26 alimentos perigosos para os Pets
Cães, Dicas Lolipet, Gatos, Saúde

26 alimentos perigosos para seu pet

Alguns alimentos que nós adoramos e os pets nos pedem com aquela carinha irresistível são perigosos e em casos mais graves, podem inclusive leva-lo a óbito. Para evitar problemas, leia a lista abaixo e fique atento à alimentação do seu cão ou gato!


 

1 – Ossos

Ossos de peixes, aves, e carnes cozidas em geral podem fazer mal ao pet! Ao serem cozidos, os ossos tornam-se frágeis, e podem lascar, causando ferimentos na boca ou estômago do pet. Se quiser fornecer algum osso, dê sempre cru e bovino, nunca de aves ou peixes! Outra alternativa são os ossinhos industrializados, seguros e feitos especialmente para os pets.

2 – Pimenta

Assim como para nós, a pimenta pode causar ardor nas mucosas, tais como olhos, nariz e ânus.

3 – Lúpulo

Algumas pessoas utilizam o lúpulo na produção de cerveja caseira e outros, mas é bom manter bem guardado já que um de seus compostos aumenta a frequencia cardíaca dos pets, provoca convulsões e em casos extremos, até a morte.

4 – Sementes de Mostarda

Gastroenterite é um problema frequente para pets que consomem sementes de mostarda. Então, caso seu pet tenha ingerido, a recomendação é procurar o vet o quanto antes.

5 – Folhas e caules de Tomate

Eles contém tomatina, um composto químico que pode causar inúmeros problemas pra saúde dos pets, dentre eles a irritação gastrointestinal e a fraqueza. Caso cultive uma pequena horta em casa, o ideal é isolá-la.

6 – Caroços de Pêssego

Caroços de pêssego são semelhantes aos caroços de cereja, e eles causam uma série de problemas aos pets. Os caroços podem ficar presos à garganta e causar problemas permanentes. Caso ingeridos, podem afetar diversas outras partes do organismo.

7 – Alimentos Mofados

Alimentos mofados podem ser encontrados pelos pets em latas de lixo, e causam sérios problemas. Podem conter toxinas, causar vômito, diarréia, e sintomas piores. Nada de fuçar o lixo!

8 – Massa com Fermento

Fermento, quando consumido por pets de pequeno porte, pode expandir e produzir gás no sistema digestivo, causando dor e possível ruptura do estômago e intestinos. O pão já assado é menos perigoso (mas não é saudável).

9 – Nozes

Você sabia que nozes podem causar intestino preguiçoso e até uma obstrução gástrica? As nozes podem conter micotoxinas termogênicas (químicos tóxicos produzidos por fungos) que podem causar até convulsões.

10 – Chá

O chá contém teobromina e cafeína, que são tóxicos e podem afetar o coração fatalmente. Nunca deixe seu pet beber chá, e fique atento onde deixa a xícara! Cuidado também com as folhas secas, que podem ser atrativas pros pets mais curiosos.

11 – Sal

Comer muito sal pode provocar sede e urina em excesso, causando envenenamento por íons de sódio no pet. Os sintomas da ingestão de sal em excesso são: vômito, diarréia, depressão, tremores, febre e convulsões. No pior dos casos, pode levar à morte.

12 – Folhas de Ruibarbo

As folhas de ruibarbo são muito tóxicas para os cães. Uma substância chamada oxalato está presente nas folhas dessa planta e é rapidamente absorvida pela corrente sanguínea.

13 – Cebola e Cebola em Pó

As cebolas contém sulfóxidos e dissulfetos, que podem causar danos às células vermelhas do sangue, gerando anemia. Caso vá dar um pouco de sua comida ao pet, certifique-se de que não há cebola!

14 – Cogumelos

Cogumelos selvagens – esses que cresce entre as plantas – podem conter toxinas que afetam vários sistemas do corpo do pet. Como resultado, ele poderá entrar em choque, ou na pior das hipóteses vir a óbito.

15 – Chiclete

A maioria dos chicletes sem açúcar contém xilitol, uma substância química tóxica para o estômago dos pets. Além disso, eles podem causar bloqueios no esôfago ou no intestino. Se o pet consome chiclete ele poderá ter outros problemas, como obesidade, problemas dentais e diabetes.

16 – Alho

Quando consumido pelos pets, o alho causa danos às células vermelhas. Após comer alho, o pet poderá ficar fraco e extremamente cansado. A cor da urina pode mudar de cor, ficando entre o tom laranja e o vermelho escuro. Em casos mais graves, é preciso realizar uma transfusão de sangue. Caso suspeite que seu pet comeu alho, procure seu veterinário urgente!

17 – Café

Café e produtos achocolatados com adição de café contém cafeína e teobromina. Estes dois elementos são extremamente perigosos e podem afetar o coração de maneira fatal.

18 – Caroços de Cereja

Caroços de cereja são perigosas para os pets pois elas podem ficar presas na garganta e causar ferimentos no esôfago e estômago, além de inúmeros outros órgãos. Esses caroços têm sido frequentemente causadores de asfixia, por isso, atenção ao descartá-los!

19 – Sementes de Maçã

Sementes de maçã contém um composto químico que pode levar os pets à morte, especialmente os cães. O cianeto presente na semente, mesmo em quantidade mínima, pode causar danos ao pet. Não dê maçã à eles sem antes retirar as sementes!

20 – Xilitol

O Xilitol é um adoçante encontrado em muitos alimentos artificiais, como chicletes sem açúcar e doces. Ele provoca rápida queda de açúcar no sangue, causa fraqueza e convulsões, e em casos graves, até insuficiência hepática!

21 – Uvas e Passas

Uvas e passas podem causar falência renal em cães. Basta uma pequena quantidade para causar um problema permanente ou fatal no pet. Cuidado ao comer uvas ou uvas-passa perto do seu cão.

22 – Macadâmia

Pets podem apresentar uma série de sintomas, incluindo fraqueza, sobreaquecimento corporal e vômitos, após comer macadâmias.

23 – Abacate

O abacate contém uma substância chamada persin que pode ser um verdadeiro veneno para os cães, causando vômito e diarréia.

24 – Álcool

O envenenamento por álcool em pets causa vômitos, problemas respiratórios, coma e até morte.

25 – Caroço de Damasco

O damasco é mais um alimento super saudável para humanos que não deve ser ingerido pelos pets. Ao comer seus caroços, eles podem acabar se engasgando e sufocando. Atenção!

26 – Chocolate

O chocolate contém metilxantinas, substância que mesmo em pequenas quantidades pode causar vômito, e em grandes, levar à morte. Essa quantidade varia de acordo com o porte do pet, e do tipo de chocolate.

 

Fique atento para manter seu peludo sempre cheio de saúde e alegria!

Comentários