Perder ou ter o cão roubado é algo que nenhum dono quer que aconteça. Saiba as medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar isso;
Cães, Dicas Lolipet

Medidas de segurança para proteger seu cão

Algumas medidas de segurança são necessárias para proteger seu cão e evitar que ele se perca ou pior, seja roubado.

Para segurança do seu cão, e evitar que coisas horríveis como ele fugir, se perder ou ainda pior, ser roubado, algumas medidas são importantes. Muitos cães fogem para explorar, e depois são incapazes de encontrar o caminho de casa. Eles fogem de portões, se soltam das coleiras ou saem correndo do carro. Tragicamente, outros cães são roubados (especialmente os de raça). Diante disso, é sabido que existe um mercado negro para cães, e esses bandidos geralmente roubam os cães de raça mais valiosos.

O desaparecimento do seu cão é devastador. Aprenda a proteger o seu cão de se perder ou se roubado e tome medidas que ajudem a aumentar a probabilidade de retorno do seu cão, se o pior acontecer.

Seja um dono responsável

Ser responsável pelo seu cão significa protegê-lo, supervisioná-lo e saber onde ele está o tempo todo. Evite deixar seu cão sozinho no quintal por qualquer período de tempo. Os cães anseiam por companheirismo e ficam facilmente entediados se deixados sozinhos. Eles podem encontrar um ponto fraco na cerca, pular, escalar ou escavar debaixo dela. Além disso, um cão deixado sozinho pode ser facilmente roubado.

Certifique-se que sua cerca é segura e supervisione seu cão. Não deixe seu cão correr em uma área não protegida. Tenha cuidado ao abrir as portas para que o seu cão não escape. Evite deixar o seu cão no carro ou amarrado fora de um comércio enquanto você sai “só por um minuto”. Um minuto pode ser o suficiente. Por fim, certifique-se de que as guias e coleiras estão seguras.

Coloque uma identificação na coleira seu cão

Seu cão deve usar coleira em todos os momentos, e este deve ter tag de identificação sempre atual. Nome do pet, Nome do dono e telefones para contato. Infelizmente, muitos cães são encontrados sem identificação. Por isso, alguns desses cães nunca são encontrados por seus donos. Então encontre a melhor coleira e tag de identificação para estar pronto para qualquer imprevisto. Se o seu cão for encontrado, a identificação irá ajudar a ser devolvido em segurança. Além disso, certifique-se de que a coleira esteja bem ajustada para que o cão não consiga escapar dela.

Uso da Guia é importante para segurança do seu cão, por mais treinado que ele seja.

Mantenha seu cão na guia

Às vezes pode ser tentador deixar seu cão correr sem guia. Talvez você esteja indo da casa para o carro e você sabe que seu cão irá segui-lo. Talvez você esteja em um parque vazio e pense que seu cachorro vai voltar.

A verdade é que toda vez que seu cão estiver sem guia em uma área não protegida, você estará correndo um risco. Mesmo cães bem treinados podem fugir. Um pequeno animal pode evocar o instinto predatório ou um barulho alto pode assustar um cachorro e fazê-lo fugir. Se o seu cão ficar fora de sua vista, ele pode não encontrar o caminho de casa. Um cão perdido pode ser ferido ou até mesmo roubado. Usar uma guia é sua melhor aposta em manter seu cão à vista e em segurança.

Microchip seu cão

Microchips são tão pequenos quanto um grão de arroz e são implantados sob a pele entre as omoplatas do cão. Esta é uma ótima maneira de identificar permanentemente o seu cão, pois o chip pode ser lido por um scanner especial. Eles não podem cair como coleiras e tags e duram a vida toda do seu cão.

Se o seu cão é escaneado e um chip é encontrado, ele pode ser rastreado até você. Isso não só torna mais fácil para você recuperar seu cão perdido, como também prova que seu cão pertence a você no caso de ser roubado. Apenas certifique-se de manter suas informações de contato atualizadas com a empresa de microchip. Além disso, ainda é importante manter uma coleira com identificação no seu cão, para o caso de o seu cão acabar em um local onde não há scanner disponível.

Viaje com segurança

Viajar com o seu cão pode ser muito divertido, mas a segurança nas viagens é importante. Certifique-se de tomar precauções ao viajar. Se o seu cão estiver viajando de avião, certifique-se de que a caixa de transporte esteja segura e a identificação clara e atual. Em viagem de carro, tenha cuidado para ele não correr quando a porta do carro abrir.

Se o seu cão fugir em um lugar estranho torna mais difícil para ele encontrar o caminho de volta (e possivelmente mais difícil de você ser contatado). Além disso, como mencionado anteriormente, não deixe seu cão sozinho no carro.

Cães de raça estão muito visados e infelizmente existe um mercado negro que vende cães roubados.

Treine seu cão

Uma base sólida de treinamento é essencial por muitas razões. Se o seu cão é bem treinado, é mais provável que você seja capaz de detê-lo se ele começar a se afastar. Em geral, é uma boa ideia manter alguns truques à mão em todos os momentos, caso você precise usá-los. Além disso, comandos como ficar ou esperar podem ajudá-lo a evitar que o seu cão escape.

O que fazer se o seu cão se perder ou for roubado

Se, apesar dos seus melhores esforços, o seu cão se perder ou for roubado, você deve tomar medidas imediatas. Se você suspeitar de roubo, entre em contato com a polícia local. Use as redes sociais, peça que amigos compartilhem, entre em contato com hospitais veterinários, abrigos, preste atenção pelo bairro. Peça ajuda a amigos, vizinhos e familiares para ficarem de olho. Mais importante ainda, aja rápido e não perca a esperança.

Comentários