Pets pressionando a cabeça
Cães, Comportamento, Gatos, Saúde

Fique atento ao seu Pet!

Fique atento aos Pets que pressionam a cabeça contra parede ou objetos

É caracterizado pelo ato compulsivo do pet de pressionar a cabeça contra uma parede ou outro objeto, sem motivo aparente, que indica geralmente danos no sistema nervoso, o que pode vir de uma série de causas diferentes, incluindo a doença prosencéfalo (em que o encéfalo frontal e o tálamo do cérebro está danificado), ou o envenenamento tóxico.


Esta condição do seu pet seria engraçada se não fosse tão séria. Muitas vezes, é causada por problemas de fígado que é o responsável pela remoção de toxinas do sangue, quando ele não está funcionando corretamente, as toxinas ficam no sangue e entram no cérebro. Isso pode fazer com cães e gatos ajam muito estranhamente,  e pressionar a cabeça contra parede ou objetos, pode ser um dos sinais mais comuns.

Em animais jovens, “pressionar a cabeça” é frequentemente causada por uma derivação do fígado extra-hepática, que é uma anomalia genética em que o fluxo de sangue para o fígado é redirecionada por um vaso sanguíneo anormal fora do órgão. Outros sintomas de uma derivação do fígado incluem salivação, perda de visão, e um crescimento lento durante os primeiros meses.

Nos animais mais velhos, “pressionar a cabeça” pode ser um sinal de cirrose, uma avaria grave do fígado que pode ser causada por dezenas de diferentes problemas, a partir de infecções internas pelo uso a longo prazo de alguns medicamentos. As infecções de ouvido podem causar isso no seu pet também.

Doenças do cérebro também podem levar a “pressionar a cabeça”. Animais com encefalite, por exemplo, desenvolvem a inflamação no cérebro, o que pode levá-los a um comportamento anormal. Infecções virais como cinomose ou raiva também afetam o cérebro, assim como fazem algumas infecções bacterianas.

Os tumores cerebrais são sempre uma possibilidade, à medida que o tumor cresce, pode começar a pressionar tecidos dentro do cérebro, alterando a forma como ele funciona. Animais com tumores cerebrais podem agir de maneira incomum, por exemplo começar a andar em círculos e também pressionar a cabeça.

Cuidados Pet

Pets que pressionam compulsivamente a cabeça contra a parede ou objetos podem sofrer de doença grave! Leia os sintomas principais!

Tratamento

Os cuidados vão depender dos sintomas que aparecerem e o diagnóstico definido pelo seu veterinário. Sinais clínicos graves vão exigir hospitalização e tratamento imediato.Causas diferentes necessitam de tratamento diferente, e  drogas ou terapias não devem ser administradas até que se tenha um diagnóstico definitivo.

Consulte seu veterinário se seu pet…

Está pressionando cabeça contra paredes ou objetos

Parece doente ou confuso

Começou a rosnar ou morder as pessoas

Entra em pânico em certas situações que antes não o incomodavam

Passou a sofrer acidentes em casa (esbarrar, cair).

Passar a ser excessivamente possessivo com alimentos ou brinquedos.

Você não pode impedi-lo de latir ou miar.

Teve o som do latido/miado alterado.

Fica obcecado com comportamentos estranhos, como perseguir o rabo ou mordendo seus pés.

Anda em círculos

A cabeça parece pender para um dos lados

Parece deprimido ou apático.

Está constantemente a morder, arranhar, ou lambendo a si mesmo.

Sempre está com suas pernas afastadas ou em um ângulo estranho.

Fica arcado, mesmo quando ele não está com medo.

Ele parece estar tendo convulsões.

Seu animal de estimação hesita em tomar decisões.

 

Importante prestar atenção aos sinais e evitar que seu pet sofra ou desenvolva doenças graves. Qualquer anormalidade no comportamento do seu cão ou gato deve ser investigada e levada ao médico veterinário de confiança.

Fonte: PEA

Comentários