagem corporal e procure sinais de comportamento ansioso ou agressivo partindo de qualquer um dos envolvidos.
  • Mantenha seu peludo sempre por perto. Se você tem mais de um cão, tenha certeza de que da conta de cuidar de todos ao mesmo tempo.
  • Se o seu animal de estimação começa a rosnar, mostrar os dentes ou se comportar de forma agressiva, é hora de movê-lo para outra área do parque. Se o comportamento agressivo não for interrompido, ou se o seu cão aparentar estar com muito medo, pode ser melhor evitar o parque e tentar algumas aulas de treinamento antes, para socializar seu animal de estimação.

Brinquedos podem causar ciúmes

  • Alguns cães já estão acostumados à compartilhar brinquedos, se for esse o caso, vale levar bolinhas, frisbees e lançadores para aproveitar o espaço ao ar livre. Mas, tenha em mente que outros cães podem ficar com ciúmes. Se perceber o comportamento pelo seu ou por outro cão, melhor levar seu cão para outro canto do parque.
  • Vale considerar brincar em uma área mais afastada, longe dos outros cães para evitar ciúmes.
Estar ao ar livre é uma ótima oportunidade para brincadeiras de buscar com mais espaço, considere ficar longe dos outros cães para não causar ciúmes.

Estar ao ar livre é uma ótima oportunidade para brincadeiras de buscar com mais espaço, considere ficar longe dos outros cães para não causar ciúmes.

Cuidado com o portão

  • Alguns parques de cães apresentam portão duplo de acesso para garantir que os cães fiquem seguros do lado de dentro. Certifique-se de fechar os portões atrás de você.
  • Nos parques que não tem portões separando a área, redobre a atenção quanto à localização do seu cão.

Limpeza e Respeito SEMPRE

  • Lembre-se sempre de catar a caca do seu cão! Não é nada legal encontrar, ou pior, pisar num coco durante um passeio! Leve sempre dois ou mais saquinhos cata caca com você!

Bom senso nunca é demais, não é mesmo? Fazer a nossa parte e dar exemplo é sempre um ato de gentileza e educação! Se todos fizerem um pouquinho o mundo melhora em todos os sentidos! Então aproveite o parque com seu amigão e sejam sempre bem-vindos! Aqui você pode ver uma lista de Parques com espaço para Cães em São Paulo.

Leia também:

7 Brincadeiras ao ar livre para você e seu Cão

10 Dicas para sociabilizar Cães de forma segura

26 Alimentos perigosos para Pets

Comentários