Problemas de comportamento comuns em Gatos, saiba como lidar.
Comportamento, Gatos

Gatos: Problemas de comportamento comuns

Problemas de comportamento acontecem nas melhores famílias! Gatos também sentem emoções que podem afetar seu comportamento. Saiba como lidar.

O comportamento dos gatos também pode ser afetado pelas emoções, eles sentem medo, prazer, fome, ansiedade, assim como os humanos. Alguns desses comportamentos são vistos como problemas e afetam a qualidade de vida tanto dos donos quanto dos gatos. Mas, felizmente, a maioria deles ​​pode ser corrigida.

Vocalização

Você acabou de adormecer, quando de repente você ouve seu gato uivando e chorando do lado de fora da porta do seu quarto. Este comportamento pode ser normal para o seu gato, mas também pode ser um sinal de senilidade em gatos mais velhos. Algumas raças de gatos, como os siameses, são naturalmente mais vocais do que outras e podem miar em voz alta para chamar sua atenção durante a noite. Gatos, como espécie, são noturnos, então eles geralmente ficam mais ativos à noite (quando você quer dormir).

Se a senilidade for descartada, esse gato pode precisar de algo para mantê-lo ocupado enquanto você dorme. Ou, fazer mais exercícios durante o dia para que ele tenha menos energia à noite. Quando senilidade é a razão para a vocalização, você pode pedir ajuda ao seu veterinário com indicação de suplementos, medicamentos, feromônios, dietas e outras opções para ajudar seu gato.

Vocalizações podem ser sinal de dor ou senilidade, é importante analisar e consultar o Vet!

Se o seu gato mia e uiva durante o dia, pode ser um sinal de dor.

Gatos que choram enquanto fazem xixi na caixa de areia geralmente sentem desconforto ou dor ao tentar urinar ou defecar. Outros sinais óbvios de dor, como brigas entre gatos, também são motivos para essas vocalizações. Se você suspeitar que seu gato está com dor, você deve procurar cuidados veterinários para o seu gato imediatamente.

Miar, chorar ou uivar durante o dia também pode ser um comportamento de busca de atenção, especialmente se seu gato quer comida, sair ou ser acarinhado. A resposta que você dá ao seu gato, (por exemplo, ceder ao seu pedido de comida) irá treinar seu gato para continuar as vocalizações, a fim de conseguir o que quer.

Se você perceber mudanças na voz do seu gato, pode ser porque ele tenha miado muito tempo sem parar. Outras possibilidades, caso tenha tido algum tipo de irritação na garganta (por exemplo, após cirurgia com tubo colocado na garganta) ou ele pode estar doente. Algumas doenças, como vermes pulmonares ou asma, também podem fazer com que seu gato mie diferente. Se você suspeitar que seu gato está doente, procure seu médico veterinário de confiança.

Arranhar é um comportamento natural, eles arranham para marcar território, se livrar das camadas mortas das unhas e exercitar o corpo.

Arranhar

Gatos arranham para marcar seu território e cuidar das unhas. Se o seu gato está arranhando coisas que não deve, então você precisa ajudar fornecendo arranhadores próprios e brinquedos que ele possa afiar suas garras. Tente convencer seu gato a usar o arranhador certo, colocando o arranhador na frente das coisas que você não quer que ele arranhe. Alguns gatos preferem certos materiais mais do que outros, por isso não deixe de experimentar arranhadores de vários tipos, como carpete, sisal e papelão ondulado.

Se seu gato insistir em arranhar seus móveis, tente estimular o uso do arranhador colocando Catnip sobre ele. Com paciência e treino você conseguirá ensiná-lo. NUNCA cogite cirurgia para retirar as unhas do seu gato. Este é um procedimento irreversível e absolutamente contra a natureza do animal.

Oferecer arranhadores adequados é fundamental para evitar que o gato arranhe móveis e objetos que não deve.

Mastigação

Gatos geralmente não são “mastigadores” tanto quanto cães, mas alguns causam danos com seus dentes. Comportamento mastigatório em gatos pode ser devido ao tédio, troca de dentes (em filhotes), brincadeira, agressividade, deficiência nutricional, ter sido desmamado muito jovem ou simplesmente porque eles gostam da textura ou sabor do objeto. Certifique-se de algumas coisas: que você está fornecendo um alimento nutricionalmente completo, que seu gato não tem problemas dentários e que ele não está mastigando porque está tentando agredir.

Produtos voltados para diminuir o estresse e a ansiedade, como feromônios e suplementos, podem ajudar a diminuir comportamentos agressivos. Assim como evitar que o seu gato que não pode sair de casa, veja gatos passeando do lado de fora.

Se o seu gato estiver entediado, ofereça brinquedos seguros para ele brincar. Dedique um tempo para brincar junto e fazê-lo gastar energia. Se ele ainda tentar mastigar coisas que não deveria, cubra itens pequenos e perigosos, como cabos elétricos.

Mastigação destrutiva em gatos não é tão comum quanto em cães, mas acontece. Pode ser por troca de dentes, agressividade, necessidade nutricional entre outras.

Xixi fora da caixa e Marcação

Os gatos podem ter uma variedade de problemas urinários, como já falamos aqui. Infecções, inflamação, pedras, estresse, tumores e outros fatores podem fazer os gatos urinarem fora da caixa, marcarem com urina, ou até ficarem incapazes de urinar. Quando o gato está se esforçando ou incapaz de urinar, ele deve receber cuidados veterinários imediatos. Se qualquer condição médica já foi descartada como a razão para os problemas urinários do seu gato, então pode se tratar de um problema comportamental.

Outras coisas que podem estar fazendo com que seu gato urine fora de sua caixa podem incluir: caixas de areia sujas, poucas caixas de areia (você deve ter mais caixas de areia do que gatos), areia muito profunda, perfumada ou não apreciada pelo seu gato, caixas de areia que permitem a um gato ver outro gato em uma caixa de areia diferente, problemas entre gatos ou com outros pets da casa, mudanças na rotina da casa (isto é, reforma, membros da família saindo, novos membros entrando, etc.). Além disso, outros fatores estressantes podem fazer o gato marcar o território. Se sentir ameaçado por outro pet é um deles. Entre outras coisas que seu gato pode ver, ouvir ou sentir em torno da casa.

Gatos não gostam de mudanças na rotina e no ambiente que vivem, isso pode estressá-los e até torná-los agressivos com membros da casa.

Agressividade

Gatos podem se tornar agressivos com pets e pessoas e esse é um grande problema comportamental. A agressividade pode ser devido ao estresse e ansiedade ou à algum problema médico que causa dor ou alterações hormonais. Depois de descartar problemas médicos com seu veterinário, você pode começar a lidar com o comportamento agressivo observando a origem do mesmo. Primeiro, tente detectar quais são os gatilhos que seu gato reage com agressividade. Ver outros gatos através de janelas, não se dar bem com outros pets da casa, bem como estresse e ansiedade podem fazer seu gato atacar outro pet ou até mesmo as pessoas da sua casa.

Após identificar o gatilho, o ideal é impedir que seu gato seja exposto à ele. Se livrar do gatilho é a maneira mais fácil de parar o comportamento agressivo. Mas, muitas vezes o seu gato tem que conviver com o gatilho. Nesses casos, você pode encontrar alternativas como suplementos e medicamentos. Além disso, dar ao seu gato outras coisas para gastar sua energia, como brinquedos, árvores para gatos e etc. Bloquear a visão do seu gato para não ver gatos vizinhos do lado de fora, fechando as cortinas da janela, ou criar divisores entre comedouros e caixas de areia, também podem ser soluções simples.

Gatos podem se tornar agressivos por estresse ou ansiedade. Quando se sentem ameaçados também.

Lambedura Compulsiva

Gatos que estão com dor tendem a lamber uma área em seu corpo até que ela esteja sem pelos. Embora nem sempre esta é a área que está doendo em seu corpo. Os gatos estressados também lambem partes do corpo compulsivamente até que não tenha mais pelos. Se o seu gato não está com dor, é importante tratar o estresse e ansiedade. Peça ao seu médico veterinário indicação de suplementos, dietas especiais ou feromônios. Estes podem ajudar a diminuir ou eliminar esse problema de comportamento.

Em todos os casos, o ideal é observar e identificar a causa do problema. A partir daí é possível encontrar a melhor solução para o bem estar do seu gatinho. E também, de todos que convivem com ele.

Comentários