O olhar do seu cão te observando pode significar muitas coisas, já pensou nisso? Saiba as possíveis razões.
Cães, Comportamento

Olhar de Cão: por que eles te observam?

Já se deparou com o seu cão te observando e ficou pensando o que tem por trás daquele olhar?

É uma sensação engraçada perceber o olhar do seu Cão focado em você. É ainda mais estranho perceber as situações que eles observam. Por exemplo: enquanto escova os dentes, come seu café da manhã ou passa o tempo lendo na cama. Embora ser encarado por um cão seja menos desconcertante do que ser encarado por uma pessoa, ainda é estranho! Existem muitas razões pelas quais o seu cão olha para você. Por isso, nós vamos falar algumas delas aqui para que você saiba o que ele está querendo na próxima vez que olhar para você.

Olhar de saudade: seu cão quer algo

Na maioria das vezes que você pega seu cachorro olhando para você, é porque você tem algo que ele quer. Isso pode ser um brinquedo, um petisco saboroso ou uma mão que deveria acariciá-la. Olhar para você também pode ser um sinal de que seu cão quer sair para passear. Cães aprendem rapidamente que olhar para nós é uma boa maneira de pedir alguma coisa.

Provavelmente, você reforçou este comportamento porque você deu algo ao seu cão quando ele ficou te olhando. Você pode ter dado a refeição dele, algum petisco, ter estendido a mão para acariciá-lo ou ter saído para passear. Portanto, você treinou seu cão para olhar, recompensando-o por olhar fixamente. Por mais incomodo que seja o olhar, encarar é uma maneira melhor de pedir algo do que latir, cavar ou morder!

Cabeça inclinada: seu cão está confuso

Cães que olham enquanto você fala com eles, especialmente com a cabeça inclinada, provavelmente estão confusos. Seu cachorro está tentando descobrir o que você quer – da mesma forma que você está tentando descobrir o que ele quer! Seria muito mais fácil se todos falássemos a mesma língua.

Se você pegar seu cachorro olhando para você quando pedir para ele fazer algo, é hora de recuar um pouco o seu treinamento e encontrar uma maneira de se comunicar com mais clareza. Então, se você pedir a seu cão para sentar e ele apenas olhar para você, volte e treine novamente o comando. Seu cão não está sendo intencionalmente desobediente. Ele está apenas confuso. Também é importante avaliar se não está fazendo treinos longos demais. O ideal é não passar de 30 minutos por dia.

Quando o olhar vem junto da cabeça inclinada, seu cão pode estar confuso

Olhar rígido: seu cão está tenso

Há um tipo completamente diferente de olhar que seu cão pode ter. Antes da mordida ou rosnado agressivo, o cão apresenta um “olhar rígido”. Esse olhar pode durar apenas uma fração de segundo ou alguns minutos. É um dos muitos avisos de uma mordida de cachorro. Entretanto, muitos cães também evitam olhar antes de morder.

Se você está acariciando um cachorro ou se aproximando de um brinquedo, comida ou da cama dele e ele se vira e olha diretamente para você, recue.

Dê ao seu cão espaço se o olhar for acompanhado de uma cauda rígida (sacudindo ou não), corpo imóvel, boca fechada, pupilas dilatadas, cabeça abaixada, orelhas para frente ou para trás e um deslocamento forte do corpo para frente ou para trás . Você pode não ver todos esses sinais de uma só vez, mas procure por combinações.

Lidar com a agressividade canina não é fácil. Mas, o que você deve fazer neste momento é recuar e procurar a ajuda de um adestrador. Confrontar o cão não é indicado.

Olhar suave: o seu cão ama você

No extremo oposto, o seu cão pode estar te olhando porque ama você. Um artigo na Science de 2015 revelou que cães e humanos liberam ocitocina quando olham nos olhos um do outro.

Esse olhar suave pode ser facilmente confundido com um olhar rígido para novos proprietários. Então, o contexto é importante. Este sinal de que o seu cão o ama provavelmente será acompanhado com uma cauda suave ou abanando, corpo leve, orelhas relaxadas e pupilas de tamanho normal.

Muitos cães são mais propensos a olhar amorosamente no início da manhã, quando os níveis de serotonina são mais altos. É improvável que seu cão olhe amorosamente para seus olhos quando está brincando, comendo ou treinando. Então, suponha que ele tenha uma motivação diferente, se é isso que está acontecendo.

Eles olham por diversas razões, pode ser amor, para pedir algo e até por não gostar do que você está fazendo.

Pastoreio e caça: seu cão está à espreita

Cães de pastoreio também são propensos a olhar fixamente, como uma maneira de controlar ovelhas, cabras, vacas, brinquedos e pessoas. Cães de caça também costumam olhar quando estão à espreita. Esse comportamento pode ser lúdico ou sério, mas acontece frequentemente quando você está no meio de uma brincadeira ou ao ar livre.

Se você perceber que seu cão de repente diminui a velocidade, abaixa a cabeça e olha para longe (ou para um objeto em movimento), provavelmente está no modo de caça ou pastoreio.

O que está por trás do olhar do seu cão para você? Já pegou ele te encarando e ficou se perguntando o que ele estava pensando? Vem ver as possibilidades!

Se você está tentando descobrir exatamente por que seu cachorro está olhando para você, o contexto é importante. Por isso, você terá que prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor. Assim como no restante da linguagem corporal do seu cão.

Comentários