Porque Cães tremem? Pode ser frio, medo, ou até doenças. Saiba as principais causas e como identificá-las.
Cães, Saúde

Principais causas de tremor em Cães

Já notou algum tremor no seu Cão? Pode ser frio, mas também pode ser por outras razões. Conheça as principais causas.

Muitos cães apresentam tremor, mesmo quando não está frio lá fora. Isso é especialmente comum em cães pequenos, como os da raça chihuahua. Embora o tremor as vezes faça parte da vida de alguns cães, também pode ser um sinal de alerta de que algo está errado.

Há muitas razões diferentes pelas quais seu cão pode estar tremendo, variando de benigno a relativo. Se você deve ou não procurar tratamento dependerá da opinião do seu veterinário, mas tenha em mente que algumas das razões pelas quais os cães se tremulam são muito difíceis de definir.

Por que os cães tremem?

Há muitas razões diferentes pelas quais os cães tremem. Vamos explorar as principais delas, das menos até as mais graves.

Tempo frio

Muitos cães com pelagem fina ou baixo teor de gordura, como galgos e dobermans, resfriam facilmente. Seja especialmente cauteloso se o tempo estiver úmido ou chuvoso, pois isso faz com que os cães sintam mais frio. Se o tremor do seu cão não parar depois de aquecê-lo, verifique com seu veterinário para garantir que não tenha mais nada acontecendo.

Frio pode ser uma das causas para o tremor do seu cão.

Síndrome do Tremor Generalizado

Alguns cães pequenos “apenas tremem”. Qualquer um que já tenha tido contato com Chihuahuas ou Pinschers em Miniatura concordará que muitos desses cachorrinhos tremem muito. Os especialistas não conseguiram descobrir exatamente por quê, mas pode ser que os cachorros pequenos estejam com mais frequência, sejam mais ansiosos ou por outro motivo desconhecido.

Esteja mais preocupado se o tremor for um novo comportamento ou se acompanhar outras mudanças no comportamento do seu cão. Se o seu cachorro pequeno treme muito, pergunte ao seu veterinário sobre isso.

Seu veterinário pode avaliar o tônus ​​muscular e verificar se podem haver outras razões para seu cão estar tremendo. Ela pode diagnosticar seu cão com Síndrome do Tremor Generalizado (GTS), que pode ser tratada com corticoides.

Sinal de Fraqueza Muscular ou Lesão

Você já se exercitou muito e percebeu seus músculos tremendo? Ou notou que um músculo vibra quando você se move do jeito errado? O mesmo pode acontecer com seus cães! Tremor é sintoma comum de dor, lesão ou fraqueza.

Verifique com seu veterinário se a tremedeira é limitada a uma determinada área (digamos, a pata traseira direita), iniciada após algum exercício pesado ou acompanhada por uma diminuição no nível de atividade. Você pode notar se o tremor muscular piora se você tocar na área, tentar alongá-la ou massageá-la ou exercitar o cão. Muitos cães que tremem devido à dor ou fraqueza também ficam estressados.

Lesões e fadiga muscular podem causar tremores no músculo do seu cão.

Medo, Excitação ou Ansiedade

Emoções fortes também podem fazer os cães tremerem. Se você perceber que o tremor do seu cão começa e termina em situações específicas (como no veterinário, quando você tem convidados ou em passeios), há uma boa chance de haver uma razão emocional para isso.

Mesmo que seja causado por excitação em vez de medo, é uma boa ideia procurar ajuda para ensinar seu cão a se sentir relaxado. Nesse caso, geralmente é melhor consultar um especialista em comportamento de cães para aprender como ajudar seu cão a ficar calmo em uma determinada situação.

Doenças ou motivos médicos

Há muitas doenças assustadoras por aí que podem causar tremor no seu cão. Cinomose, doenças neurológicas, doença renal e os distúrbios convulsivos (bem como muitas, muitas outras doenças) podem causar tremor nos cães.

Acompanhe cuidadosamente qualquer outra alteração no comportamento, no nível de atividade e no apetite do seu cão. Além disso, preste muita atenção à frequência, odor e consistência das fezes e da urina do cão. Se o tremor do seu cão for relativamente novo e acompanhado por outros sintomas, faça um exame veterinário completo assim que possível. Pode haver exames de sangue e outros testes envolvidos, mas vale a pena para a saúde do seu peludo!

Enquanto algumas das doenças que causam agitação são tratáveis ​​ou controláveis, outras, como a cinomose, são muito sérias e muitas vezes fatais. Vacine seu cão para ajudar a prevenir a cinomose.

Um bom cuidado preventivo também pode evitar doenças renais. As causas de distúrbios convulsivos e doenças neurológicas podem ser mais difíceis de definir.

Algumas raças de cães miniatura apresentam tremores frequentemente.

Toxinas

Comer muitas toxinas diferentes pode causar tremor ou atividade convulsiva. Por isso, leve o seu cão ao veterinário e informe o que acha que pode ter causado, se o seu cão começar a tremer depois de comer algo. Toxinas podem causar uma emergência rapidamente, por isso, não “espere para ver” se achar que o tremor do seu cão foi causado por algo que ele comeu.

Tratamento

O tratamento para um cão com tremor varia de acordo com a causa. Quando um cão está com frio ou excitado, o tratamento pode ser tão simples quanto aquecê-lo ou acalmá-lo. Entretanto, se isso não está resolvendo, é hora de procurar um veterinário.

Além disso, alguns sinais de alerta nos informam que é hora de consultar um veterinário o quanto antes. Ligue para o seu veterinário imediatamente:

  • Se o tremor do seu cão é acompanhado por outros sintomas, como letargia, ansiedade, diarréia, confusão ou vômito.
  • Se o tremor do seu cão está interferindo o comportamento normal, como brincar ou dormir.
  • Se seu cão começa a tremer depois de ingerir algo incomum.
  • Se seu cachorro parece angustiado quando ele está tremendo. Preste especial atenção aos sinais como estresse, lamber os lábios ou as orelhas viradas para trás.
  • Se o seu cão estiver doente ou ferido, os tratamentos provavelmente precisarão de ajuda veterinária. Seu veterinário pode prescrever repouso, massagem ou até mesmo cirurgia dependendo da causa do tremor do seu cão.

Como evitar a agitação nos cães

Mais uma vez, a prevenção específica dependerá da causa do tremor do seu cão. Manter seu cão aquecido, relaxado, atualizado em relação a cuidados médicos preventivos, bem exercitado e longe de alimentos tóxicos pode ajudar a evitar que ele tenha tremores. Dito isso, certas raças ou cães podem ser mais propensos à misteriosa “Síndrome do Tremor Generalizado”, que não tem como tratar ou prevenir.

Além disso, é importante receber ajuda se o tremor do seu cão for acompanhado por alterações de comportamento, outros sintomas ou iniciados depois de comer algo novo. Pode ser apenas um caso simples de Síndrome do Tremor Generalizado ou um resfriado, mas também pode ser um sintoma de doenças graves ou mesmo de ansiedade.

Baixe o nosso Infográfico com Alimentos Saudáveis e Prejudiciais para cães:

Infográfico Alimentos Saudáveis x Alimentos Proibidos para Cães

Comentários