Chocolate é tóxico para cães, mas se por acidente seu cão comer, saiba o que fazer
Cães, Saúde

Chocolate : O que fazer se o seu cão comer

Que chocolate é tóxico para cães, quase todos já sabem, mas, nem sempre sabem o que fazer caso o cão coma a guloseima proibida.

O envenenamento por chocolate geralmente acontece em datas comemorativas. Páscoa, Halloween, Natal, Dia dos Namorados, nessas datas muitos doces ficam disponíveis. O chocolate é feito a partir das sementes torradas do cacau e contém teobromina, um estimulante relacionado à cafeína; ambos são tóxicos para animais de estimação. Portanto, comer grandes quantidades faz com que o coração de seu cachorro acelere ao limite, e pode ser fatal.

Todos os pets correm risco de envenenamento pelo doce. Mas, os filhotes, que são mais curiosos, geralmente são os alvos mais fáceis. Além disso, o tamanho menor aumenta o risco de intoxicação, mesmo que comam uma pequena quantidade.

Quantidade perigosa

O chocolate ao leite geralmente não causa problemas fatais, pois são necessários quase 2kg de chocolate ao leite para envenenar um filhote de 4kg. Contém cerca de 42mg de teobromina a cada 28g. Normalmente, uma dose tóxica de chocolate ao leite é 150g por kg do peso corporal. Embora um pedaço de chocolate geralmente não seja tão preocupante, um filhote de 5kg ainda pode passar bem mal por comer apenas 200g de chocolate ao leite.

As versões amargas são muito mais perigosas. Quanto mais cacau, mais teobromina. Chocolate amargo contém dez vezes mais teobromina do que o ao leite, cerca de 450 mg de teobromina a cada 28g. Mesmo se o cão ingerir pouca quantidade já é extremamente perigoso.

Mesmo em pequenas quantidades, o Chocolate pode causar mal estar e outras complicações mais sérias, se perceber a ingestão, procure imediatamente o médico veterinário.

Sinais de envenenamento por chocolate

A teobromina e a cafeína são estimulantes que afetam o sistema nervoso do filhote, causando um comportamento hiperativo junto com outros sinais. Assim, filhotes envenenados podem eliminar grandes quantidades de urina devido ao efeito diurético da toxina, que também relaxa o controle da bexiga.

Filhotes envenenados geralmente babam, tem muita sede, apresentam vomito e / ou tem crises de diarréia. Mesmo que não seja ingerida quantidades ameaçadoras de chocolate, a diarréia e o vômito são reações comuns.

Se seu filhote parar de respirar, é necessário realizar uma respiração de resgate. Além do mais, a droga pode aumentar a frequência cardíaca do pet ou causar um batimento cardíaco irregular. Os sinais de envenenamento podem eventualmente incluir espasmos musculares ou tremores, convulsões, coma e, nos piores casos, a morte.

Tratamento para envenenamento por chocolate

Não há antídoto para envenenamento por chocolate. Por isso, os cães afetados recebem tratamento e suporte do veterinário para evitar maior absorção do veneno e acelerar a eliminação, juntamente com o tratamento sintomático.

Os sintomas: convulsões, irregularidades cardíacas, vômitos e diarréia serão tratados especificamente com medicamentos apropriados. Frequentemente, o tratamento é prolongado por causa da meia-vida da teobromina – o tempo que o organismo dos cães leva para eliminá-lo é em média 72 horas.

Não existe antídoto para o efeito do chocolate, o ideal é que o veterinário acompanhe de perto todos os sintomas e medique cada um adequadamente.

Primeiros Socorros para Envenenamento por Chocolate

Se você pegar seu cachorro comendo, ou encontrar evidências suspeitas, como embalagens mastigadas, investigue e observe. Primeiramente, retire imediatamente o chocolate de perto do cão. Depois, leve o cão para uma área ventilada. Guarde o resto do doce e da embalagem para mostrar ao veterinário. Caso o cachorro tenha ingerido grande quantidade, leve ao veterinário o mais rápido possível. Passe o máximo de informação que você tiver para o Veterinário, quantidade ingerida e a hora.

Por fim, não induza o cachorro ao vômito, nem ofereça remédios caseiros. Se você induzir o vômito e algo der errado, o cão poderá aspirar a secreção, indo para os pulmões. Por isso, a única coisa que deve ser feita é evitar que ele coma mais e levar ao veterinário. Então, ele saberá induzir o vômito da maneira certa.

A melhor maneira de lidar com a ingestão proibida da guloseima é prevenir o problema de acontecer. Além disso, a maioria dos cães adora doces, então mantenha sempre fora do alcance. E peça que todos os moradores e visitantes façam o mesmo.

 

Infográfico Alimentos Saudáveis x Alimentos Proibidos para Cães

Baixe aqui gratuitamente o Infográfico de Alimentos Proibidos para Cães e também tem a versão para os Gatos.

Comentários